Reportagens

Programação vai levar magia do Natal às áreas centrais de Brasília

Investimento de R$ 12 milhões vai transformar espaços públicos em ‘Um Sonho de Natal’, com casa do Papai Noel, show de luzes, roda gigante e presépio; atrações gratuitas vão do dia 15 deste mês a 1º de janeiro

 

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) se prepara para celebrar o Natal de 2023. A partir do dia 15 deste mês, a Esplanada dos Ministérios, a Praça do Buriti e a Praça do Cruzeiro vão se transformar em espaços mágicos e repletos de atividades para todas as idades. Com investimento de R$ 12 milhões, o evento Um Sonho de Natal é totalmente gratuito e estará aberto para visitação todos os dias, até 1º de janeiro, das 17h às 22h.

De forma inédita, neste ano a gestão do evento de Natal e Réveillon está a cargo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), que promete uma programação variada. A expectativa é que o Um Sonho de Natal receba 1 milhão de pessoas. O público poderá apreciar a cenografia e se divertir com atrações diversas culturais e de lazer.

A expectativa é que o ‘Um Sonho de Natal’ receba 1 milhão de pessoas que poderão apreciar a cenografia e se divertir com atrações culturais diversificadas | Ilustração: Divulgação/ Secec-DF
Para estimular a participação dos brasilienses, o GDF disponibilizará transporte gratuito, interligando todo o circuito de Natal a cada meia hora durante os dias de evento. “Nosso objetivo é proporcionar para todo DF essa vivência natalina, num projeto completamente diferente promovido pelo GDF e com ênfase na cultura, desfrutando de um evento gratuito, de todos os pontos com diferentes propostas”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

A programação do Um Sonho de Natal contará diariamente com shows de bandas, orquestras, DJs e corais da cidade. Para os pequenos, há teatro e oficinas com capacidade para atender 860 crianças por dia. As bandas e os corais locais têm a oportunidade de participar do evento por meio de chamamento público. Os interessados têm até sexta-feira (8) para se inscrever. O resultado dos contemplados será divulgado sábado (9), no site do evento.

A Vila do Papai Noel terá oficinas natalinas para crianças, chuva de neve artificial e uma variedade de shows

“Desenvolvemos um projeto que vai muito além de um belo cenário e uma ornamentação luminosa. Agregamos todo o circuito de forma a oferecer atividades culturais, possibilitando que os visitantes vivenciem experiências significativas e interativas. Ao final da visita, eles não apenas levam consigo uma foto em meio a uma paisagem deslumbrante, mas também sorrisos e memórias valiosas”, pontuou o diretor-geral do evento, Leonardo Hernandes.

Esplanada dos Ministérios

Durante toda a celebração, haverá a Feira de Presentes, instalada na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é dar visibilidade a empreendedores locais, valorizando a economia criativa da cidade. Vinte espaços serão disponibilizados para que os produtos sejam expostos para venda. Já a Vila Gastronômica, no mesmo lugar, abrigará um complexo para dez operações de alimentação, proporcionando aos visitantes uma experiência gastronômica natalina única.

A Vila do Papai Noel será o destaque desta edição. Com um espaço dedicado à Casa do Papai Noel, haverá oficinas natalinas para crianças, chuva de neve artificial e uma variedade de shows, incluindo apresentações do renomado grupo circense Tholl nos dias 22, 23 e 25 de dezembro.

Praça do Buriti – Presépio de Luz
A Praça do Buriti receberá o Presépio de Luz, proporcionando um ambiente encantador para visitação. No local, serão montadas esculturas iluminadas de quatro e seis metros de altura, relembrando a mensagem de união, fraternidade e amor.

Praça do Cruzeiro – Roda Mágica


Uma roda gigante será instalada na Praça do Cruzeiro. Além disso, o público poderá desfrutar de uma vila de food trucks e música com DJs locais. A participação na roda será gratuita mediante retirada de ingresso pela internet.

