Reportagens

Páscoa Saudável: Saúde mental em dia para um consumo consciente

Especialista em comportamento mostra como a saúde mental abalada pode influenciar negativamente na data, despertando gatilhos

 

Com a Páscoa se aproximando, os consumidores vão às compras em busca dos tradicionais ovos de chocolate, alimentos para a ceia de Páscoa e outros presentes, e com isso, muitos gatilhos podem ser ativados como: compensação emocional, compulsão por compras ou até substituição de presença por chocolates. Rebeca Toyama, especialista em comportamento e tendências, faz um alerta para a data e mostra que a saúde mental em dia traz inúmeros benefícios, além de também afastar a ansiedade, a culpa e o estresse financeiro.

A Páscoa de 2023 será um pouco mais ‘salgada’ pela forte alta do preço dos alimentos neste ano. Um levantamento da FecomercioSP, aponta uma alta média acima da inflação para serviços e produtos ligados à data. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens,Serviço e Turismo), o chocolate ficou 13,9% mais caro nos últimos 12 meses, e entre fevereiro de 2022 e fevereiro deste ano, a inflação foi de 6,66%. Isso significa que o chocolate dobrou de preço em relação à inflação oficial.

E ainda se tem o agravante da inadimplência e do endividamento das famílias que só vem aumentando e, em contrapartida, a intenção de consumo da população cresceu 0,8% em março e atingiu 96,7 pontos, o maior nível desde março de 2020, segundo o indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF).

“É assustador ver os índices citados acima. E isso merece uma boa reflexão, pois precisamos identificar os motivadores desses comportamentos: como o estresse, a culpa pela falta de presença junto a pessoas queridas ou ainda compensação pela falta de qualidade de vida. Mas gastar sem planejamento, além de não resolver os incômodos, vai gerar mais ausência de bem-estar financeiro e isso vira um ciclo sem fim. É Importante ressaltar que parcelar bens de consumo nunca é bom” comenta Rebeca Toyama, especialista em comportamento e tendências.

Distúrbio financeiro e emocional

Segundo a especialista, quando se fala sobre distúrbio financeiro, destacamos os padrões persistentes, previsíveis e frequentemente rígidos de comportamentos prejudiciais relacionados ao dinheiro, onde trazem estresse, ansiedade e sofrimento emocional que impactam em várias áreas da vida.

“As pessoas que sofrem de distúrbio financeiro, em sua grande maioria, sabem o que precisam modificar, mas não conseguem mudar o comportamento, portanto, é necessário ajuda de um profissional. Compras compulsivas ou até a substituição de presença por bens, como o chocolate nesta Páscoa, são comportamentos que precisam ser revisados e observados, pois isso não é brincadeira” alerta, Toyama.

Já os distúrbios emocionais, podem trazer consigo a troca da emoção por bens materiais ou até a compensação por comida, e neste caso, chocolate. Segundo Rebeca, por não terem inteligência emocional bem desenvolvida, essas pessoas acabam substituindo as emoções por guloseimas ou por compras.

Ou até mesmo, a substituição de presença por chocolates, que neste caso, por conta da correria do cotidiano e a falta de tempo de qualidade, vem a culpa. “É a sensação de dever algo para uma pessoa querida, e com a culpa a gente toma atitudes irracionais na aquisição de outras coisas, como se o ovo de Páscoa fosse um pedido de perdão pela culpa por estar tão ausente”, revela Rebeca.

Por isso é necessário o cuidado com a saúde mental. É olhar com atenção alguns atos do dia a dia, e quando necessário e não conseguir sozinho, procurar a ajuda de um profissional. A saúde mental impacta na vida pessoal, profissional e financeira.

A especialista em comportamento e tendências, Rebeca Toyama, preparou 4 principais dicas para ter um consumo consciente e se afastar dos distúrbios emocionais e financeiros nesta Páscoa de 2023.

1- Reúna a família e aproveite a data para resgatar a essência da Páscoa, que muitas vezes fica resumida aos aspectos comerciais;

2- Experiências podem ser mais memoráveis que um ovo de chocolate, seja criativo ao presentear;

3- Aproveite a data para praticar o consumo consciente, além de se perguntar se realmente precisa comprar, não caia na tentação de parcelar em 10 vezes, algo que será consumido em poucas horas;

4- Ensine educação financeira para as crianças, mostrando a diferença entre o preço do chocolate em barra e o ovo de Páscoa.

 

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reportagens

Câmara debate manutenção da alíquota reduzida da contribuição previdenciária municipal

O tema vem sendo objeto de embate entre o governo e o Congresso desde agosto do ano passado

Publicado

em

 

Gilson Daniel: dívida de municípios com previdência impacta a capacidade de investimento

A Câmara dos Deputados promove comissão geral nesta terça-feira (16) para debater a manutenção da alíquota previdenciária patronal de 8% para municípios.

Essa alíquota vem sendo objeto de embate entre o governo e o Congresso desde agosto do ano passado, quando foi aprovado projeto que a reduziu para 8%. Até então, contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de municípios, era de 20%.

O presidente Lula tentou barrar a redução, mas o Congresso derrubou o veto e manteve os 8% (Lei 14.784/23).

Em seguida, uma medida provisória (MP 1202/23) revogou a redução da alíquota da contribuição previdenciária e a alíquota de 20% sobre a folha de pagamentos voltou a valer.

Em 1º de abril, o presidente do Senado decidiu não prorrogar a validade de parte da Medida Provisória 1202/23 e, assim, manter a desoneração da folha para municípios e a alíquota de 8% para todos os municípios com população de até 156 mil habitantes, cerca de 96% do total do País.

