Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger
Ir ao hospital, normalmente, não é uma das melhores experiências, sobretudo quando os pacientes são crianças. Mas esse sentimento foi amenizado no Hospital da Criança de Brasília (HCB) com uma nova iniciativa proposta pela administração: o Cineminha do HCB.
Enquanto aguardavam por atendimento no hospital, na manhã desta quinta-feira (13), as crianças puderam desfrutar de um espaço para assistir a desenhos educativos e interagir com a equipe brasiliense responsável pela criação do desenho exibido.
Após a exibição do desenho animado, as crianças conversaram com o autor, o designer Nestablo Ramos | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
O filme em cartaz era Aventuras na Hidrosfera, desenho animado de caráter pedagógico sobre biologia e educação ambiental. Ao final da exibição, a criançada pôde interagir e participar de outras atividades diretamente com os dubladores da obra.
“Quando eu era criança, gostava de biologia, mas não conseguia entender os termos que eram ensinados. Então, quis trazer isso para as minhas ações de hoje. Trouxemos a ciência, que às vezes é um tema complicado, e traduzimos para o formato de desenho animado, em uma linguagem mais simples”, explicou o designer e criador da obra, Nestablo Ramos.
“É muito importante ter esse espaço aqui. Hospital naturalmente é um ambiente muito pesado e a iniciativa trouxe leveza por meio dos profissionais e das crianças brincando”, diz Isleila Vieira, mãe de Sophia Camila Vieira
A pequena Valentina Araújo, 7 anos, assistia à exibição enquanto aguardava a consulta com médico. “Eu gostei, foi muito legal. Aprendi sobre o tubarão-branco. Espero voltar outras vezes”, compartilhou. A mãe, Bruna Liberato, 24 anos, emocionou-se ao ver a apreensão da filha, por estar em um hospital, transformando-se em um momento de lazer.
“Para nós que somos mães é muito difícil lidar com toda essa rotina de hospital. Quando fazem esses projetos, para inserir a criança e deixá-la mais à vontade, sem dúvida faz toda a diferença”, compartilhou a enfermeira.
Assim que saiu da sessão, Sophia Camila Magalhães, 7 anos, quis compartilhar o que aprendeu com o desenho: “Aprendi que a gente tem que tomar muito cuidado com os tubarões”.
Para a mãe de Sophia, Isleila Vieira, 42 anos, a distração ajuda enquanto se aguarda o atendimento médico. “É muito importante ter esse espaço aqui. Hospital naturalmente é um ambiente muito pesado e a iniciativa trouxe leveza por meio dos profissionais e das crianças brincando. O projeto está aprovado. O tempo para aguardar a consulta passa rapidinho desse jeito”, pontuou a dona de casa.
De acordo com a gestora e bióloga no HCB, Valdenize Tiziani, a expectativa é manter uma programação para dar continuidade ao projeto. “A ideia é a gente continuar com esse projeto, que é um anseio antigo da administração, que a gente promova mais oportunidades de educação para a saúde”, defendeu.
As inscrições para o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulheres estão abertas até o dia 30 de outubro. O objetivo é reconhecer jovens talentosas cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir para o futuro da ciência no país.
Promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a 8ª edição do prêmio será dedicada à categoria “Meninas na Ciência”.
Desde 2019, o Prêmio Carolina Bori já reconheceu 37 cientistas. Nesta edição, a premiação será voltada a estudantes do ensino Médio e da graduação que desejam seguir carreira científica.
Serão selecionadas seis vencedoras: três estudantes do ensino médio e três da graduação, distribuídas entre as três grandes áreas do conhecimento:
Humanidades,
Biológicas e saúde e
Engenharias, exatas e ciências da Terra.
As vencedoras serão anunciadas até 15 de janeiro de 2027.
Prêmios para as vencedoras:
Troféu
Prêmio em dinheiro (R$ 10 mil na categoria Ensino Médio e R$ 13 mil na graduação)
Apresentação de seus trabalhos durante a 79ª Reunião Anual da SBPC
Participação em mentoria exclusiva com pesquisadores renomados
As informações sobre as regras de participação estão disponíveis no edital do prêmio. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online.
Karol Ribeiro, da Agência Brasília | Edição: Plácido Fernandes
Em uma situação de emergência, saber qual número ligar pode reduzir o tempo de resposta e permitir que a vítima receba o atendimento necessário. No Distrito Federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende pelo telefone 192, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atende pelo 193. Embora os dois serviços atuem no atendimento à população e trabalhem de forma integrada, cada um tem atribuições específicas.
O Samu é responsável pelo atendimento pré-hospitalar em casos de urgência e emergência clínica. A equipe presta os primeiros socorros, estabiliza o paciente quando necessário e define, por meio da Central de Regulação Médica, a unidade de saúde para o encaminhamento
O Corpo de Bombeiros atua em ocorrências que envolvem resgate, salvamento, combate a incêndios, acidentes, desastres e outras situações de risco, além de realizar atendimento pré-hospitalar em ocorrências operacionais.
