Gente do Meio
Fernando Fonseca, olhar sobre o Paranoá
Silvestre Gorgulho
Um olhar sobre o Paranoá
Criado com o objetivo de equilibrar a umidade do ar, para recreação e paisagismo, o Lago Paranoá foi uma das primeiras obras da nova capital. As obras de represamento do rio Paranoá tiveram início em 1956, ficando concluídas em 59. Só em 1961 o Lago Paranoá abraçou toda cidade, alcançando a cota 1.000, formando um espelho d’água de mais de 40 km2. Mas Brasília cresceu e os problemas da cidade escorreram para o lago. Os aterros das margens e o forte assoreamento diminuiu em 2,3 km2 a superfície do lago.
É nessa luta pelo socorro do lago Paranoá que entra Fernando Fonseca, Diretor Geral do Instituto de Meio Ambiente do DF. Pernambucano, de Caruaru, com o pai de nome Severino, Fernando fez com a família, ao vivo e a cores, o caminho de Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto: deixaram o agreste para reencontrar a vida em Brasília, às margens do lago Paranoá.
Hoje tratores fazem aterros proibidos, 80% das casas do Lago Norte e 50% das casas do Lago Sul avançaram seus terrenos sobre as águas, muros e cercas foram construídas, o lixo que a população joga na rua (papel, lata, plástico e toco de cigarro) e até mesmo o esgoto clandestino continua chegando ao lago.
E Fernando Fonseca alerta: outras cidades brasileiras (como o Rio de Janeiro com sua poluidíssima lagoa Rodrigo de Freitas) sofrem com o mesmo desleixo da população e a mesma omissão das autoridades.
E qual a solução? Fonseca responde: -“Precisamos agir com rapidez. Urge normatizar o uso da orla do lago, aperfeiçoar a legislação, fazer o zoneamento da Área de Proteção Ambiental e, sobretudo, educar e conscientizar a população”.
Gente do Meio
ADEUS, ORLANDO BRITO



Gente do Meio
CONCERTO DE DESPEDIDA: O ADEUS A THIAGO DE MELLO
O Brasil perdeu uma lenda: THIAGO DE MELLO.

-
Reportagens3 dias ago
Lula participa de reunião com empresários em Nova York
-
Artigos3 meses ago
ALYSSON PAOLINELLI PARTIU
-
Reportagens4 meses ago
Time São Paulo terá 25 representantes no Mundial de atletismo em Paris
-
Entrevistas3 meses ago
Kátia Queiroz Fenyves fala a respeito de sustentabilidade e meio ambiente
-
Artigos4 meses ago
“DE CASACA E CHUTEIRA – A ERA DOS GRANDES DRIBLES NA POLÍTICA, CULTURA E HISTÓRIA”.
-
Reportagens3 meses ago
Cine Brasília recebe mostra latino-americana
-
Reportagens3 meses ago
Alerta do INPE: Inverno mais quente devido ao El Niño no Brasil
-
Reportagens4 meses ago
Investimentos alcançam R$ 20 bi no primeiro quadrimestre de 2023