Gente do Meio
Daltro Noronha Barros
Silvestre Gorgulho
Garimpando estrelas
Daltro Noronha Barros é um empresário de Brasília que entrou no livro dos récordes: produz o café mais caro do mundo. Perfeccionista e eclético, Daltro tem um mosaico de atividades. Comanda uma construtora, em Brasília, tem uma das mais belas pousadas do Brasil, a Pousada Casarão localizada em sua terra natal, Cristina-MG, acaba de inaugurar um Hotel Escola em São Lourenço e – veja onde ele chegou – tem uma fazenda também em Cristina [25km de São Lourenço] que produz o café que vale ouro. Sim, o café da fazenda do Daltro acaba de ser arrematado, num encontro da Brazil Specialty Coffee Association – Cup of Excellence 2004, na Costa do Sauípe, pelo Consórcio Brasil por nada menos de 2.857,50 dólares a saca. O que significa isso? Simples, se a saca tem 60 quilos, o quilo do café do Daltro custa R$116,00.
Não dá para falar do perfeccionismo do Daltro sem contar a história da fazenda dele, em Cristina, onde resgatou parte da História do Brasil. Lá, as primeiras sacas de café foram empilhadas, antes de 1800, por mãos de escravos comandados pelo dono as Sesmaria da Boa Vista, que era o português dos Açores Manuel Pereira de Mattos, casado com uma belíssima brasileira: Isabel Ignácia, neta de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera.
Só para mexer com a imaginação do leitor, vou falar da sutileza e do requinte da decoradora da Pousada Casarão. A delicadeza e o bom gosto estão estampados logo na parede da entrada. Quem recebe o visitante é o poeta Wilson Pereira, cujos versos a senhora Terezinha Marta Pereira Barros – esposa de Daltro – mandou transcrever sobre a escadaria, ao lado da recepção:
“O que eu tenho de Minas em mim, é um sonho de subir montanhas e garimpar estrelas”.
Pois Daltro Noronha Barros vive garimpando estrelas.
Gente do Meio
ADEUS, ORLANDO BRITO



Gente do Meio
CONCERTO DE DESPEDIDA: O ADEUS A THIAGO DE MELLO
O Brasil perdeu uma lenda: THIAGO DE MELLO.

-
Artigos4 meses ago
Memorial faz festa para os povos indígenas
-
Reportagens4 meses ago
Vinicius Benevides, VP da ABAR e diretor da Adasa, participa de fórum em Lisboa
-
Artigos4 meses ago
PINHEIROS: O RIO QUE DEU MARCHA RÉ
-
Artigos4 meses ago
A RELEVÂNCIA DO PROJETO
-
Artigos3 meses ago
MARIANNE PERETTI, ADEUS.
-
Artigos3 meses ago
Museu Nacional apresenta três novas exposições
-
Reportagens4 meses ago
“Véi” é a cara do brasiliense e já virou até objeto de estudo
-
Reportagens4 meses ago
Unidades de conservação federais atingem novo recorde de visitação em 2021