Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

Renato Malcotti

Silvestre Gorgulho

Brasília e o antigomobilismo

Renato Malcotti é um pouco italiano [de Alba], meio carioca e muito brasiliense. Do Piemonte, veio sua família; No Rio, foi bi-campeão da categoria “Turismo Força Livre”, hoje Stock Car, e ganhou a primeira prova no Autódromo de Jacarepaguá; Em Brasília, desde 1982, se realizou profissionalmente e ocupou vários cargos tanto no governo federal como no governo de Brasília. Hoje, cidadão brasiliense, o sexagenário Malcotti gosta mesmo é de curtir um esporte que tem muito de velocidade, de história e de cultura: colecionar carros antigos. O hobby tem até um nome bem pomposo: antigomobilismo.

Presidente do Veteran Car de Brasília, Renato Malcotti explica que o antigomobilismo chegou à classe média e está ganhando mais adeptos em todo mundo. ‘‘Colecionar carros não passa mais a impressão de coisa de maluco rico e excêntrico. Hoje é reconhecido como atividade cultural e histórica. O carro é a extensão do homem e um carro antigo mexe muito com a cabeça e a curiosidade das pessoas. Carro é status”, garante.

Proprietário de quatro raridades, [Porsche-75, Mustang GT-68, Mercedes 280SL-71 e DKV Malzoni- 66] todas com direito à garagem especial no fundo de casa, Malcotti justifica sua paixão: “É uma maneira de curtir a vida e de fazer novas amizades’’.

Aliás, sempre é bom lembrar, Brasília tem formato de avião e Lúcio Costa a construiu com duas asas: Norte e Sul. Mas sua alma é de automóvel. Viver sem carro no Plano Piloto não é fácil. Daí uma outra expressão: o brasiliense se divide em cabeça, tronco e rodas.

Quanto aos carros antigos, Brasília tem mais de 500 jóias da indústria automobilística, de 102 colecionadores filiados ao Veteran Car. O Clube está estacionado num dos pontos mais históricos do Distrito Federal: no coração do Museu Vivo da Memória Candanga, no início do Núcleo Bandeirantes. E uma dica para quem gosta de carros antigos. Em 2005, o Veteran Car vai promover uma série de exposições temáticas, ou seja, mostras específicas para cada tipo de veículo: carros importados, carros nacionais, carros esportivos. O calendário está sendo finalizado.