Artigos

AMA Brasília Inspira a Felicidade: Lançamento do Quadradim da Felicidade e Concurso de Arte Visual

Movimento busca transformar Brasília na Capital da Felicidade, com destaque para o 1º Congresso Internacional e prêmio de R$ 10 mil em concurso artístico

 

A Presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA Brasília), Professora Doutora Cosete Ramos, inaugurou o ano de 2023 com o lançamento do movimento Quadradim da Felicidade no Distrito Federal, em 1º de janeiro.

Com o objetivo de transformar Brasília na Capital da Felicidade, a professora se inspirou nos critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para medir o Índice de Felicidade (FIB) dos países. Reconhecendo a relação direta entre felicidade e qualidade de vida, o projeto visa elevar a felicidade ao status de política pública. Uma das iniciativas destacadas pela AMA Brasília no Movimento Brasília Capital da Felicidade é a realização do 1º Congresso Internacional em Brasília: Ciência da Felicidade. Os recursos para a execução do evento já foram garantidos e a proposta recebeu aprovação do Ministério da Cultura.

O congresso está agendado para a primeira quinzena de abril, marcando as celebrações do aniversário de 64 anos de Brasília, e contará com a presença da renomada cientista norte-americana Bárbara Fredrickson, uma figura de destaque na psicologia positiva.

Com o intuito de envolver a comunidade, a AMA Brasília lançou o Concurso Público de Arte Visual, sob o tema “Brasília Capital da Felicidade”. As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro de 2024, e podem participar maiores de 18 anos com residência permanente no Distrito Federal.

A proposta é que as obras de arte inscritas no concurso, representativas de Brasília, sejam reconhecidas mundialmente como pertencentes ao “quadradinho”. É requisito essencial que as criações contenham a expressão “Brasília Capital da Felicidade”. O vencedor do concurso será agraciado com um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil, a ser entregue no Dia Internacional da Felicidade, estipulado pela ONU como 20 de março. O edital completo está disponível no site da AMA Brasília.

Essas iniciativas integram as propostas da Sociedade Civil acolhidas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE/DF).

 

 

Artigos

Motoclubes e similares são reconhecidos por relevante interesse social e cultural

Lei originada na Câmara Legislativa prevê promoção de eventos, proteção dos direitos dos motociclistas e criação de programas de educação, entre outros

Publicado

em

Por

 

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Justificativa da proposta aponta que os motoclubes oferecem benefícios sociais e culturais como a promoção da amizade, segurança no trânsito e outros

A Lei do Distrito Federal nº 7.910, sancionada em 16 de junho de 2026, reconhece as atividades de motoclubes, moto grupos, moto car clube e similares como forma de expressão cultural, lazer e convívio social. Para o autor da norma, deputado Martins Machado (Republicanos), os grupos não apenas reúnem pessoas com interesses comuns, mas também contribuem para a construção de uma identidade cultural específica, que deve ser valorizada e respeitada.

O projeto de lei justifica que os motoclubes e moto grupos oferecem uma série de benefícios sociais e culturais significativos, como a promoção da amizade, apoio mútuo, segurança no trânsito e ações beneficentes entre os motociclistas. Além disso, preservam a história, celebram a liberdade e influenciam a sociedade por meio de sua cultura e estilo de vida.

A legislação prevê a promoção de eventos relacionados ao motociclismo e ao automobilismo; a proteção dos direitos dos motociclistas, incluindo a liberdade de expressão e associação; a criação de programas de educação e conscientização sobre as atividades; a ampliação da quantidade de espaços adequados para a realização de eventos; e o fortalecimento, a promoção e a difusão das práticas.

Beatriz Negreiros (sob a supervisão de Ivan Iunes)

Continue Lendo

Artigos

ENQUANTO HOUVER BRASIL

HAVERÁ PELÉ

Publicado

em

Por

Não há como não falar da COPA do Mundo de 2026. Foram 48 seleções e 1.100 atletas disputando o torneio de esporte mais importante do Planeta.
Espetáculo de emoções, de mídia, de BETs, de patriotadas, de fanatismo, de alegrias, de teatro e de marketing. Tudo isso, junto misturado, dá o chamamos, hoje, de paixão pelo Futebol.
Vi e li todos os jornais desta segunda-fera. Em fotos, estilos e críticas, mais ou menos o óbvio. Tostão, magistral no campo da bola e no campo das letras, deixou sua opinião: “Os grandes problemas do País se estendem ao futebol… Nas últimas décadas e em variados governos, o Brasil tem sido incompetente… O mesmo acontece no futebol”.
Vi, também, pelas crônicas e reportagens que os atuais deuses do futebol (Messi, Mbapé, Cristiano Ronaldo) vão deixando seus pódiuns. Novos deuses virão… E, como sempre, chegarão as novas comparações. Ele ou Pelé?
Vi também, e gostei, da crônica de Gustavo Poli, em O Globo: “Perdoa, Rei Edson Arantes do Nascimento”-
Pois é, ano que vem – outubro de 2027 – serão 50 anos que Pelé se aposentou no campo… Sim, há quase meio século Pelé deixou de jogar. E hoje, Pelé está há mais de três anos em outro patamar. Mesmo assim, tenho certeza, continuará sendo alvo de comparações: – QUEM FOI MAIOR?
Penso comigo: enquanto houver Brasil, haverá Pelé.
Continue Lendo

Artigos

Nova lei estabelece projeção de informações sobre pontos turísticos em Brasília nas salas de cinema

As exibições de informações devem ter duração de 30 segundos e serem projetadas antes do início de filmes nos cinemas e em casas de show

Publicado

em

Por

 

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

 

Legislação visa explorar o potencial turístico e cultural do Distrito Federal

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promulgou a Lei nº 7.868, de 6 de maio de 2026, de autoria da deputada Jaqueline Silva (MDB), após o veto ao projeto de lei original pelo ex-governador Ibaneis Rocha. A nova lei institui a obrigatoriedade da exibição de informações sobre pontos turísticos de Brasília nas telas de cinema no DF.

Originalmente PL nº 2.279/2021, a justificativa do projeto é a promoção do turismo como fonte inesgotável de renda, emprego, desenvolvimento econômico e cultural. O cinema deverá ser utilizado como meio ímpar de divulgação de atrações pela sua abrangência e diversidade de público.

Segundo Jaqueline Silva, o fomento ao turismo traz um cenário benéfico de geração de empregos e o surgimento de profissionais capacitados em diversas áreas, abrindo espaço para bacharéis em turismo e hotelaria, profissionais da gastronomia, transporte turístico, idiomas, comércios diversos e artesanatos.

As exibições de informações devem ter duração de 30 segundos e ser projetadas antes do início de filmes nos cinemas e em casas de show.  A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) fornecerá todas as informações que serão projetadas.

Beatriz Negreiros (sob a supervisão de Ivan Iunes)

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010