Reportagens

Cultura gaúcha, teatro de rua e festival de chocolate são opções para o fim de semana na capital

Eventos gratuitos e pagos em diferentes pontos da cidade compõem roteiro de diversão que conta com apoio do GDF

 

Por
Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

 

Com opções para todos os gostos e idades, algumas gratuitas e outras pagas, a programação do fim de semana reúne eventos culturais e gastronômicos diversos. Confira a agenda!

Mostra Janelas da Arte

O Espaço Cultural Renato Russo apresenta, até esta sexta-feira (6), a quinta mostra Janelas da Arte. Com teatro, circo, dança, música e artes visuais, o evento exibe o resultado de nove formações voltadas para artes e acessibilidade, com apresentações que refletem processos criativos diversos e inclusivos. A programação começa a partir das 19h e é gratuita; há também a opção de ingressos solidários, por meio da doação de agasalhos e cobertores.

Programação

⇾ Quinta-feira (5)
19h – Espetáculo Teatral: A Empresa
Experiência interativa criada pelos alunos da oficina de teatro, que convida o público a interagir com os personagens.
21h – A Sessão, do Coletivo Quarto Criador
Grupo formado por participantes de oficinas de jogos teatrais do Instituto Janelas. O espetáculo convida o público a escolher, em cena, qual personagem acompanhar, numa narrativa que valoriza a escuta e o olhar múltiplo.

⇾ Sexta-feira (6)
19h – Ballet Fitness: Dancing Days
Aula-show temática dos anos 1970, com coreografias vibrantes que integram movimento, celebração e expressão coletiva.
20h – Espetáculo de dança: Cia Pele
Apresentação em dois atos. O segundo, Dia de Sol, é fruto do projeto Além da Pele, voltado para pessoas com síndrome de Down, que celebra a dança como espaço de protagonismo e diversidade.

32ª Expotchê

A partir desta sexta, o Distrito Federal recebe a 32ª edição da Expotchê, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Ao longo de dez dias de evento, a maior feira de cultura gaúcha reúne gastronomia, música, dança, produtos típicos e atrações culturais variadas.

O evento também conta com um estande do Governo do Distrito Federal (GDF), que exibirá as rotas turísticas de Brasília, além da produção artesanal de diferentes regiões administrativas. Artesãos locais, selecionados pelo programa Pró-Arte, estarão presentes para demonstrar e comercializar seus trabalhos. O evento ocorre de segunda a quinta, das 16h às 23h (com entrada gratuita das 16h às 17h) e de sexta a domingo, das 11h às 23h. Os ingressos custam R$ 20 (R$ 10 a meia-entrada), com opção de meia solidária por meio da doação de um agasalho em bom estado. Pessoas com deficiência têm acesso gratuito (acompanhante paga meia-entrada). Mais detalhes e aquisição de ingressos no site oficial.

Zezinho e o livro mágico

A partir deste fim de semana, o espetáculo Zezinho e o Livro Mágico, do Grupo Caras, passa por cinco regiões administrativas, de forma gratuita, sempre às 17h30. A peça conta a história de Zezinho, uma criança que divide a infância com a responsabilidade de trabalhar para ajudar a família.

Peça infantil Zezinho e o Livro Mágico | Fotos: Divulgação

Com dramaturgia de Elmo Férrer e direção de Arthur Matos, o espetáculo aborda a infância de maneira poética e convida todos os públicos a prestigiar o teatro de rua. No sábado (7) e no domingo (8), a sessão ocorre na Praça da QS 10, em Arniqueira; na Praça da Vila Dimas, em Taguatinga, será apresentada nos dias 14 e 15 de junho, e na Praça da QE 17, no Guará, nos dias 21 e 22. Por fim, o grupo se apresenta na Chácara 54, ao lado da feira do produtor, em Vicente Pires, nesta quinta e na sexta-feira. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Projeto Toca Literária

A terceira edição do projeto Toca Literária fica até este domingo no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, com oficinas de mediação literária e arte, rodas de leitura e vivências com passeios guiados pelo Cerrado.

