Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

Marcus Barros

Silvestre Gorgulho

MARCUS BARROS - Nascido na floresta do alto do rio Juruá, no Amazonas, em 1947, o médico Marcus Barros chega à presidência do Ibama após desenvolver um amplo trabalho em benefício da saúde e das tradições da região Norte do país, reconhecido no Brasil e no exterior. Aliás, no próximo mês, Marcus Barros recebe comenda do Rei da Espanha como destaque na defesa do meio ambiente.

Barros é especialista em doenças tropicais, relacionando-as às condições ambientais em que vive a população, com mestrado em Leishmaniose Visceral e especialização em Medicina Tropical pela Universidade de Nagasaki, no Japão.

Ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde ingressou por concurso em 1975, exerceu mais de dez cargos de chefia, participa de bancas e comissões examinadoras no Brasil e exterior e é membro da New York Academy of Science.

Marcus Barros chega ao Ibama atendendo convite pessoal da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, companheira desde a época dos seringais, no Acre. Literatura é o seu hobby e, na gastronomia, o prato principal é o peixe, mais ainda quando saboreado com pirão e farofa de banana nas barrancas de rio. Especialmente do rio Juruá, onde nasceu. É casado com a jornalista gaúcha, Isane Barros, e tem quatro filhos.