Reportagens

Homenagem aos sanitaristas é marcada por defesa do SUS e da democracia

Homenagem aos sanitaristas é marcada por defesa do SUS e da democracia

 

Foto: Felipe Ando/Agência CLDF

Sessão solene incluiu a entrega de moções de louvor aos profissionais pelos relevantes serviços prestados à saúde pública

Nesta quinta-feira (20), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu sessão solene em homenagem aos sanitaristas, profissionais dedicados à saúde coletiva, à gestão e à formulação de políticas públicas e à vigilância em saúde, entre outras atribuições. Os participantes da solenidade defenderam o aumento da participação dos sanitaristas no Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de aprimorar a rede pública.

“Nós temos condições de qualificar a gestão do SUS”, ressaltou o sanitarista Danylo Vilaça, presidente da Associação de Bacharéis em Saúde Coletiva (Asbac). “E não existe essa dissociação entre a gestão e a assistência. Elas estão juntas para alcançar os princípios da humanização, da equidade e da universalidade”, pontuou.

Presidente da Associação de Bacharéis em Saúde Coletiva, Danylo Vilaça (Foto: Felipe Ando/ Agência CLDF)

Para a estudante Jeniffer de Sá, do curso de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), a profissão precisa de mais reconhecimento e oportunidades. “Uma pergunta acompanhou muitos estudantes ao longo da graduação: E depois do diploma? Onde está o nosso espaço? O mercado e os serviços de saúde vão reconhecer quem é o bacharel de saúde coletiva? Essa insegurança fez e ainda faz parte da trajetória de muitos estudantes”, relatou Jeniffer.

Uma das conquistas recentes da categoria foi a regulamentação obtida neste ano pelo Decreto nº 12.921, de abril de 2026, que detalhou as condições previstas na Lei nº 14.725/2023, que regula a profissão de sanitarista.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Felipe Proenço, fez alguns esclarecimentos sobre o processo de registro dos sanitaristas no Sistema de Registro Profissional do Ministério da Saúde (Sirp-MS). Ele explicou que o decreto tem prazo de 180 dias para entrar em vigor, por isso os registros ainda não estão sendo emitidos. “Nós já estamos olhando esses pedidos de registro, mas ainda não estamos atualizando esse status no sistema”, informou o secretário.

Representantes do Ministério da Saúde, Ilano Barreto e Felipe Proenço, e a deputada Dayse Amarilio ao centro (Foto: David Calaça/ Agência CLDF)

História 

Os discursos destacaram que os sanitaristas trabalharam de forma decisiva pela criação do SUS na Constituição Federal de 1988. “O papel da saúde coletiva foi muito importante para que a gente pudesse ter, no momento de redemocratização do país, o nascimento do Sistema Único de Saúde, que é o maior patrimônio do povo brasileiro”, ressaltou a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB), propositora da sessão solene.

O papel histórico da categoria foi reforçado pela sanitarista Blenda Leite, assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). “Estamos aqui hoje fazendo essa homenagem porque tivemos, há algumas décadas, um movimento de reforma sanitária, quando alguns ousados sanitaristas, num momento de ditadura militar, defenderam a saúde, mas não como mercadoria, e sim como um direito”, lembrou a assessora do Conasems.

“Não existe Sistema Único de Saúde se nós não tivermos um cenário em que a democracia seja central”, afirmou o sanitarista Ilano Barreto, secretário-adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS). “Por isso, é necessário que os estudantes e os profissionais sanitaristas continuem mobilizados e participem ativamente da política. Essa é a chave para o sanitarista ter uma melhor absorção no mercado de trabalho e no Sistema Único de Saúde e assim conseguir, de fato, fazer a diferença na vida das pessoas”, avaliou Barreto.

No final, foram entregues moções de louvor aos profissionais pelos relevantes serviços prestados à saúde pública.

A sessão solene completa está disponível no YouTube da TV Câmara Distrital.

A cobertura fotográfica pode ser acessada no Banco de Imagens da Agência CLDF.

Agência CLDF

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reportagens

Evento promove o acolhimento, a informação e a valorização da amamentação

“Mamaço 2026” será realizado neste domingo (23), das 10h às 12h, no SESI Lab, com programação voltada à valorização da amamentação e à importância da rede de apoio

Publicado

em

Por

Por

Agência Brasília | Edição: Paulo Soares

A campanha Agosto Dourado ganha um momento especial neste domingo (23), com a realização do evento “Mamaço 2026”. Das 10h às 12h, o SESI Lab recebe mulheres, bebês, famílias, profissionais de saúde e a sociedade em geral para uma manhã de informação, acolhimento e valorização da amamentação.

