Arte transformadora
Reportagens
Educação profissional é chave para quem busca uma vaga no mercado de trabalho
DF conta com 18 unidades que oferecem cursos técnicos e de qualificação profissional, com 14,4 mil estudantes atendidos; aulas do segundo semestre começam no dia 29
Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger
Renata Brandão, 27 anos, tinha o sonho de abrir o próprio negócio. Foi quando soube, há um ano, que a Escola Técnica de Santa Maria estava oferecendo um curso de marketing. Antes mesmo da formatura, a pizzaria dela já estava em funcionamento. “Aprendi demais. Eles aprofundam mesmo no curso, você não vai aprender só por fora. Eles colocam você para fazer a teoria e a prática, tudo junto”, relata. “Entrei aqui dona do lar e saí empresária.”
Renata Brandão contou com os conhecimentos da Escola Técnica de Santa Maria para abrir sua pizzaria, enquanto Iraídes Lopes se capacita para melhorar as vendas do artesanato pela internet | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
A história de Renata é apenas uma entre inúmeros casos de sucesso da educação profissional e tecnológica no Distrito Federal. Atualmente, 18 escolas oferecem cursos de educação profissional, com 14,4 mil estudantes atendidos. As duas unidades mais novas dedicadas ao segmento são a de Santa Maria, entregue em 2023, e a Escola Técnica de Brazlândia, inaugurada em 2021. Na construção de ambas, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 30,6 milhões. Até o fim do ano, está prevista a entrega de mais um Centro Profissional Técnico, no Paranoá.
“A educação profissional é fundamental por vários motivos. Um deles é que ela prepara o estudante com as habilidades que ele precisa para enfrentar o mundo do trabalho. Outro é o desenvolvimento econômico. Ela forma um profissional qualificado, o que fortalece a economia. Tem também a adaptação técnica: ela mantém os alunos sempre atualizados com as tecnologias que são utilizadas. E a inclusão social, pois oferece oportunidade de qualificação a pessoas de diferentes contextos socioeconômicos, promovendo a igualdade”, aponta o diretor-substituto de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação do DF, James Duílio.
Todos os cursos ofertados são gratuitos. Eles podem ser de três tipos, com cargas horárias que variam de 160 horas a 1.200 horas: técnico de nível médio, especialização técnica e qualificação profissional. Para se inscrever, é necessário estar atento aos prazos, divulgados nas unidades e no site da Secretaria de Educação do DF. A idade mínima para participar é de 14 anos, mas não há limite máximo.
Otávio Rocha, 61 anos, já fez o curso técnico de marketing e vai estudar programação de dispositivos móveis. “É uma oportunidade aqui na cidade de se qualificar”
Iraídes Lopes, por exemplo, tem 70 anos. Ela acaba de concluir o curso de marketing e já está inscrita em mais um, de informática. Combinados, os dois vão ajudá-la a vender suas peças de artesanato na internet.
“Eu resolvi fazer um curso diferenciado para aumentar o meu currículo, que já é rico, graças a Deus. Mas eu pretendo estudar sempre, porque, com a idade que eu tenho, todo mundo diz: ‘Ah, já está velha, está acabada’. Eu não acho, não. Eu acho que velhice existe na cabeça de quem é jovem, que tem a velhice na cabeça. Agora eu não tenho, serei eternamente jovem. E aprendiz, porque estou sempre aprendendo. Estou sempre buscando cada vez mais e melhor. A minha vida é um eterno aprendizado”, afirma.
As aulas para o segundo semestre de 2024 começam no próximo dia 29. Otávio Rocha, 61, estará entre os alunos. Ele também fez o curso técnico de marketing e, agora, volta para cursar programação de dispositivos móveis. “Um novo curso para se profissionalizar, ingressar no mercado de trabalho. É um nível alto da Escola Técnica de Santa Maria. É uma oportunidade aqui na cidade de se qualificar, estar atualizado para o mercado de trabalho.”
“A oportunidade que eles estão tendo e que outros terão, para nós, é uma realização”, afirma a vice-diretora da Escola Técnica de Santa Maria, Deise Pereira
A rápida inserção desses estudantes no mercado de trabalho, aliás, é um dos resultados que impressiona a vice-diretora da Escola Técnica de Santa Maria, Deise Pereira, que destaca que a unidade é “um sonho de 20 anos”. “É uma comunidade que era muito carente em relação a isso. Então, desde o primeiro momento, quando a gente observou alguns alunos, como eles se destacam, têm um olhar diferenciado… Isso nos deixou muito felizes. A oportunidade que eles estão tendo e que outros terão, para nós, é uma realização”, celebra.
Reportagens
Motta critica novas tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e defende setor produtivo
Presidente da Câmara dos Deputados lembra que a Lei da Reciprocidade Econômica pode ser usada para defender os interesses nacionais
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), repudiou a decisão do governo dos Estados Unidos de impor novas tarifas sobre produtos brasileiros.
Segundo Motta, o Parlamento brasileiro apoia o diálogo entre nações soberanas, mas discorda do uso de barreiras comerciais como instrumento de pressão política.
