Artigos

BRASIL DEFINE PRESIDENTE E DIRETORA-EXECUTIVA PARA A COP30

Embaixador André Corrêa do Lago presidirá a Conferência, e Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima do MMA, fica responsável pela diretoria-executiva.

 

Com larga experiência na diplomacia e como negociador do regime das Mudanças Climáticas, o embaixador André Corrêa do Lago presidirá a COP30, a ser realizada em Belém do Pará, em novembro próximo. A Conferência terá como diretora-executiva a economista e doutora em Ciência Política, Ana Toni. A definição dos dois nomes pelo governo brasileiro marca um passo importante para a preparação e definições logísticas do Encontro.

 

No Palácio do Planalto, o presidente Lula, a ministra Marina Silva, o embaixador André Corrêa do Lago e a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, se cumprimentam. – Foto: Fernando Donasci/MMA

 

FUNÇÃO DO PRESIDENTE DA COP

O embaixador André Corrêa do Lago, como presidente da COP30, embora indicado pelo Brasil (país-sede), deve atuar de forma imparcial e conduzir a conferência segundo regras preestabelecidas. O seu trabalho de escuta e articulação praticamente já se inicou.

O presidente da COP intermedia negociações entre os Estados partes na Convenção Clima das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), com o objetivo de promover consensos e alcançar compromissos ambiciosos.

A COP29 foi no Azerbaijão e presidência formal da COP30 permaneça sob a responsabilidade do Azerbaijão até a abertura oficial. Caberá desde já ao Brasil, como presidência designada, liderar os esforços para o êxito das negociações, promovendo o diálogo entre países e demais partes interessadas.

ANDRÉ CORRÊA DO LAGO

PRESIDENTE DA COP30

Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), André Corrêa do Lago ingressou na carreira diplomática em 1982. Desempenhou funções no Brasil e no exterior, em áreas como energia, clima e meio ambiente, perante organismos internacionais e na promoção comercial do Brasil.

No Ministério das Relações Exteriores, chefiou os departamentos de Energia e de Meio Ambiente. Foi negociador-chefe do Brasil em diversas conferências ambientais e climáticas e também na Rio+20. Serviu nas embaixadas em Madri, Praga, Washington e Buenos Aires e na Missão junto à União Europeia, em Bruxelas. Foi embaixador do Brasil no Japão (2013-2018) e na Índia (2018-2023).

Desde março de 2023, exerce o cargo de secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, tendo sido negociador-chefe da delegação brasileira na COP28 (Dubai, EAU) e na COP29 (Baku, Azerbaijão) da UNFCCC.

ANA TONI – DIRETORA-EXECUTIVA DA COP30

Economista e doutora em Ciência Política, Ana Toni possui longa trajetória direcionada ao fomento de projetos e políticas públicas voltados à justiça social, meio ambiente e mudança do clima. Ana foi diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade – iCS (2015-2022), Presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2010 a 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2002). Foi conselheira do Grupo Gold Standard, Fundo Baobá para Equidade Racial, Light e Vibra Energia, IPAM, entre outros. É integrante da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade. É secretaria nacional de Mudança do Clima do MMA desde março de 2023.

 

Artigos

UnB tem finalistas no Prêmio Jabuti Acadêmico 2026

Obras dos docentes Edileuza Penha, Gabriele Cornelli e Elimar Pinheiro concorrem nas áreas de Artes; Tradução; e Ciências Agrárias e Ciências Ambientais. Premiação ocorre em 11 de agosto, em São Paulo

Publicado

em

Por

 

Continue Lendo

Artigos

Eleições 2026: conheça as regras e faça do seu voto um instrumento de transformação

Entenda o calendário eleitoral, as principais normas do pleito e a importância de buscar informação de qualidade para exercer um voto consciente e fortalecer a democracia brasileira.

Publicado

em

Por

 

Antes de escolher um candidato, o eleitor escolhe o futuro do país. Em 2026, milhões de brasileiros voltarão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. Mais do que um direito, o voto é um dos principais instrumentos da democracia e uma oportunidade de influenciar os rumos do Brasil pelos próximos anos.

As eleições deste ano seguem regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que buscam garantir transparência, igualdade entre os candidatos e segurança no processo de votação. O primeiro turno será realizado em 4 de outubro, enquanto o segundo turno, caso necessário para presidente e governadores, ocorrerá em 25 de outubro. A campanha eleitoral oficial começa em 16 de agosto, quando passam a ser permitidas as propagandas e os atos de campanha previstos na legislação.

Além do calendário, algumas normas ganharam destaque em 2026. O TSE atualizou regras relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas, reforçou medidas de combate à desinformação, aprimorou procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas e promoveu ajustes na regulamentação do Fundo Eleitoral. O objetivo é aumentar a transparência, proteger a integridade do processo eleitoral e oferecer mais segurança aos eleitores.

Mas conhecer as regras é apenas parte da responsabilidade do eleitor. O voto consciente começa muito antes do dia da eleição. É importante pesquisar a trajetória dos candidatos, avaliar suas propostas, verificar seu histórico de atuação e confirmar se as informações compartilhadas nas redes sociais são verdadeiras. Em um cenário marcado pelo grande volume de conteúdos digitais, desconfiar de mensagens sem fonte confiável e consultar os canais oficiais da Justiça Eleitoral faz toda a diferença.

Também vale lembrar que votos brancos e nulos não são direcionados a nenhum candidato e não alteram o cálculo dos votos válidos utilizados para definir os eleitos. Por isso, participar de forma consciente significa escolher um candidato de acordo com suas convicções e acompanhar, depois da eleição, o trabalho dos representantes escolhidos.

A democracia não se fortalece apenas no dia da votação. Ela depende da participação permanente da sociedade, do respeito às instituições e do compromisso de cada cidadão com a informação de qualidade. Informar-se, comparar propostas e votar com responsabilidade são atitudes que ajudam a construir um país mais justo, transparente e representativo.

Para conferir o calendário completo, as regras atualizadas e outras informações oficiais sobre as Eleições 2026, consulte a página oficial das Eleições 2026 do TSE e o Calendário Eleitoral.

Continue Lendo

Artigos

BRASIL HELOU ou BRASÍLIA HELOU

Brasília está mais triste.

Publicado

em

Por

 

Nos despedimos hoje de uma das mais importantes, carismáticas e realizadoras figura de Brasília: BRASIL HELOU.
Sua empresa construiu o Panteão e também a Igrejinha Ortodoxa do Lago Sul – projetos de Oscar Niemeyer.
Eu tinha um carinho especial por ele. Sempre proavitivo, tranquilo e levava na alma a força do Bemquerer.
Mais do que um pioneiro, Brasília perdeu um cidadão do bem e que, em vida, só fez o bem.
Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010