A programação inclui a exposição fotográfica Do Mamá ao Papá: a jornada da alimentação saudável, espaços para registros, atividades culturais para famílias e bebês e orientações de profissionais de saúde sobre aleitamento materno.

Agosto Dourado

O leite materno é considerado o alimento padrão-ouro para os bebês. Rico em nutrientes e anticorpos, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, protege contra infecções e alergias e está associado à redução do risco de doenças crônicas ao longo da vida, como hipertensão, diabetes e obesidade. A amamentação também favorece o desenvolvimento cognitivo e fortalece o vínculo entre mãe e bebê.

Durante o mês de agosto, a campanha intensifica as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, reforçando que a amamentação é uma responsabilidade compartilhada e depende de uma rede de apoio acolhedora.

Rede de apoio

No Distrito Federal, a rede conta com 14 bancos de leite humano e sete postos de coleta, que oferecem apoio às famílias e contribuem para que recém-nascidos vulneráveis tenham acesso ao leite humano doado, com qualidade e segurança.

 

As equipes multiprofissionais dos locais orientam as mães sobre o manejo da amamentação e auxiliam na prevenção e no tratamento de dificuldades como ingurgitamento mamário, fissuras e problemas na pega, contribuindo para o estabelecimento e a manutenção do aleitamento materno.

Os endereços, horários de funcionamento e demais informações sobre os bancos de leite humano e postos de coleta estão disponíveis aqui e no portal Amamenta Brasília. O atendimento nesses locais é gratuito e não necessita de agendamento.

Serviço:
“Mamaço 2026 – Agosto Dourado”
Data: domingo (23 de agosto)
Local: SESI Lab – Setor Cultural Sul – Lote 1 – ao lado da Rodoviária do Plano Piloto
Horário: 10h às 12h

Continue Lendo

Reportagens

TSE divulga tempo dos candidatos à Presidência no horário eleitoral

Programas começam a ser veiculados em 28 de agosto

Publicado

em

Por

André Richter – Repórter da Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (20) o tempo que os candidatos à Presidência da República terão no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que será exibido entre 28 de agosto e 1° de outubro. 

Confira abaixo o tempo de cada candidato:

  • Coligação Brasil Pronto para Mais – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) : 5 minutos e 31 segundos diários.

A chapa é formada pelo PSB, PDT, Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e a Federação PSOL/Rede.

  • PL – Flávio Bolsonaro: 4 minutos e 20 segundos diários.

A chapa do candidato não formou coligação com outros partidos.

  • PSD – Ronaldo Caiado:  2 minutos e 2 segundos diários.

A chapa do candidato não formou coligação com outros partidos.

  • Avante – Augusto Cury: 35 segundos  diários.

A chapa do candidato não formou coligação com outros partidos.

Conforme sorteio realizado, o Avante será o primeiro a exibir sua propaganda no início do horário eleitoral. Em seguida, serão apresentadas as campanhas do PSD, PL e da Coligação Brasil Pronto para Mais. Nos dias seguintes, a exibição seguirá forma de rodízio.

Inserções

O tribunal também divulgou o tempo dos candidatos nas inserções que deverão ser veiculadas na programação diária das emissoras.

A coligação do PT terá 433 inserções, seguida pelo PL (339); PSD (159) e Avante (47).

Conforme sorteio realizado, o Avante será o primeiro a exibir sua propaganda no início do horário eleitoral. Em seguida, serão apresentadas as campanhas do PSD, PL e da Coligação Brasil Pronto para Mais. Nos dias seguintes, a exibição seguirá a forma de rodízio.

Como é calculado o tempo de propaganda eleitoral

O acesso ao horário eleitoral gratuito é calculado conforme a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados.

A campanha Lula terá o maior tempo por ter formado a maior aliança com outros partidos.

A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) tem 81 parlamentares. Por estar coligado com a Federação PSOL/Rede, o PDT e o PSB, a representatividade subiu para 127 deputados.