Diante do impasse, líderes governistas apresentaram na Câmara um projeto de lei que propõe o aumento gradual de contribuição previdenciária municipal (PL 1027/24).

Dívida bilionária
O pedido para o debate é do deputado Gilson Daniel (Pode-ES). Ele defende a redução da alíquota por representar uma economia de R$ 11 bilhões ao ano. Daniel alerta ainda para a dívida acumulada dos municípios com o Regime Geral de Previdência Social, que chega a R$ 190 bilhões.

“Essa dívida onerosa compromete significativamente os recursos municipais, impactando diretamente a capacidade de investimento em serviços essenciais à população”, alerta Daniel. “A redução da alíquota previdenciária patronal dos municípios alivia o ônus previdenciário, proporcionando um fôlego fiscal que permitiria aos municípios destinar recursos para áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura”, completa Gilson Daniel.

O debate sobre o tema ocorre no Plenário da Câmara dos Deputados, às 10h30.

 

Da Redação – GM

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

 

Continue Lendo

Reportagens

Sessão Solene destaca valorização da extensão rural governamental

A iniciativa é do deputado Roosevelt

Publicado

em

 

Foto: Assessoria/ Roosvelt

A iniciativa é do deputado Roosevelt

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza nesta terça-feira (16), às 9h30, sessão solene pela valorização da extensão rural governamental, por iniciativa do deputado Roosevelt (PL). Na opinião do distrital, a extensão rural governamental é uma peça-chave para o desenvolvimento sólido e sustentável da agricultura e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

O extensionista rural é responsável por garantir o elo entre o agricultor e as diversas políticas públicas. Ele acolhe as dúvidas e dificuldades, desde a parte de extensão até os assuntos relacionados à regularização da documentação, regularização do lote e a parte social.

“A extensão rural é uma atividade que visa à transferência de tecnologia e à formação de agricultores, com o objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas. O trabalho dos extensionistas rurais é fundamental para a segurança alimentar e para a economia do nosso país”, destaca o deputado Roosevelt.

Além disso, o parlamentar enfatiza a importância desta sessão solene como uma oportunidade única para homenagear esses profissionais e para chamar a atenção quanto à importância do trabalho que realizam, sendo possível conscientizar a sociedade e os legisladores sobre a necessidade de investir mais recursos nessa área.

*Com informações do gabinete do deputado Roosevelt

Luís Cláudio Alves – Agência CLDF

 

 

Continue Lendo

Reportagens

Escolha a melhor imagem do concurso Brasília em Foto

Com fotografias selecionadas por servidores do GDF, votação popular está aberta até domingo (21)

Publicado

em

 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

 

Em comemoração aos 64 anos de Brasília, a Secretaria de Economia (Seec), por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), promove mais uma exposição fotográfica elaborada com fotos produzidas por servidores e empregados públicos do Distrito Federal. Esta é a terceira edição do concurso Brasília em Foto, que visa destacar as belezas e peculiaridades da capital federal.

Concurso faz parte das comemorações do 64º aniversário de Brasília | Arte: Seec

Com 133 inscrições, o concurso tem votação aberta desta terça (16) a domingo (21). Uma curadoria de profissionais da área fotográfica avaliou e selecionou como finalistas 21 imagens, que estão expostas para avaliação do público no site oficial da Seec.

“Esta edição demonstrou uma grande visão artística”, avalia o fotógrafo Alan Cavalcante, que integra a comissão julgadora. “Os servidores capturaram lindamente a essência de Brasília”. Também integrante da comissão, Shizuo Alves pontua: “O cuidado que cada um teve de mostrar sua visão de Brasília foi o que mais me chamou atenção. Será difícil para o público selecionar apenas sete imagens’’.

O fotógrafo Sérgio Apolônio também elogia o material recebido: “Avaliar a criatividade, técnica e emoção por trás de cada foto foi uma responsabilidade. Estou feliz por participar desse processo e contribuir para reconhecer o talento dos fotógrafos que compartilharam sua visão única de Brasília”.

O resultado final da avaliação popular será divulgado no dia 22. O público conhecerá os vencedores por meio do perfil oficial do Instagram da Seec. Os autores das fotos vencedoras vão ganhar certificado de participação. A inauguração da mostra será no dia 25, às 15h, no Espaço Qualidade de Vida, no 16º andar do Anexo do Buriti.

Para votar, clique aqui.

*Com informações da Secretaria de Economia

 

Imagem 1 Por: Antônio Barbosa Júnior


Imagem 2 Por: Carlos Frederico de Macedo Coelho


Imagem 3 Por: Carlos Madson Reis


Imagem 4 Por: Daniel Costa de Oliveira


Imagem 5 Por: Eliane Alves Santiago


Imagem 6 Por: Frederico Augusto de Deus Costa Danin


Imagem 7 Por: Iris Borges da Silva


Imagem 8 Por: Jefferson Douglas Modesto


Imagem 9 Por: Kamila Gonçalves Lima de Oliveira


Imagem 10 Por: Larissa Caetano


Imagem 11 Por: Mara Bernardes Pimentel de Melo


Imagem 12 Por: Marcelo Jorge Carneiro de Freitas


Imagem 13 Por: Marcelo Vinicius Pimenta


Imagem 14 Por: Márcia de Souza Coelho


Imagem 15 Por: Maria Luiza S. B Vila Real


Imagem 16 Por: Naéllem Priscylla da Silva Torres


Imagem 17 Por: Pedro Henrique Cardoso


Imagem 18 Por: Rejane Vaz de Abreu


Imagem 19 Por: Ricardo José Câmara Lima


Imagem 20 Por: Simone Borges Nascimento


Imagem 21
Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010