Quando ligar para o Samu
O telefone 192 deve ser acionado em situações de urgência ou emergência em saúde, como:
→ dor forte no peito;
→ falta de ar intensa;
→ desmaios ou perda de consciência;
→ convulsões;
→ sinais de acidente vascular cerebral (boca torta, dificuldade para falar ou perda de força em um lado do corpo);
→ engasgos;
→ parada cardiorrespiratória;
→ acidentes com vítimas;
→ quedas com suspeita de lesões graves;
→ queimaduras importantes;
→ afogamentos;
→ intoxicações;
→ trabalho de parto em situação de urgência.
⇒ Ao ligar para o 192, o cidadão deve informar o endereço completo, um ponto de referência, um telefone para contato, a ocorrência, o número de vítimas e o estado aparente delas. Essas informações permitem que a central de regulação envie o recurso adequado e oriente os primeiros cuidados até a chegada da equipe.
Quando ligar para o Corpo de Bombeiros (193)
O telefone 193 deve ser utilizado em situações como:
→ incêndios em residências, edificações, veículos ou vegetação;
→ acidentes de trânsito com vítimas;
→ pessoas presas em ferragens, elevadores ou locais de difícil acesso;
→ afogamentos;
→ vazamentos de gás ou produtos perigosos;
→ desabamentos;
→ salvamentos em altura, matas, cavernas ou áreas alagadas;
→ ocorrências que exijam resgate e atendimento pré-hospitalar com risco imediato à vida.
⇒ Durante a ligação, é importante informar o endereço completo, pontos de referência, a natureza da ocorrência, o número de vítimas, o estado aparente delas e se existem riscos adicionais, como incêndio, vazamento de gás ou fios energizados.
Atuação integrada
Em ocorrências como acidentes de trânsito, afogamentos, incêndios e traumas, Samu e Corpo de Bombeiros trabalham de forma integrada. Enquanto os bombeiros atuam em ações de resgate e na segurança da cena, o Samu é responsável pela avaliação clínica do paciente, pela regulação médica e pela definição da unidade de saúde para onde a vítima vai ser encaminhada, quando necessário.
As duas instituições mantêm comunicação permanente durante os atendimentos. Caso a ocorrência exija a atuação do outro serviço, a própria central faz a transferência da chamada ou aciona o recurso indicado, sem a necessidade de uma nova ligação.
Em caso de dúvida
Se houver incerteza sobre a gravidade da situação, a orientação é que a população faça a ligação. As centrais avaliam cada caso e definem a resposta para o atendimento.
Novo episódio do programa Nosso Quadradinho, da TV Câmara Distrital, apresenta histórias que valorizam a cultura
O episódio 78 do programa Nosso Quadradinho, da TV Câmara Distrital, já está disponível ao público. O programa destaca as belezas, as iniciativas e os talentos do Distrito Federal, apresentando histórias e projetos que valorizam a cultura, o empreendedorismo e as diferentes regiões da capital.
1) Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Brasília estuda o uso do óleo de pequi no tratamento de feridas e inflamações, principalmente aquelas de difícil cicatrização como as úlceras de pé diabético. O estudo une fitoterapia e nanotecnologia em busca de soluções mais acessíveis e eficazes.
2) O livro “A Reconquista do Passageiro”, do escritor Alex Carreiro, busca entender o problema do transporte no Brasil e propõe uma reestruturação a partir da recuperação da confiança de quem deixou de usar ônibus, metrôs e trens ao longo dos anos.
3) Um projeto da Universidade de Brasília, criado há 16 anos, busca aumentar a presença das mulheres nas ciências exatas, cursos ocupados, na maioria das vezes, por homens. O meninas.com já atuou em mais de 20 escolas no Distrito Federal e em Goiás e se tornou uma das principais iniciativas do Brasil na promoção da diversidade de gênero em tecnologia, conquistando premiações e reconhecimentos.
4) Manassés de Sousa é uma das maiores referências da música instrumental brasileira. Dono de uma carreira profissional reconhecida no Brasil e no exterior, com 16 álbuns autorais e quase 200 canções, o violonista veio a Brasília comemorar os 72 anos, no palco do Clube do Choro.
Nosso Quadradinho é exibido pela TV Câmara Distrital, com transmissão nos canais 9.3 (canal aberto), 11 (Claro), 29 (Sky) ou 9 (Vivo), aos domingos às 12h30 e 21h, de segunda e sexta às 14h30; terças às 9h e às 17h30; quartas às 12h e 20h; quintas às 22h20; sextas às 7h10; e aos sábados às 11h.