Com acesso gratuito para a comunidade, o espaço garante leituras e interações com os elementos expostos no local. Além disso, a parceria com o Brasília Ambiental promove a união com o projeto Parque Educador, levando a educação ambiental para as crianças com livros que falam da flora, da fauna e das águas do Cerrado – todos ilustrados e vários em Braille. Reforçando a acessibilidade, o projeto também conta com um audiodescritor.

Programação

⇾ Sábado
9h: Conhecendo os Bichos do Cerrado, com Lucas Costa
10h30: Desenhando os Bichos do Cerrado, com Jô Oliveira

⇾ Domingo
9h: Águas do Cerrado — passeio guiado, com Cláudia Franco
10h30: Yoga e movimento, com Luíza Lupiano

Cria Corpo

O projeto Cria Corpo está com inscrições abertas, até o dia 11 deste mês, para residência artística com o coreógrafo e pesquisador Marcelo Evelin, no Campus Brasília (IFB) e no Espaço Cultural Renato Russo. Para participar, os interessados devem preencher formulário.

Inspirada nas táticas de insurreição do século 16, a residência se constrói como uma coreografia viva de corpos em improviso, entrelaçados na construção de uma arquitetura afetiva e insurgente. A proposta transforma a proximidade em estratégia e o coletivo em força, operando como um organismo plural que interrompe fluxos, desloca identidades e ocupa espaços.

Festival Sustenta

Sábado e domingo, o estacionamento do Clube 27, no Setor de Mansões de Sobradinho, recebe o Festival Sustenta, com shows, apresentações de dança, oficinas de moda sustentável e educação ambiental. A entrada é gratuita e reúne público de todas as idades.

Serviço

Data: sábado e domingo
Horário: Sábado das 16h às 23h e domingo das 14h às 21h
Local: Estacionamento do Clube 27 – Setor de Mansões de Sobradinho
Entrada gratuita

Brasil Origem Week + Chocolat Festival

Desta quinta a domingo, o Ulysses Centro de Convenções será palco do Brasil Origem Week + Chocolat Festival, um evento gratuito que celebra a diversidade cultural, gastronômica e criativa do Brasil.

Com entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, o festival oferece uma programação rica em experiências sensoriais, palestras, shows de culinária ao vivo e apresentações culturais que valorizam as origens brasileiras. Programação completa neste link.

Nem sabe escrever Brazsilia

Viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o projeto de Nicolas Behr, Cacá Soares e Marco Miranda traz o lançamento do livro Nem Sabe Escrever Brazsilia, no sábado, às 9h, na Biblioteca Pública de Brasília (312/313 Sul). O livro apresenta Brasília por meio de poemas e desenhos interativos, sob a perspectiva da visão de uma criança.

A iniciativa conta ainda com a realização da oficina de ilustração O traço passo a passo, em bibliotecas públicas de Planaltina, Sobradinho, Ceilândia e Taguatinga, de forma gratuita, para que a comunidade aprenda um novo modo de ver e representar sua cidade por meio da arte de rabiscar. As bibliotecas também receberão livros para doação. Para inscrições nas oficinas, é necessário entrar em contato pelo email vinte4cultural@gmail.com.

Além disso, o livro Nem Sabe Escrever Brazsilia será distribuído, gratuitamente, em quatro escolas públicas de Ceilândia, Planaltina, Taguatinga e Sobradinho durante este mês. Na ocasião, os alunos poderão participar de bate-papos com os autores, que vão explicar como nasce um livro: desde a concepção da ideia até o processo de escrita, revisão, ilustração e, finalmente, a publicação. Essa última atividade é restrita ao público escolar.

O lançamento, as conversas e as oficinas vão contar com intérprete de Libras.

Programação das oficinas

Dia 13, às 9h
Biblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato, em Planaltina

Dia 14, às 9h
Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, em Ceilândia

Dia 16, às 10h
Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga

Dia 17, às 9h
Biblioteca Escolar Comunitária Espaço Rui Barbosa, em Sobradinho

Troca da Bandeira

Neste domingo, ocorre a tradicional cerimônia de Troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, a partir das 10h. Na ocasião, será lançada a rádio Marinha em Brasília, que operará na frequência modulada (FM) 95. Durante a celebração, a Bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional, com uma salva de 21 tiros de canhão. Ao final, há uma apresentação da Banda Marcial e do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa CFN (Corpo de Fuzileiros Navais).

