Artigos
Crenologia e as virtudes purificadoras
A descoberta das primeiras fontes de águas medicinais em São Lourenço ocorreu no século 18. Mas nos anos 40, as cidades do Circuito das Águas viveram seu momento de glória, com o parque hoteleiro funcionando também com a grande demanda por cassinos.
“Naquela época, a CRENOLOGIA – estudo das águas minerais – fazia parte do curriculum das faculdades de medicina”, diz Sidney Cabizuca, médico e ex-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde. “Havia médicos especializados nessa cadeira, mas, no pós-guerra, a cultura do termalismo sofreu com a influência da indústria farmacêutica e praticamente acabou”, lamenta.
As estações de água duravam 21 dias e os turistas recebiam orientação médica sobre o tipo e a quantidade de água que deveriam tomar durante aquele período. De acordo com a médica termalista, homeopata e antroposófica, Nélida Amélia Fontana, a fixação dos 21 dias vem desde a antiguidade. “Antigamente os banhos eram um referencial para tratamentos”, explica a médica. Para gregos e romanos, a água tinha virtudes purificadoras. Durante o Império Romano – lembra Nélida – as termas eram públicas e gratuitas.
Mas, na Idade Média, época da inquisição, a Igreja considerou que as termas eram locais de promiscuidade “e a água foco de contaminação”, conta a médica.
AGUAS DAS FONTES DE SÃO LOURENÇO
Nomes, características e propriedades
| Fonte Oriente (fluoretada) |
Diurética e digestiva. Usada para tratar problemas renais e intoxicações. |
| Fonte Andrade Figueira (magnesiana) |
Indicada para o fígado, vesícula biliar e intestino grosso. |
| Fonte Vichy (alcalina) |
Esse tipo de água só foi encontrado em São Lourenço e em Vichy, na França. É eficiente no tratamento de úlcera péptica, problemas gástricos, renais, arteriosclerose e insuficiência cardíaca. |
| Fonte Primavera (ferruginosa) |
Para casos de anemia, astenia e anorexia. Deve ser usada com cautela, porque costuma provocar cólica. |
| Fonte Alcalina (bicarbonata) da mista |
Ajuda na eliminação de ácido úrico e cálculos renais, além de tratar úlceras duodenais. |
| Fonte Jayme Sotto Mayor (sulfurosa) |
É laxativa, portanto recomendada para quem sofre com problemas de intestino. Também é usada para tratar diabetes, doenças do co |