Silvestre Gorgulho, de Brasília
A pergunta é: Por quê os veículos elétricos não conseguem entrar no
mercado no Brasil? Quem dá a resposta é Ângelo Vian (foto), presidente
da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia: o problema é
apenas comercial. Tudo se resume na falta de definição sobre normas
para emissão de poluentes. Essa é uma das principais barreiras para a
redução no preço do veículo elétrico e, conseqüentemente, para o
desenvolvimento do seu mercado. O veículo elétrico híbrido é, para
Vian, a solução do momento. Segundo Vian, a diferença de preço dos VEs
em relação aos convencionais – cerca de 4 mil euros ou R$ 11,3 mil – é
um fator determinante no impedimento do crescimento do mercado de
veículos elétricos. “No entanto, se forem impostas restrições mais
drásticas na questão da poluição, o mercado para o veículo elétrico
será criado automaticamente”, avalia.
Esse
tema será discutido durante o 4° Seminário e Exposição de Veículos
Elétricos que o INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética
realiza nos dias 15 e 16 de agosto, na Escola Senai Mário Amato, em São
Bernardo do Campo-SP. Para reforçar sua opinião, Ângelo Vian cita a
imposição de regras em relação à emissão de poluentes na Califórnia,
EUA, berço do veículo elétrico. “A adoção de medidas contra os
automóveis que contribuiam para a poluição do ar estimulou o
desenvolvimento dos VEs”, lembra.
Toyota e Honda
Mesmo diante das barreiras existentes, Ângelo enxerga uma tendência de
crescimento do mercado. “A Toyota e a Honda saíram na frente e já
dispõem de modelos competitivos. Outros fabricantes de veículos tentam
recuperar o tempo perdido”, analisa Vian. Segundo ele, algumas
montadoras estão investindo em projetos de híbridos que combinam a
eletricidade e diesel (no lugar da gasolina), além de outras
iniciativas para tentar obter um motor a gasolina que polua menos. Na
sua avaliação, o veículo puramente elétrico tem uma autonomia limitada
e ainda depende de novas tecnologias para o desenvolvimento de baterias
mais leves. “O híbrido foi a grande jogada”, reforça.
As estimativas indicam que existem cerca de 300 mil veículos híbridos
em circulação em 23 países. Ângelo Vian considera essa frota ainda
tímida. Para ele, é importante voltar à atenção para o mercado de VEs,
uma vez que o desenvolvimento desse tipo de veículo alterará não apenas
o setor de transportes, mas, também, o de energia. “A frota atual no
mundo, embora pequena, gera cerca de 9 mil megawatts, o equivalente a
uma usina de Itaipu”, compara.
“Todos que estão envolvidos na geração e distribuição de energia devem
começar a estudar o impacto dos VEs para o setor, seja na condição de
consumidores de eletricidade para a recarga das baterias, ou como
fornecedores”, diz Vian.
Como funciona
O veículo elétrico híbrido tem um tanque de combustível, como um carro
convencional, mas os primeiros quilômetros do percurso são feitos com a
energia da bateria, que é recarregada por um gerador de eletricidade a
bordo e, também, pela energia aproveitada das frenagens. Já o híbrido
plug in, conta com uma bateria com capacidade maior que pode ser
recarregada numa tomada dentro da garagem da casa, tendo autonomia para
rodar os primeiros 30 a 40km somente com essa energia acumulada. Mas
ainda é preciso criar a infraestrutura para recarregar todas as
baterias a partir de uma simples tomada.
Ao ser carregada, a bateria tem uma carga especial que não é problema
para a rede elétrica, mas os impactos devem ser previstos e estudados
com todos os seus atores: geradores, transmissores e distribuidores
envolvidos no processo, explica Ângelo Vian.
Os VEs podem ser classificados em cinco famílias:
VE a bateria – VEB – a energia é fornecida por um conjunto de baterias que são recarregadas na rede elétrica. VE híbrido – VEH – a energia é fornecida por um gerador a bordo. VE de célula a combustível –
VECC é suprido por células a combustível, equipamento eletro-químico
que transforma a energia do hidrogênio diretamente em eletricidade. VE ligado a rede ou troleibus – a energia é fornecida pela rede elétrica VE Solar – VES – a energia é fornecida por placas fotovoltáicas.
O Seminário
O VE 2006 – 4° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, organizado
pelo INEE debaterá todos os aspectos relacionados aos veículos
elétricos, sejam a bateria, híbridos e de célula a combustível,
envolvendo os tipos, a eficiência, o mercado, as pesquisas, a
divulgação e a matriz energética.
