Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

Poema Mühlenberg

Brasília 15 de maio de 2001

Os jovens movem o mundo, porque eles lutam de peito aberto pelo seus sonhos, sabem como cobrar atitudes dos mais velhos e falam a linguagem do futuro. Assim, oxigenando a vida, o envolvimento da juventude com as questões ambientais é essencial na busca do desenvolvimento sustentável. E é nesse ritmo que Poema Mühlenberg, uma carioca de 22 anos, brasiliense de coração, vai rimando suas ações.
Poema foi eleita em fevereiro em Nairobi / Quênia, conselheira juvenil para América Latina e Caribe do PNUMA. Seu papel: auxiliar o Programa da ONU a incluir os jovens nos processos de tomada de decisão.


Aos 18 anos, Poema começou a trabalhar na comunidade do Varjão do Torto (região favelizada de Brasília) como arte-educadora de crianças e adolescentes no programa Se Liga, Galera! da Caixa Seguros, com gestão do Instituto de Pesquisa e Ação Modular, ONG da qual faz parte. Estudante de artes cênicas da UnB, ela participou, no ano passado, em Nova York, do curso de Comunicação e Liderança para jovens mulheres da América Latina e Caribe, promovido pelo Banco Mundial e pelo BID.


Há um ano, Poema Mühlenberg coordena o projeto GEO Juvenil para América Latina e Caribe do PNUMA, em parceria com IBAMA. Como resultado deste trabalho formou uma rede de mais de 300 jovens envolvidos nas temáticas ambientais. Lançará, este ano, um livro sobre o panorama ambiental na região latino-americana e caribenha com a participação de mais de 800 jovens.
No final de maio, Poema estará participando da Conferência Juvenil de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, promovida pelo governo da Suécia. Este é o primeiro encontro juvenil internacional preparatório para Rio+10, que tem como objetivo favorecer a criação de estratégias para participação juvenil em Johannesburgo, África do Sul. 

silvestre@gorgulho.com