Hospital de Campanha

Também no domingo, será instalado um hospital de campanha nas proximidades do estacionamento 11 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, que levará atendimento médico básico e de saúde à população do DF até o dia 14, sempre das 9h às 17h. Durante o lançamento, haverá a exposição de meios operativos da Marinha do Brasil.

É a oportunidade de mostrar ao público equipamentos como um carro lagarta-anfíbio, uma lancha de operações ribeirinhas, blindados – como Piranha IIIC e JLTV – e a Lançadora Múltipla Universal (LMU), com o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (Mansup).  Entre as 14h e as 18h30, haverá apresentação Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais) e, às 16h, da Banda Marcial do CFN e do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa do CFN.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reportagens

Carga máxima de trabalho passará a 42 horas semanais em 15 de dezembro

Antes do Natal: como todos os demais trabalhadores empregados no comércio, caixas de supermercados terão direito a duas folgas semanais
Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado

em

Por

 

Foi promulgada na sexta-feira (16) a emenda constitucional que acaba com a escala de trabalho 6×1 e prevê duas folgas semanais (EC 141/2026). A emenda, oriunda da PEC 221/2019, aprovada pelo Senado na semana passada, reduz gradualmente a carga horária de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial, ao longo de 14 meses. Conforme o período de transição previsto na lei, isso significa que a carga de 42 horas entra em vigor em 15 de dezembro.

Fonte: Agência Senado

Continue Lendo

Reportagens

UnB conquista 25 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros 2026

Instituição teve onze conquistas a mais do que na edição anterior, com destaques na natação, no atletismo e no cheerleading

Publicado

em

Por

 

Os JUBs 2026 reuniram mais de 370 instituições de ensino de todos os estados. O Distrito Federal foi representado por 342 atletas de 12 instituições, sendo 108 estudantes-atletas da UnB. Foto Kennedy dos Santos Carvalho

 

Mais uma edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) entra para a história. Desta vez, 108 estudantes-atletas vestiram a camisa da UnB e trouxeram para casa 25 medalhas, conquistadas em dez modalidades. A edição de 2026 do maior evento esportivo universitário do país aconteceu nas cidades de Goiânia e Trindade, em Goiás, de 23 de agosto a 5 de setembro, com a participação de mais de 9 mil pessoas.

 

Ao todo, a competição contou com 31 modalidades, sendo quatro delas paradesportivas e uma acadêmica, e inscrições de 370 instituições de ensino de todos os estados. Com muitas histórias para contar, o time UnB fez sua melhor campanha até hoje, trazendo para casa oito medalhas de ouro, nove de prata e oito de bronze, resultado maior que nos anos anteriores.

 

Na edição de 2025, realizada em Natal (RN), a Universidade conquistou 14 medalhas; em 2024, em Brasília (DF), ficou com 13 medalhas; e nos jogos de 2023, em Joinville (SC), levou apenas sete. “As equipes da UnB vêm numa crescente, muito por mérito e protagonismo dos discentes, mas também por uma parceria com a instituição, que tem incentivado a prática do esporte”, afirma o diretor de Esportes e Atividades Comunitárias (Deac/DAC) da UnB, Pedro Ivo Barbosa.

 

A exemplo desse estímulo, ele citou a retomada dos Jogos Internos da Universidade de Brasília (JIUnBs 2026) e a recente aprovação pelo Conselho de Administração (CAD) da Política de Esporte e Lazer da UnB, que amplia o acesso a práticas esportivas e inclui diretrizes para a dupla carreira de estudantes-atletas. Para Pedro Ivo, a instituição ainda deve ser reconhecida na premiação Melhores do Ano 2026, promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A equipe da UnB sagrou-se campeã da competição de team cheer do cheerleading nos JUBs 2026. Foto: Kennedy dos Santos Carvalho

 

O gestor destaca que, para além de medalhas, o produto mais importante do trabalho em desenvolvimento é o incentivo, a orientação e o treinamento adequado oferecidos aos atletas para sua evolução, o que traz resultados que ultrapassam os esportivos.