O PL, de Flávio Bolsonaro, tem 98 deputados, mas concorre isolado. O PSD tem 42 e também não se coligou, assim como o Avante, que possui 7 parlamentares.

Os demais candidatos não alcançaram as cláusulas de desempenho para terem acesso ao horário eleitoral. Suas legendas não possuem o mínimo de 13 deputados nem obtiveram pelo menos 2,5% dos votos válidos nacionais para a Câmara ou 1,5% de votos válidos nos estados.

Eleições 2026

O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro, quando serão eleitos deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República.

O segundo turno está marcado para o dia 25 e pode ocorrer na disputa para os cargos de governador e presidente. Os eleitores voltarão às urnas se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos, no primeiro turno.

Continue Lendo

Reportagens

Conheça os filmes do Distrito Federal que disputarão o 28º Troféu Câmara Legislativa

Este ano, 15 produções concorrem a R$ 298 mil em prêmios. Os títulos serão exibidos, de 14 a 18 de setembro, durante o 59º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Publicado

em

Por

 

Foto: Montagem realizada com fotos de divulgação

Longas selecionados foram Amadeo e o Hipotético Mundo Novo; Mapas; Onde Moram os Irmãos; e Nem Todos Sabem

A 28ª edição do Troféu Câmara Legislativa terá quatro filmes de longa-metragem e 11 de curta-metragem (veja abaixo) na disputa por um total de R$ 298 mil em prêmios. Destinada a produções do Distrito Federal, a premiação foi criada há três décadas, pela CLDF, com o objetivo de reconhecer e incentivar os realizadores brasilienses. Este ano, a exibição ocorrerá de 14 a 18 de setembro, durante a Mostra Brasília, que integra a programação oficial do 59º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Os filmes que concorrem ao 28º Troféu Câmara Legislativa foram anunciados na manhã desta terça-feira (18), durante coletiva de imprensa de lançamento do festival. Os títulos de linguagens diversas — ficção, documentário, animação e híbridos — foram selecionados por um grupo de especialistas composto por Ana Arruda, Bethania Maia, Daniela Diniz, Marcelo Barbosa e Paulo Duro Moraes, que examinou 132 títulos, sendo 23 longas e 109 curtas-metragens, habilitados entre os inscritos.

Para a Comissão de Seleção, a programação, que será mostrada no Cine Brasília, “reúne filmes marcados pela invenção, risco, incômodo, observação atenta e, sobretudo, pela autenticidade”. Eles observam que são “obras que partem de memórias, afetos e estranhamentos para ampliar nossa percepção sobre o Distrito Federal e aqueles que o habitam”. Os integrantes também ressaltam que, “ao reconhecer talentos locais”, o conjunto “reafirma o cinema como linguagem artística, espaço político e ponto de encontro entre realidades que divergem, mas que coexistem no mesmo território”.

Por fim, apontam que, “em uma época marcada pela imprevisibilidade”, os 15 títulos que disputam o 28º Troféu Câmara Legislativa “plasmam, com coragem e inquietude, a potência de materializar e compartilhar histórias. Um gesto de persistência que merece ser valorizado, pois reafirma o cinema como uma forma de compreender, questionar e imaginar o tempo em que vivemos”.

28º Troféu Câmara Legislativa
Filmes selecionados

Longas-Metragens
Amadeo e o Hipotético Mundo Novo (animação), de Brenda Lígia e Edu Felistoque
Mapas (ficção), de Rafael Lobo
Nem Todos Sabem (documentário), de Edileuza Penha de Souza
Onde Moram os Irmãos (ficção), de Marisa Mendonça

Curtas-Metragens
A Arte Perdida da Lombada (ficção), de Helena Sarmento e Gabriel Brito
Ar-Dor (ficção), de Mike Peixoto
Dora (ficção), de Murilo Abreu
Hacker Leonília (animação), de Gustavo Fontele Dourado
Impostor (ficção), de Rafael Ribeiro Gontijo
Isso Aqui é Várzea! (documentário), de Flávio Costa
Madre (documentário), de Talita Carvalho e Carol Matias
Não Há Crime no Plano Piloto (ficção), de Gabriel Machado
O Jardim Mágico (animação), de Naira Caneiro e Carlon Hardt
Rima (híbrido), de Josianne Diniz
Vinte Vinte Quatro (híbrido), de Davi Pieri

Marco Túlio Alencar – Agência CLDF

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010