Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

O planeta água

 

Legend
Planeta Água
Silvestre Gorgulho
 
"Penetra o tempo a água em movimento desde os mananciais subterrâneos às nuvens inclinadas pelo vento. Nos longos céus, de esperas e de enganos, a água da memória vara o tempo em minutos, em meses, em mil anos. E permanece intemporal o rio, lançando ao tempo o eterno desafio". Luciano Maia (Jaguaribe - Memória das Águas)
 
 
Todos sabem, mas parecem agir como se não soubessem: a água é um bem de extremo valor. E de valor socioambiental, econômico e político. E mais importante: água bruta de mananciais, superficiais e subterrânea é um bem público. Assim sendo, somente uma entidade pública pode fazer a cobrança pelo seu uso. Como bem econômico, a água está sujeita à lei da oferta e da procura. A verdade é que essa nova realidade, com certeza, começa a mexer no bolso e na vida de muita gente. Mas como cobrar, de quem cobrar, quem pode cobrar, onde cobrar, quem tem que pagar, como fazer um preço correto e o que será feito do dinheiro arrecadado? Todas essas questões e dúvidas são novas e são definidas pelo gestor público, mas  precisam ser assimiladas pela população para serem verdadeiramente colocadas em prática. O Dia Mundial da Água, instituído pela ONU, tem a finalidade de provocar na sociedade em geral e em cada indivíduo em particular, todas estas reflexões. Pela informação, pela conscientização e pelos estudos, passou da hora de todos entenderem que é preciso economizar água. Mais do que isto: é preciso se preocupar com sua conservação.
 

Recursos Hídricos
Os muitos significados da água
O que é água? Esta é uma boa pergunta. E as respostas são várias. Primeiro, pode ser simples e abrangente: água é um bem tão nobre que onde ela não existe, não existe vida. Um bem tão estratégico que levou as nações mais poderosas e os cientistas mais audaciosos a organizarem
missões espaciais e investimentos de bilhões de dólares em pesquisa só para investigar se existe água em outros planetas. A resposta pode ser técnica e complexa: água - ou óxido de hidrogênio - é um composto de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é H2O. Além da Terra,  não há ainda comprovação científica de que a água ocorra, simultaneamente, em outro corpo do universo nos três estados: sólido (gelo) líquido e gasoso (vapor). E a resposta pode ser, também, filosófica e holística: água é a fonte da vida. Como alimento e como fonte primária e indissociável de vida, a água é a maior necessidade de todos os seres vivos. E um direito da pessoa humana. Não haverá combate eficaz contra a fome se não houver garantia de acesso à água, nos seus usos múltiplos. A multiplicidade do uso da água vai além do consumo, energia, pesca, indústria, comércio, transporte, medicina e lazer: a água tem também seu valor simbólico e espiritual.