 

VITÓRIAS – Este ano, a equipe de natação liderou o ranking de medalhas da UnB, com três de ouro e duas de prata obtidas nas provas de 100 metros costas, 50 metros costas, 50 metros borboleta, 100 metros livre e 50 metros livre. “Foi uma experiência incrível e muito importante na minha trajetória esportiva e acadêmica poder representar a UnB em uma competição desse nível e ainda conseguir melhorar a maioria das minhas marcas pessoais”, afirmou João Pedro Sales, atleta da natação paradesportiva e estudante de Educação Física, que ganhou as cinco medalhas.

 

Quem também trouxe cinco medalhas para casa foi o time de atletismo. João Victor Melo garantiu três de ouro nas provas de 100, 200 e 400 metros paralímpico masculino; já Lucca Campbell ganhou a prata nos 400 metros com barreiras masculino e Luise Braga ficou com o bronze nos 400 metros feminino. “Gosto de representar a UnB fazendo o esporte que amo. Além disso, o JUBs é um evento jovem, divertido e uma experiência leve”, comentou o estudante de Medicina Lucca Campbell, medalhista na prova pela terceira vez.

 

Outra equipe veterana na competição é a de cheerleading. Mais uma vez, o grupo garantiu uma medalha de ouro na categoria team cheer, que reúne a formação completa da equipe, e ficou com a prata na classificação geral. “Nossa modalidade vem crescendo e o JUBs é muito importante para ter mais espaço. Inclusive foi a nossa vitória no ano passado que nos levou para o mundial, esse ano, na Suécia”, afirmou Maria Eduarda Mesiano, aluna de Farmácia.

O basquete da UnB ergueu o troféu de campeão da terceira divisão e garantiu acesso à segunda divisão do campeonato universitário brasileiro. Foto: Kennedy dos Santos Carvalho

 

A UnB também foi a campeã no basquete masculino, o que garantiu acesso à segunda divisão do campeonato universitário brasileiro. “A gente está com uma equipe e um treinador novo, tivemos que treinar muito e enfrentar equipes muito boas para alcançar essa primeira medalha no JUBs”, salientou Mateus Ries, estudante de Administração, feliz com o resultado.

 

A equipe de tênis garantiu mais três medalhas de prata, enquanto na modalidade estreante de kart, a Universidade levou uma prata no masculino e um bronze no feminino. No jiu-jitsu, a UnB obteve uma medalha de prata na categoria peso leve faixa azul/roxa e uma de bronze na categoria super pesado faixa azul/roxa, as duas no feminino.

 

A equipe do karatê finalizou a participação com dois bronzes; já as das modalidades de judô e taekwondo terminaram com uma medalha de bronze cada.

 

Continue Lendo

Reportagens

Cena Musical, da TV Brasil, celebra vida e obra de Roberto Menescal

Show exclusivo vai ao ar em 25 de outubro

Publicado

em

Por

EBC

Prestes a completar 89 anos no dia 25 de outubro, o músico Roberto Menescal é homenageado pelo programa Cena Musical, da TV Brasil, nesta terça (20), às 22h30, com o show exclusivo O Lado B da Bossa, em que o veterano sobe ao palco com a cantora Cris Delanno e seu trio para festejar a Bossa Nova.

O experiente artista relembra sucessos que nem sempre figuram nas listas mais populares do gênero. O repertório do espetáculo inédito na telinha é baseado no seu último álbum homônimo, lançado no começo de 2026 com a parceira no projeto. O especial ainda é reapresentado no sábado (24), véspera de aniversário do bamba, às 23h.

“A escolha do repertório foi muito natural. Reunimos o que já tocamos normalmente. A maioria de obras muito conhecidas, mas com alguns arranjos novos. Acho que bastante gente vai acompanhar e cantar junto”, afirma Roberto Menescal.

 

Rio de Janeiro (RJ), 19/10/2026 - Roberto Menescal é homenageado no programa Cena Musical. Foto: TV Brasil
Roberto Menescal é homenageado no programa Cena Musical. Foto: Divulgação/TV Brasil

“São músicas menos conhecidas, que a gente ama, mas que não tivemos a oportunidade de gravar juntos ou de fazer em shows. Nas apresentações, a gente faz ‘lado b’, ‘lado a’. Misturamos para que as pessoas cantem conosco”, opina Cris Delanno.

