Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

Marli Alves dos Santos

Silvestre Gorgulho Abril de 2001)

Marli Alves dos Santos acredita que a educação holística e global é o caminho para construir cidadãos mais equilibrados e, consequentemente, uma sociedade também equilibrada e ambientalmente saudável. Com essa idéia na cabeça, ela decidiu fundar uma ONG, o Núcleo Internacional de Educação e Gestão Ambiental - Niega, para oferecer treinamentos com enfoque social e ambiental para pessoas que queiram trabalhar em prol do meio ambiente.

Pela ONG, Marli promove cursos, seminários, palestras e workshops com a finalidade de capacitar educadores de todo o Brasil na área ambiental. As atividades são direcionadas para ambientes escolares e também para empresas, que buscam mudar sua postura pela incorporação de conceitos ambientais na sua gestão.

Desde 1993, o Niega vem realizando o International Training for Environmental Leardship (Itel), treinamento que ocorre todos os anos nas cidades de São Paulo, Toronto e Montreal (Canadá). O Itel faz parte de um programa de educação ambiental que trata o ser humano em sua totalidade, onde são envolvidos os aspectos físico, emocional, intelectual e espiritual. O programa conta com diversos parceiros, entre eles a Biosphere, Universidade de York, Agência Espacial Canadense, Prefeitura de Montreal, entre outros. Aproximadamente 115 pessoas já foram treinadas pelo Itel.

O Niega, com sede em São Paulo, desenvolve ainda outros programas, como o de Educação Ambiental Global; de Economia e Gestão Ambiental; Produção Limpa; e Comunidades Saudáveis.