Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

TÉRCIA MONTENEGRO

A escritora Ana Miranda, jurada do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2010, Silvestre Gorgulho e Tércia Montenegro.

 

Tércia Montenegro: o valor de um bom texto e de uma boa história
 

Silvestre Gorgulho                                                    (15/fevereiro/2011)

 

Tércia Montenegro fascina e seduz à primeira leitura. É escritora e fotógrafa que se sobressai na novíssima geração cearense. Aos 25 anos, já era Mestra em Literatura. A precocidade de Tércia está diretamente relacionada à elegância de seu estilo, à singeleza de suas narrativas e à fineza com que trata a Língua Portuguesa. Tem no DNA o talento literário do pai, José Lemos Monteiro, pesquisador  reconhecido nacionalmente, que se utiliza de escritores consagrados para explicar as marcas da estilística.

"Como professora e escritora, sinto o compromisso de seduzir cada vez mais pessoas para o campo da leitura, compromisso que, em última instância, é fundamental nos valores de educação e de cidadania".
Tércia Montenegro

Tércia Montenegro publicou seu primeiro livro de contos em 1998, "O vendedor de Judas",  pelo qual recebeu o Prêmio Funarte.
Em 1999, "Linha Férrea" também foi premiado com Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela Revista Cult. E outras obras foram chegando com o mesmo ineditismo, qualidade e competência, como "O resto do teu corpo no aquário". Livros infantis: "O gosto dos nomes" "Vítor cabeça-de-vento" e "História de uma calça". Livros juvenis:  "Cores de gatos e rosas" e "Instruções para beijar".
Em 2010, ela foi a vencedora da 3ª edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, na categoria ficção com o livro "O tempo em estado sólido". 
Tércia Montenegro é professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, escreve para o jornal O POVO, participa da revista "Para Mamíferos" e tem um blog delicioso de acompanhar:  <http://literatercia.blogspot.com/

silvestre@gorgulho.com