 
Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reportagens

Circo, música e exposições movimentam a agenda cultural do DF no fim de semana

Programação inclui festival de circo no Espaço Renato Russo, encontro de violeiras na Candangolândia e espetáculos de teatro com entrada gratuita

Publicado

em

Por

 

Por

Carlos Eduardo Bafutto, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

 

A agenda cultural do Distrito Federal reúne eventos desta quinta (5) até a próxima quarta-feira (11), com atrações gratuitas em diferentes regiões administrativas. A programação inclui o Arranha-Céu — Festival de Circo Atual, no Espaço Cultural Renato Russo, o festival Viola em Canto’s de Mulher, na Candangolândia, e a estreia do espetáculo A Doutora e o Psiconauta, além de exposições e atividades formativas abertas ao público.

Exposição

No Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, o público pode conferir a exposição Escola em Casa: Sentimentos Presenciais, da fotógrafa Zélú, em cartaz até o dia 13 deste mês, no mezanino do local. O trabalho reúne registros feitos entre 2020 e 2025 em escolas e universidades públicas das cinco regiões do país, e investiga as transformações vividas pela educação brasileira durante e após a pandemia de covid-19. O projeto inclui ainda o lançamento do livro homônimo, com 80 fotografias, e uma conversa com a historiadora e arte-educadora Bruna Paz, no último dia da mostra.

♦ Mostra Escola em Casa: Sentimentos Presenciais
→ Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 20h
→ Local: Mezanino do Espaço Cultural Renato Russo – CRS 508, W3 Sul, Bloco A, Loja 72
→ Lançamento do livro e palestra: dia 13, das 19h às 21h.

Circo

Festival Arranha-Céu tem várias atrações para o público, até domingo, no Espaço Cultural Renato Russo e na Cia Miragem | Foto: Divulgação/Lorena Zschabe

Também no Espaço Cultural Renato Russo, outra atração promete sucesso: o Arranha-Céu — Festival de Circo Atual, em cartaz até domingo (8). A iniciativa reúne espetáculos solo, sessão de cinema e atividades formativas que aproximam o público do universo circense. Entre as atrações estão a montagem de Faminta, da atriz e circense Natasha Jascalevich, além de apresentações que exploram diferentes linguagens do circo contemporâneo.

 

♦ Arranha-Céu — Festival de Circo Atual
→ Data: até domingo
→ Locais: Espaço Cultural Renato Russo – CRS 508, W3 Sul, Bloco A, Loja 72; e Cia Miragem – Rua 1, Lote 23, Vila Telebrasília
→ Ingressos e inscrições: site do coletivo Instrumento de Ver.

Violeiras

Entre esta sexta-feira e domingo, a Praça dos Estados, na entrada da Candangolândia, recebe a oitava edição do festival Viola em Canto’s de Mulher. O encontro reúne apresentações musicais, oficinas, rodas de bate-papo, feira de artesanato e gastronomia típica. A programação destaca artistas de diferentes regiões do país e integra as celebrações do Dia Internacional da Mulher.

♦ Viola em Canto’s de Mulher
→ Data: desta sexta a domingo Local: Praça dos Estados – entrada da Candangolândia (DF)
→ Entrada gratuita. Classificação livre.

Nos palcos

A Doutora e o Psiconauta, peça inspirada no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, aborda a importância da arteterapia nos cuidados com a saúde mental | Foto: Divulgação

O teatro também entra na agenda cultural da semana. No sábado, o espetáculo A Doutora e o Psiconauta abre temporada no Teatro Brasília Shopping. Inspirada na trajetória da psiquiatra Nise da Silveira, a montagem integra o projeto Arte em Engenho e propõe uma reflexão sobre a arteterapia e o papel da criatividade no cuidado em saúde mental.

♦ Espetáculo A Doutora e o Psiconauta
→ Data: sábado, às 20h
→ Local: Teatro Brasília Shopping
→ Entrada franca.

