Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

Fernando Camargos

Fernando Camargos é um cineasta apaixonado pelas noites estreladas do Planalto Central. Mineiro, Camargos sabe que Brasília é mesmo uma cidade predestinada. Nasceu dia 21 de abril de 1960, mas foi concebida por um astrólogo há 111 anos. Nesta semana de comemorações pelos 43 anos da Capital, muito se falou sobre ela. Hoje com mais de dois milhões de habitantes, o Distrito Federal e suas 17 cidades satélites têm problemas iguais aos de qualquer outra grande cidade brasileira. Com uma diferença: por ter sido uma cidade planejada, com um plano diretor rígido, todos os grandes problemas brasilienses ainda podem ter soluções relativamente fáceis. E por que Brasília conseguiu ter um planejamento mais sério, mais duradouro? Simples. Porque, inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília começou a ser planejada de fato em 1892, em sete meses de trabalho coordenado por um belga. Sim, pelo engenheiro e astrólogo Luiz Cruls, que nasceu em Diest, na Bélgica, em 1848.

Luiz Cruls chegou ao Brasil aos 26 anos. Em 1874 conheceu Joaquim Nabuco, líder abolicionista, cuja amizade rendeu-lhe um emprego no Observatório Imperial do Rio de Janeiro. E qual a relação de Cruls com Brasília? Foi ele que coordenou uma equipe de 22 pessoas para fazer o primeiro Relatório de Impacto Ambiental no Brasil, justamente o Relatório Cruls, que delimitou a área do Distrito Federal.

A missão Cruls percorreu mais de quatro mil quilômetros na região do Planalto Central e fez minucioso levantamento sobre a topografia, clima, pedologia, recursos minerais e materiais, demarcando o quadrilátero formado por dois arcos de paralelo e dois arcos de meridiano, onde deveria ser instalada, 68 anos depois, a nova capital brasileira.

E onde entra Fernando Camargos nesta história? Em tudo. Primeiro porque todo mundo sabe que hoje existe um intenso interesse em pesquisas e estudos sobre o Brasil de séculos passados. Historiadores brasileiros acreditam que aí estão as respostas sobre a formação social, econômica e cultural do país. E, segundo, porque Camargos tem um projeto fantástico: resgatar, com o apoio do historiador ex-ministro Ronaldo Costa Couto, todo o trabalho e toda a viagem praticamente inédita do astrólogo e homem das ciências Luiz Cruls, numa série documental filmada em película 16mm, montada em HDTV para exibição em Cinema Digital, Televisão, Vídeo VHS e DVD.

Brasília é verdadeiramente única: foi concebida politicamente com mais de dois séculos de antecedência e a determinação de seu sítio foi feita 68 anos antes de iniciar sua construção. Há 111 anos.
O projeto de Fernando Camargos é ou não é de ver estrelas?