Reportagens

Fundação Projeto TAMAR participa do 42º Simpósio Internacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas

O Evento ocorreu em Pattaya, na Tailândia, entre 24 a 29 de março de 2024

 

Seguindo a tradição anual, a Fundação Projeto TAMAR mais uma vez participou desse importante evento, que reúne “tartarugólogos” de todo o mundo. Foram 80 países representados e cerca de 700 participantes, com presença marcante dos grupos asiáticos envolvidos com a pesquisa e proteção das tartarugas marinhas.

O tema desta edição foi todos dentro e juntos, inspirando novas gerações para a conservação das tartarugas marinhas (“All in, all together, inspiring young generations”). O ponto alto do Simpósio, além de cerca de 250 apresentações científicas, foi o compartilhamento de informações e experiências entre os participantes, em ambiente informal e colaborativo. Os dois primeiros dias do encontro em Pattaya foram dedicados a 14 workshops e 6 reuniões regionais. Nos demais dias ocorreram diversas mesas redondas nos temas “Biologia na água”, “Anatomia, Fisiologia e Saúde”, “Conservação, Gestão e Políticas”, ”Biologia de Populações e Monitoramento”, dentre outras. Nossa equipe foi representada Neca Marcovaldi, Gustavo Stahelin, Bruno de Barros Giffoni, e Nina Marcovaldi.

Este ano, a Fundação Projeto Tamar apresentou três pôsteres. O primeiro entitulado “Shout-out to loggerheads in Brazil: Nesting trends from 1991 – 2019”, anunciando o aumento do número de ninhos da espécie tartaruga-cabeçuda, e que pode ser um importante indicativo do aumento da população. Também foi apresentado em parceria com outros pesquisadores o pôster “Olive ridley internesting behaviour in northeast Brazil based on high resolution tracking data”, sobre o comportamento entre as estações reprodutivas da espécie tartaruga-oliva no nordeste do Brasil, baseado em dados de alta resolução de rastreamento/telemetria. Apresentamos ainda um trabalho entitulado “Size matters: How sample size and molecular marker of choice affect mixed stock analysis”, onde foram feitas simulações de computador para avaliar o impacto do número de amostras e do marcador genético utilizado na precisão das análises de estoques mistos.

Por fim, fizemos uma apresentação “Juntos rumo à sustentabilidade: Protegendo as tartarugas marinhas!” durante a reunião regional dos programas de conservação de tartarugas marinhas da América Latina (RETOMALA).

É sempre muito gratificante para nós recebermos o reconhecimento e carinho da sociedade internacional de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. A Fundação é constantemente mencionada como uma iniciativa de sucesso na busca de soluções sustentáveis para perpetuação de suas ações de pesquisa, proteção, geração de emprego, renda e inclusão social.

Confira os trabalhos científicos apresentados pelo TAMAR no Simpósio na Tailândia:

Shout-out to loggerheads in Brazil: Nesting trends from 1991 – 2019
Olive ridley internesting behaviour in northeast Brazil based on high resolution tracking data

Size matters: how sample size and molecular marker choice affect mixed stock analysis

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reportagens

Motta critica novas tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e defende setor produtivo

Presidente da Câmara dos Deputados lembra que a Lei da Reciprocidade Econômica pode ser usada para defender os interesses nacionais

Publicado

em

Por

 

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Motta: “Medidas unilaterais e protecionistas como essas prejudicam a economia”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), repudiou a decisão do governo dos Estados Unidos de impor novas tarifas sobre produtos brasileiros.

Segundo Motta, o Parlamento brasileiro apoia o diálogo entre nações soberanas, mas discorda do uso de barreiras comerciais como instrumento de pressão política.

Ele lembrou que a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso Nacional, é um instrumento legítimo para defender os interesses nacionais.

Agressão à soberania
“Medidas unilaterais e protecionistas como essas prejudicam a economia, ameaçam empregos e penalizam setores produtivos estratégicos que geram renda e desenvolvimento no país”, disse Motta em nota oficial publicada na quinta-feira (16).

