Silvestre Gorgulho

Silvestre Gorgulho

"Na praça de Hiroshima, onde caiu a bomba Atômica, foi construído um Parque onde tremula a bandeira branca da Paz"

DIA DO METEOROLOGISTA

O clima e o tempo na vida moderna

 

Silvestre Gorgulho (23/Marco/2012)

Hoje em dia não dá para sair de casa sem saber como estará o tempo na hora de voltar. A vida leva em conta a umidade relativa, a pressão atmosférica, a temperatura e chuvas. Bem, isso falando de uma pessoa, que está numa cidade, e vai de carro para o trabalho a poucos quilômetros de distância. Agora, imagina um grande navio que vai encarar uma viagem transatlântica, ou aeronaves pequenas e grandes que vão cruzar trópicos e meridianos. Ou um fazendeiro que espera a hora de plantar – ou de colher -. Em tempo de queimadas, a preocupação das autoridades e do Corpo de Bombeiros. Temporais, tornados e até tsunames já podem ser previstos com tempo das populações deixarem a área de risco. Para estudar e definir como serão as próximas horas ou dias relativas ao clima, existe uma categoria de profissionais: os meteorologistas.

TEMPO E CLIMA

"Tempo é o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. "

 

O meteorologista pesquisa as condições e o comportamento físico da atmosfera.

O Brasil possui um órgão centenário para cuidar de todos os serviços de meteorologia: o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), criado em 1909. Ligado ao Ministério da Agricultura, o INMET tem várias missões: prover informações meteorológicas confiáveis à sociedade e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Esta missão é atingida através do Monitoramento, Análise e Previsão do Tempo e Clima, fundamentados em pesquisa aplicada, no trabalho em parceria e no compartilhamento do conhecimento, com ênfase em resultados práticos e confiáveis.

Para realizar seu trabalho, o meteorologista usa de muitos conhecimentos ligados à física, à geografia, matemática, à química e à ecologia para aplicá-los à alteração da atmosfera e às variações do clima.

Até a divulgação do trabalho, o meteorologista monitora tudo que acontece nos céus nos mínimos detalhes. Recolhe a todas informações de uma rede estações meteorológicas espalhadas pelo país, de navios, balões e aviões. Hoje em dia, devido aos satélites e à informática, as previsões são rápidas e muito mais precisas.

A Meteorologia é a ciência que estuda as condições e o comportamento físico da atmosfera. Enquanto que a Climatologia é uma sub-área da meteorologia que estuda o comportamento médio da atmosfera para um determinado período, através de métodos estatísticos. Segundo os técnicos do INMET, existe uma diferença entre o tempo e o clima. Tempo é o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade.

O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidade climática, condições extremas e frequências de eventos que ocorrem em determinada condição do tempo.

silvestre@gorgulho.com