Além do seminário haverá também uma exposição de tecnologias, produtos
e serviços com as novidades dos mercados que envolvem os veículos
elétricos. É aberta ao público.
A Rádio MEC apresenta, nesta quinta-feira (30), às 21h, uma edição especial do Jazz Livre dedicada ao Dia Internacional do Jazz. A data, celebrada pela Unesco desde 2012, destaca o gênero como um instrumento de liberdade, criatividade e diálogo entre culturas.
A atração da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) traz uma curadoria de músicos, com depoimentos e repertórios afetivos sobre o estilo musical.
O Jazz Livre convidou artistas que já se apresentaram na atração a comentar os discos e músicas importantes para a história do gênero. Ao longo do programa, os ouvintes terão acesso a recortes dessas sugestões.
O pianista Renan Francioni, o baterista Antônio Neves Esteves e o compositor Gilson Peranzetta são alguns dos nomes que indicaram obras relevantes do estilo. A proposta é evidenciar o jazz como um gênero que marca a inovação, o apuro estético, o improviso e a fusão entre linguagens e culturas.
Dia Internacional do Jazz
Com origem nas comunidades afro-americanas no sul dos Estados Unidos, por volta do final do século XIX e início do XX, o jazz é uma expressão artística que combina elementos de várias tradições musicais, como o blues.
De acordo com especialistas, um dos traços mais distintivos do jazz é a improvisação. Os músicos criam solos espontâneos durante as performances, o que torna cada apresentação única.
Sobre o Jazz Livre
No ar de segunda a sexta-feira na faixa das 21h, o Jazz Livre tem uma hora de duração com o melhor repertório do gênero e da música instrumental. A produção oferece ao público a oportunidade para interagir através do WhatsApp (21) 99710-0537. Os ouvintes podem participar das edições e mandar mensagens para a equipe da emissora pública.
Apresentado por Sidney Ferreira, o Jazz Livre tem produção de Anderson Domingos e Carlos Soca. A coordenação de produção fica com Rodrigo Soprana. Thiago Regotto é o gerente executivo de rádio.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. Mas também há espaço garantido para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no aplicativo Rádios EBC.
Devido a eventos previstos para o período entre sexta-feira (1°/5) e domingo (3), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) interditará vias do Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Parque da Cidade e Paranoá.
Parque da Cidade
De sexta-feira a domingo, será realizado o evento Brasília Auto Indoor no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. As ações de trânsito terão início nesta quinta-feira (30), às 12h, com o patrulhamento das vias e a implantação da sinalização viária. As equipes vão sinalizar a faixa de desaceleração para a entrada e a saída de veículos dos estacionamentos 1 e 2 e as faixas de pedestres nas proximidades do Pavilhão de Exposições.
Arte: Divulgação/Detran-DF
No sábado (2), a partir das 10h, está prevista a realização de um rali, com largada no Pavilhão de Exposições e percurso em direção à Colônia Agrícola Aguilhada e Núcleo Rural Nova Betânia, na BR-251. As equipes do Detran-DF farão as intervenções viárias necessárias durante a saída dos veículos e a transição para a Via S1.
Os participantes farão uma parada na região do Café sem Troco e retornarão, pela DF-130, passando pela Torre de TV Digital, até o Parque da Cidade. A previsão é que a chegada ocorra até as 16h.
Durante os dias do evento, os agentes do Detran-DF atuarão no controle de tráfego nas imediações do Pavilhão de Exposições, em pontos fixos e realizando o patrulhamento na região a fim de melhorar a fluidez, auxiliar a travessia de pedestres e coibir infrações de trânsito.
Arena Mané Garrincha
Nesta sexta-feira e no sábado, o Detran-DF fará intervenções viárias nas imediações da Arena Mané Garrincha, onde será realizado o Festival Micarê.
Na Via N1, na altura do Planetário, e na via de contorno do Estádio Nacional de Brasília, o Detran-DF implantará sinalização viária para a travessia de pedestres e para coibir o estacionamento irregular. Na entrada principal de automação da arena, será sinalizada uma área destinada aos táxis.
Também serão instalados painéis eletrônicos de mensagens em locais estratégicos para orientar condutores e pedestres. A partir das 15h30, as equipes vão atuar em pontos fixos e em patrulhamento na região para garantir a fluidez do tráfego e coibir infrações.
Esplanada dos Ministérios e via Palácio Presidencial
Na sexta-feira, será realizada a corrida 100% Você, com percursos de 5 km e 10 km pelas vias S1, Palácio Presidencial e N1. A largada dos participantes ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Museu da República, e a chegada será na altura do Ministério da Economia.
