Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

José Felipe

Silvestre Gorgulho

"Entender como funciona o meio ambiente é saber como funciona a vida", é o que pensa o biólogo e pesquisador da Embrapa Cerrados, José Felipe Ribeiro. Seguindo esse raciocínio, Ribeiro lidera um projeto de caracterização e recuperação do Cerrado. Dessa forma, ele acredita que é possível melhorar a qualidade de vida da sociedade, já que o homem faz parte do meio ambiente.

A pesquisa também envolve as matas de galeria, que são fundamentais para a manutenção da qualidade da água, bem primordial para a existência da vida. Só nas matas de galeria pode-se encontrar mais de 1.800 espécies vegetais. Isso significa que 33% da flora do Cerrado está concentrada em apenas 5% da sua área. Daí a importância de se ter um estudo mais abrangente sobre essa vegetação.

O projeto consiste na caracterização da vegetação local, coleta de sementes, germinação das sementes e plantio. Nos três anos de atuação junto às matas de galeria, Ribeiro, juntamente com a sua equipe, já plantou mais de 45 hectares de matas de galeria no Distrito Federal e Entorno.