Ele lembrou que a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso Nacional, é um instrumento legítimo para defender os interesses nacionais.
Agressão à soberania
“Medidas unilaterais e protecionistas como essas prejudicam a economia, ameaçam empregos e penalizam setores produtivos estratégicos que geram renda e desenvolvimento no país”, disse Motta em nota oficial publicada na quinta-feira (16).
“Não há justificativa técnica ou comercial que legitime essa agressão ao livre-comércio e à soberania brasileira”, acrescentou.
Proteção do setor produtivo
Motta afirmou ainda que a Câmara dos Deputados acompanhará os desdobramentos da decisão norte-americana e atuará na defesa dos interesses do país.
“O Brasil permanece unido na proteção de seu setor produtivo, de seus exportadores e, sobretudo, dos empregos dos brasileiros”, reforçou.
Da Redação – ND
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Reportagens
Oficina gratuita de teatro musical abre inscrições para jovens de Taguatinga
Projeto selecionará 20 jovens para formação artística com foco na valorização da cultura afro-brasileira e no enfrentamento ao racismo
Por
Geovanna Gravia, da Agência Brasília | Edição: José Renato Garcia
Estão abertas as inscrições para a oficina Ópera Suburbana, iniciativa que une teatro musical e educação antirracista em Taguatinga. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui. O projeto selecionará 20 jovens para cinco meses de atividades gratuitas em canto, interpretação e expressão corporal. Ao final, o grupo apresentará um espetáculo voltado a estudantes da rede pública.
O projeto é destinado a jovens a partir de 14 anos, preferencialmente pretos e moradores de Taguatinga. As inscrições podem ser feitas até 28 de julho. Não é necessário ter experiência em teatro ou música.
As atividades começam em 30 de julho, no Centro Cultural Recita, em Taguatinga. Os encontros serão às quintas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h, até novembro.
Durante os encontros, os jovens terão aulas de canto, dança, interpretação, expressão corporal e vocal, além de atividades de dramaturgia e encenação. A proposta é usar a linguagem do teatro para discutir o racismo estrutural, ampliar a representatividade e valorizar a cultura afro-brasileira.
Ao fim da formação, os alunos montarão o espetáculo Ópera Suburbana, que terá cinco apresentações em Taguatinga. Quatro delas serão destinadas a estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio da rede pública. As sessões serão acompanhadas de material didático, palestras e debates para ampliar a discussão sobre educação antirracista.
Reportagens
Eleições: prazo para convenções partidárias começa nesta segunda-feira
Por meio delas, legendas divulgam oficialmente candidaturas e números
Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil
Começa nesta segunda-feira (20) o prazo para os partidos políticos fazerem suas convenções. Essa é uma das etapas mais importantes do período eleitoral, pois é nas convenções que os partidos definem seus candidatos aos cargos em disputa.

Os partidos terão até o dia 5 de agosto para realizarem suas convenções e enviarem as informações dos candidatos e seus respectivos números para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse envio é feito através do Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), pela internet.
Além da escolha dos representantes dos partidos nas eleições, são sorteados os números com os quais cada candidato concorrerá. O partido tem direito a manter o número de legenda usado na eleição anterior. Os candidatos também têm o direito de manter o número que usaram na eleição anterior para o mesmo cargo.
Também é na convenção que o partido formaliza coligação com um ou mais partidos.
Em 2026, os eleitores vão votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal).
Este ano, os partidos deverão fazer convenções estaduais, para escolha de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplentes, deputados federais, estaduais e distritais. A convenção nacional decide os candidatos a presidente e vice-presidente da República, ou a participação em uma coligação nacional.
Partidos que já marcaram convenções nacionais
- Partido Democrático Trabalhista (PDT) – 20 de julho
- Partido Liberal (PL) – 25 de julho
- Partido Social Democrático (PSD) – 26 de julho
- Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – 27 de julho
- Partido Novo (Novo) – 27 de julho
- Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – 30 de julho
- Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) – 31 de julho
- Partido Verde (PV) – 31 de julho
- Missão – 1º de agosto
- Partido da Causa Operária (PCO) – 1º de agosto
- Partido Socialista Brasileiro (PSB) – 2 de agosto
- Partido dos Trabalhadores (PT) – 2 de agosto
-
Reportagens4 meses agoDiretores e gestores de escolas públicas terão reajuste de 25% na gratificação
-
Reportagens4 meses agoCLDF reajusta tabelas salariais de servidores do Detran-DF
-
Reportagens4 meses agoSessão solene entrega título de Cidadão Honorário a Sebastião de Carvalho Neto
-
Reportagens3 meses agoConheça os indicados para o STF desde a Constituição
-
Reportagens3 meses agoPlenário aprova nova área para o Polo de Cinema e Vídeo e abre caminho para regularizar assentamento
-
Artigos4 meses agoDATAS DA ONU PARA MARÇO e ABRIL
-
Reportagens3 meses agoReceita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
-
Artigos3 meses agoTORRE DIGITAL DE BRASILIA