A performance traz clássicos mais conhecidos pelas antigas e novas gerações. O repertório reúne hits como O Barquinho, Rio, Corcovado, Bye Bye Brasil, Samba de uma nota só, Só danço Samba, Ela é Carioca e Chega de Saudade. O espetáculo convida a plateia a revisitar a Bossa Nova por diferentes perspectivas, mesclando obras históricas que evidenciam a riqueza e a diversidade do gênero.

O astro comemora a sequência de trabalhos com a amiga.

“A parceria com a Cris Delanno é uma coisa de vida”, declara Roberto Menescal ao recordar os primeiros trabalhos que desenvolveram juntos na coletânea Aquarela Brasileira, projeto que fizeram com Emílio Santiago no final dos anos 1980.

Gravada com exclusividade pela TV Brasil em agosto, no Espaço Cultural BNDES, a homenagem à trajetória de Roberto Menescal reverência o seu legado e valoriza a Bossa Nova como referência da música brasileira. O conteúdo inédito fica disponível no app TV Brasil Play e no Youtube do canal.

Na nova temporada, o Cena Musical traz depoimentos dos convidados e bastidores das gravações. A sequência reúne shows de astros como Leila Pinheiro, Claudio Jorge, Moyseis Marques e o grupo BossaCucaNova entre outras personalidades do cancioneiro nacional.

Rio de Janeiro (RJ), 19/10/2026 - Roberto Menescal é homenageado no programa Cena Musical. Foto: TV Brasil
Roberto Menescal é homenageado no programa Cena Musical. Foto: Divulgação/TV Brasil

Sobre a produção

Lançado em 2007, o Cena Musical é um programa da TV Brasil que leva ao público performances inéditas da música nacional. Desde 2017, os shows são gravados no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro. Os shows podem ser acompanhados no app TV Brasil Play e no Youtube da emissora pública. A atração tem horário alternativo aos sábados, às 23h.

A produção exibe espetáculos que revelam e celebram a diversidade e a riqueza da sonoridade brasileira. O comando da atual temporada é de Bia Aparecida, cantora, jornalista e apresentadora do canal público. Na nova leva de episódios, a atração exibe performances exclusivas de personalidades de vários gêneros. Waldecir de Oliveira faz a direção artística do programa.

“Estou muito feliz em celebrar a estreia de uma nova temporada do Cena Musical na TV Brasil. É muito especial apresentar um programa que acredita na força e na diversidade da música nacional e abre espaço, de forma democrática, para diferentes sons, sotaques, histórias e gerações”, conta Bia Aparecida.

A apresentadora considera a música uma das maiores riquezas culturais do país.

“Ela é sofisticada, inventiva e profundamente conectada com quem somos. Os convidados mostram a grandeza e a diversidade desse cenário. O programa Cena Musical é esse lugar de encontro, descoberta e celebração da nossa cultura e estou bem animada para dividir essa nova temporada com o público”, completa.

Diretor artístico da atração, Waldecir de Oliveira explica a proposta da nova temporada.

“O Cena Musical reafirma a sua importância como um espaço plural e necessário para a música brasileira. O programa amplia a visibilidade de artistas de diferentes regiões, estilos e trajetórias para valorizar a riqueza cultural do país e fortalecer a circulação da produção nacional para novos públicos”, afirma.

 

Rio de Janeiro (RJ), 19/10/2026 - Roberto Menescal é homenageado no programa Cena Musical, tendo ao lado Waldecir de Oliveira. Foto: Mariana Vitarelli/TV Brasil
Roberto Menescal é homenageado no programa Cena Musical, tendo ao lado Waldecir de Oliveira. Foto: Mariana Vitarelli/TV Brasil

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

inédito – terça, dia 20/10, às 22h30, na TV Brasil
reprise – terça, dia 20/10, para quarta, dia 21/10, às 4h, na TV Brasil
reprise – sábado, dia 24/10, às 23h, na TV Brasil

TV Brasil na internet e nas redes sociais

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010