Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

Izabella Teixeira

Izabella, candanga assume MMA

O toque feminino voltou ao Ministério do Meio Ambiente. No mês que Brasília completa 50 anos, a brasiliense Izabella Teixeira é a nova ministra. Para a ministra-candanga, seu trabalho “é dar continuidade à gestão ‘vitoriosa’ no setor iniciada por Marina Silva e consolidada por Carlos Minc”. Izabella garantiu que pretende concluir os projetos e programas iniciados. "Vou trabalhar duro e espero ter sucesso nas ações do MMA com a participação engajada das entidades vinculadas ao ministério".

Na posse da nova ministra, o presidente Lula disse que o licenciamento da usina de Belo Monte (aprovado na gestão de Minc) foi muito importante para o abastecimento de energia no País, e relembrou a participação proativa do Brasil em Copenhague e a queda do desmatamento na Amazônia. Para Lula, Carlos Minc trabalhou com muita dedicação e lealdade, foi contestador e polêmico, mas deixou o MMA mais robusto.
Numa avaliação sobre sua gestão, Carlos Minc ressaltou a menor taxa de desmatamento da Amazônia nos últimos 20 anos, a elaboração do Plano de Mudanças Climáticas e as metas de redução de gases de efeito estufa, bem como o Fundo Amazônia, o Zoneamento Agroecológico e Econômico da cana-de-açúcar e o Macrozoneamento da Amazônia, a criação de novas unidades de conservação e dos Planos de Qualidade do Ar e de Combate ao desmatamento.

 "O processo de licenciamento ambiental de Belo Monte foi feito seguindo todas a regras, a rigidez da legislação ambiental, e teve complementação de estudos.

Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, ao adiantar que o Ibama está preparado para responder possíveis contestações sobre a autorização para a obra."

 "Temos de incentivar quem faz mais pela sustentabilidade

Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente"

 "Izabella é enfática. É uma pessoa ‘ecoansiosa’ para que as coisas aconteçam."
 Carlos Minc

 "A questão ambiental no mundo vem sendo alçada a um patamar inédito na história da humanidade. As mudanças climáticas globais, e suas consequências no Brasil exigem um amplo esforço de fortalecimento das estruturas de governo para fazer face aos desafios que estão colocados.   
Marina SIlva"

 A brasiliense e nova Ministra do Meio Ambiente 
Izabella Teixeira

 

 

 Frases da Ministra Izabella

Sobre conservadores
“Acho apropriado que na sociedade democrática segmentos insatisfeitos manifestem sua opinião. O que acho pouco produtivo é não ter mesa para o diálogo”.

Novo modelo de economia
“O Brasil consolida seu papel estratégico no debate da questão ambiental. E, principalmente, em um momento que o planeta todo discute um novo modelo de economia, um modelo que chamo de capitalismo de dois “cês”: capitalismo do carbono”.

Código florestal
“O Brasil tem mais de 40 milhões de hectares de área degradada. Mesmo assim, há a tendência de se discutir a necessidade de terra para a produção agrícola”.

Expansão da fronteira agrícola
“Estamos abertos ao diálogo. O que não dá é a gente tomar conhecimento de propostas quando estão consolidadas. Temos de saber lidar com as diferenças, ter uma maturidade, uma serenidade no diálogo, com vistas à construção de uma saída sustentável”

Sobre código ambiental
“Há um movimento no Congresso que entende que, para avançarmos na área de meio ambiente, é preciso criar um código ambiental que simplifique e elimine conquistas que a sociedade brasileira estabeleceu. A sensação que se tem é de que nós, do meio ambiente, legislamos sozinhos. Pelo que sei, todas as leis ambientais foram aprovadas pelo Congresso”.

Infraestrutura
“Existem setores que também passam por processos de reestruturação, como o setor de transporte e o portuário. Se planejo desenvolvimento com a variável econômica, com a variá­vel social, com a variável tecnológica, política, eu tenho de incorporar a variável ambiental”.

Mentalidade
“Ainda está muito presente uma resistência extemporânea. Cultura de que meio ambiente é para ambientalistas ou para ‘biodesagradáveis’, como muitas vezes já ouvi na Esplanada dos Ministérios. Meio ambiente é uma variável, é parte da solução”.

Serviço de licenciamento
“A gente está precisando de um INSS ambiental. Aposentar-se sempre foi um problema. Simplificaram procedimentos, informatizaram tudo. Quem disse que não há como ­fazer procedimento simplificado para averba­ção de reserva legal? Não dá para ficar presa a uma burocracia no escritório do Ibama”.

Perfil da nova ministra

Bióloga, nascida em Brasília, Izabella Teixeria é formada na UnB. Possui mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ. Funcionária de carreira do Ibama desde 1984, exerceu cargo de direção no instituto, bem como no MMA e no governo do Rio de Janeiro. Exerceu a condução e a gerência executiva de projetos e programas ambientais de programas de cooperação internacional (PPG-7, PNMA, PDBG, PMACI, dentre outros). Foi também professora de MBA e de cursos ambientais em diferentes universidades (UFRJ, escola politécnica), e especialista em avaliação ambiental estratégica. Atuou ainda como subsecretária de estado do Meio Ambiente da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro de 2007 a 2008, e recentemente como secretária-executiva do MMA de 2008 a 2010.