Festival Dulcina

Além da programação voltada ao público, a semana traz uma oportunidade para artistas e grupos de teatro da região.

O Festival Dulcina abriu inscrições para a seleção oficial de espetáculos do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride-DF). A convocatória recebe inscrições até o dia 16, e os trabalhos selecionados integrarão a programação da quarta edição do evento, prevista para maio.

♦ Festival Dulcina – Convocatória DF
→ Inscrições gratuitas até o dia 16 deste mês, neste link. O festival vai de 14 a 23 de maio, no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga.

Continue Lendo

Reportagens

Incra inclui 1,6 mil famílias do MA em Programa da Reforma Agrária

Beneficiários ocupam cinco territórios quilombolas no estado

Publicado

em

Por

Agência Brasil

 

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) incluiu 1,6 mil famílias de comunidades quilombolas do Maranhão no Programa Nacional de Reforma Agrária.

decisão está publicada na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial da União

A medida autoriza o processo de seleção das famílias por meio da Plataforma de Governança Territorial. Por meio da página, ocupantes de assentamentos e de áreas rurais da União passíveis de regularização podem solicitar a titulação pela internet, sem a necessidade de ir a uma unidade do Incra.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Territórios quilombolas

O Decreto nº 4.887/2003 determina que o Incra é a autarquia competente, na esfera federal, pela titulação dos territórios quilombolas.

Como parte de uma reparação histórica, a política de regularização fundiária de Territórios Quilombolas tem a finalidade de proporcionar vida digna e a continuidade desses grupos étnicos.

Veja a lista das comunidades beneficiadas:

Comunidade Município Número de Famílias
Bonsucesso Mata Roma 1195
Cipoal dos Pretos Codó 32
Mata Virgem Codó 20
Rampa/Alto Alegre/Piqui Vargem Grande 286
Vila Nova Ilha do Cajual Alcântara 79

 

Continue Lendo

Reportagens

CLDF vira passarela para celebrar superação de mulheres vítimas de violência

Desfile “Tecidas de Histórias” apresenta, nesta sexta (6), às 17h, na Galeria Espelho d’Água, “modelos” assistidas pelos comitês de proteção à mulher do GDF

Publicado

em

Por

 

Foto: Mariana Guedes / Divulgação

 

Convidadas especiais ocuparão a passarela, com a intenção de destacar “trajetórias marcadas por coragem e reconstrução”

A Galeria Espelho d’Água da Câmara Legislativa se transformará em passarela. Às 17h desta sexta-feira (6), desfilarão, no local, “modelos” assistidas pelos comitês de proteção à mulher, em grande parte vítimas de violência. O evento, que tem apoio do gabinete da deputada Doutora Jane (MDB), quer celebrar “superação, autoestima e autonomia” e faz parte da programação do Março Mais Mulher, organizado pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal.

Intitulado “Tecidas de Histórias”, será “mais que um evento de moda”, segundo o órgão do Governo do Distrito Federal (GDF). Na ocasião, além de mulheres acompanhadas pela pasta, convidadas especiais ocuparão a passarela, “consolidando-se como uma ação estratégica de protagonismo feminino”. A ideia é destacar “trajetórias marcadas por coragem e reconstrução”.

O desfile contará com coleções assinadas pelo estilista Fernando Cardoso e pela Estilosa Boutique, responsáveis pela construção estética e conceitual do evento, que pretende enfatizar “a força e a história” de mulheres atendidas pelos comitês de proteção à mulher.

Política pública recente, o objetivo dos comitês é ampliar a rede de acolhimento e fortalecer a busca ativa de vítimas de violência. A proposta é levar informação, escuta qualificada e orientação com a finalidade de devolver autoestima, visibilidade e dignidade. O atendimento é realizado na própria região onde as mulheres vivem, facilitando, por exemplo, o acesso àquelas que têm medo ou receio de procurar a polícia.

 

 

Agência CLDF

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010