“Não há justificativa técnica ou comercial que legitime essa agressão ao livre-comércio e à soberania brasileira”, acrescentou.

Proteção do setor produtivo
Motta afirmou ainda que a Câmara dos Deputados acompanhará os desdobramentos da decisão norte-americana e atuará na defesa dos interesses do país.

“O Brasil permanece unido na proteção de seu setor produtivo, de seus exportadores e, sobretudo, dos empregos dos brasileiros”, reforçou.

 

Da Redação – ND

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Continue Lendo

Reportagens

Oficina gratuita de teatro musical abre inscrições para jovens de Taguatinga

Projeto selecionará 20 jovens para formação artística com foco na valorização da cultura afro-brasileira e no enfrentamento ao racismo

Publicado

em

Por

 

Por

Geovanna Gravia, da Agência Brasília | Edição: José Renato Garcia

Estão abertas as inscrições para a oficina Ópera Suburbana, iniciativa que une teatro musical e educação antirracista em Taguatinga. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui. O projeto selecionará 20 jovens para cinco meses de atividades gratuitas em canto, interpretação e expressão corporal. Ao final, o grupo apresentará um espetáculo voltado a estudantes da rede pública.

O projeto é destinado a jovens a partir de 14 anos, preferencialmente pretos e moradores de Taguatinga. As inscrições podem ser feitas até 28 de julho. Não é necessário ter experiência em teatro ou música.

As atividades começam em 30 de julho, no Centro Cultural Recita, em Taguatinga. Os encontros serão às quintas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h, até novembro.

Arte transformadora

 

Durante os encontros, os jovens terão aulas de canto, dança, interpretação, expressão corporal e vocal, além de atividades de dramaturgia e encenação. A proposta é usar a linguagem do teatro para discutir o racismo estrutural, ampliar a representatividade e valorizar a cultura afro-brasileira.

Ao fim da formação, os alunos montarão o espetáculo Ópera Suburbana, que terá cinco apresentações em Taguatinga. Quatro delas serão destinadas a estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio da rede pública. As sessões serão acompanhadas de material didático, palestras e debates para ampliar a discussão sobre educação antirracista.

Continue Lendo

Reportagens

Eleições: prazo para convenções partidárias começa nesta segunda-feira

Por meio delas, legendas divulgam oficialmente candidaturas e números

Publicado

em

Por

 

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

 

Começa nesta segunda-feira (20) o prazo para os partidos políticos fazerem suas convenções. Essa é uma das etapas mais importantes do período eleitoral, pois é nas convenções que os partidos definem seus candidatos aos cargos em disputa.

Os partidos terão até o dia 5 de agosto para realizarem suas convenções e enviarem as informações dos candidatos e seus respectivos números para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse envio é feito através do Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), pela internet.

Além da escolha dos representantes dos partidos nas eleições, são sorteados os números com os quais cada candidato concorrerá. O partido tem direito a manter o número de legenda usado na eleição anterior. Os candidatos também têm o direito de manter o número que usaram na eleição anterior para o mesmo cargo.

Também é na convenção que o partido formaliza coligação com um ou mais partidos.

Em 2026, os eleitores vão votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal).

Este ano, os partidos deverão fazer convenções estaduais, para escolha de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplentes, deputados federais, estaduais e distritais. A convenção nacional decide os candidatos a presidente e vice-presidente da República, ou a participação em uma coligação nacional.

Partidos que já marcaram convenções nacionais

  • Partido Democrático Trabalhista (PDT) – 20 de julho
  • Partido Liberal (PL) – 25 de julho
  • Partido Social Democrático (PSD) – 26 de julho
  • Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – 27 de julho
  • Partido Novo (Novo) – 27 de julho
  • Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – 30 de julho
  • Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) – 31 de julho
  • Partido Verde (PV) – 31 de julho
  • Missão – 1º de agosto
  • Partido da Causa Operária (PCO) – 1º de agosto
  • Partido Socialista Brasileiro (PSB) – 2 de agosto
  • Partido dos Trabalhadores (PT) – 2 de agosto
Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010