A partir das 6h30, a Via S1 será bloqueada na altura do Museu da República, com desvio do fluxo de veículos para a L2 Sul. No momento da largada, a via será totalmente interditada e o fluxo será retido. Após a passagem dos corredores, o acesso à L2 será liberado. Os motoristas que seguirem pela L2 Sul, no sentido Esplanada, serão direcionados para o Buraco do Tatuí.
Na Esplanada, a faixa mais à direita será destinada à saída de veículos dos ministérios. O fluxo seguirá até a altura do Itamaraty, onde será desviado para a Via S2. A partir desse ponto, a S1 estará totalmente bloqueada para o tráfego de veículos. O acesso ao estacionamento da Catedral de Brasília será permitido apenas pelo túnel da Cúria, na S2.
Na Via N1, o bloqueio ocorrerá desde o quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) até a via de ligação N1/S1, na altura do Museu da República. Os acessos à N1, pela via Palácio Presidencial e pela L4 Norte estarão fechados. Ainda na N1, a faixa mais à direita, será destinada à saída de veículos de emergência do CBMDF, enquanto as demais faixas serão utilizadas pelos participantes do evento.
As equipes do Detran-DF também farão a interdição do acesso à via Palácio Presidencial, sentido Palácio do Jaburu, com o desvio do fluxo de veículos para a Estrada Parque das Nações (Via L4).
Durante o evento, as equipes de fiscalização do Detran-DF atuarão no controle do tráfego para garantir a segurança viária. A previsão é que as vias sejam liberadas a partir do meio-dia.
Paranoá
Na sexta-feira, será realizado o 7º Encontro de Carrinhos de Rolimã, no Parque Vivencial do Paranoá. As ações de trânsito terão início nesta quinta, às 23h59, com a implantação da sinalização viária na entrada do parque, na altura da Quadra 4, até a rotatória, próxima à unidade do Detran-DF. No local do evento, serão sinalizadas áreas de estacionamento para o público geral, autoridades, veículos de emergência e um heliponto.
A entrada do Parque Vivencial, pela rodovia DF-005, será destinada à saída de veículos de emergência, sendo permitido o acesso de pedestres. O estacionamento de veículos no gramado, na área externa do parque, será permitido.
Durante o evento, os agentes do Detran-DF farão o controle da entrada e da saída de veículos do Parque Vivencial, além de realizar o patrulhamento da região para garantir a segurança e a fluidez do trânsito. As equipes de fiscalização utilizarão viaturas e motocicletas e contarão com o apoio do helicóptero Sentinela, que fará o monitoramento das condições do tráfego.
Eixo Monumental
Neste domingo, o Detran-DF realizará interdições em trechos das vias S1 e N1 do Eixo Monumental para o Circuito da Saúde 2026 — Etapa Ana Néri. A corrida terá percurso de 5 km, com largada e chegada no Memorial dos Povos Indígenas.
A partir das 6h30, nas vias S1 e N1, no trecho entre o Ulysses Centro de Convenções e a via de ligação N1/S1, entre a Catedral Rainha da Paz e a Praça do Cruzeiro, as três faixas mais próximas ao canteiro central serão interditadas. O tráfego de veículos permanecerá liberado nas demais faixas. A previsão é que as interdições ocorram até as 11h.
Começam a valer nesta quarta-feira (29) novas metas de incentivo à leitura em todo o país. Pelos próximos dez anos, o Plano Nacional do Livro e Leitura 2026-2036 pretende ampliar o número de bibliotecas e facilitar o acesso da população a livros.
O documento, publicado no Diário Oficial da União, serve de instrumento para que estados, municípios e sociedade civil conheçam e implantem os novos normativos de gestão cultural aprovados desde 2023, como o Sistema Nacional de Cultura, o Programa Escola em Tempo Integral e o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares.
A base do plano é a compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos indispensáveis ao desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas, de acordo com os princípios a seguir:
compreensão do livro como economia, da leitura como cidadania e da literatura como valor simbólico criativo;
valorização da leitura como ato criativo de construção de sentidos;
promoção do direito à literatura;
desenvolvimento da escrita criativa e literária;
garantia de acesso ao livro e a outros materiais de leitura.
Página exclusiva
O Ministério da Cultura lançou no dia 23 deste mês a nova página do Plano Nacional do Livro e Leitura. A navegação foi organizada em áreas temáticas que facilitam o acesso aos conteúdos. Entre os destaques estão as seções Políticas e Programas, Legislação, Guias e Cartilhas.
Após um período de desatualização desde o ciclo anterior (2006–2016), a retomada do Ministério da Cultura, em 2023, recolocou a construção do novo Plano como prioridade. A execução do plano envolve, além do Ministério da Cultura e da Educação, instâncias colegiadas responsáveis por sua governança.