Artigos
AMA Brasília Inspira a Felicidade: Lançamento do Quadradim da Felicidade e Concurso de Arte Visual
Movimento busca transformar Brasília na Capital da Felicidade, com destaque para o 1º Congresso Internacional e prêmio de R$ 10 mil em concurso artístico
A Presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA Brasília), Professora Doutora Cosete Ramos, inaugurou o ano de 2023 com o lançamento do movimento Quadradim da Felicidade no Distrito Federal, em 1º de janeiro.
Com o objetivo de transformar Brasília na Capital da Felicidade, a professora se inspirou nos critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para medir o Índice de Felicidade (FIB) dos países. Reconhecendo a relação direta entre felicidade e qualidade de vida, o projeto visa elevar a felicidade ao status de política pública. Uma das iniciativas destacadas pela AMA Brasília no Movimento Brasília Capital da Felicidade é a realização do 1º Congresso Internacional em Brasília: Ciência da Felicidade. Os recursos para a execução do evento já foram garantidos e a proposta recebeu aprovação do Ministério da Cultura.
O congresso está agendado para a primeira quinzena de abril, marcando as celebrações do aniversário de 64 anos de Brasília, e contará com a presença da renomada cientista norte-americana Bárbara Fredrickson, uma figura de destaque na psicologia positiva.
Com o intuito de envolver a comunidade, a AMA Brasília lançou o Concurso Público de Arte Visual, sob o tema “Brasília Capital da Felicidade”. As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro de 2024, e podem participar maiores de 18 anos com residência permanente no Distrito Federal.
A proposta é que as obras de arte inscritas no concurso, representativas de Brasília, sejam reconhecidas mundialmente como pertencentes ao “quadradinho”. É requisito essencial que as criações contenham a expressão “Brasília Capital da Felicidade”. O vencedor do concurso será agraciado com um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil, a ser entregue no Dia Internacional da Felicidade, estipulado pela ONU como 20 de março. O edital completo está disponível no site da AMA Brasília.
Essas iniciativas integram as propostas da Sociedade Civil acolhidas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE/DF).