Reportagens

“Brasil em 50 alimentos” é vencedor do Prêmio Abeu

O livro, organizado pelo jornalista Jorge Duarte, resulta do trabalho de uma equipe de cerca de 200 profissionais da Embrapa e instituições parceiras

 

Foto: Embrapa

 

O livro “Brasil em 50 Alimentos”, lançado pela Embrapa em 2023, quando da comemoração aos 50 anos da Empresa, é o vencedor na categoria “Ciências Naturais e Matemáticas” da 10ª edição do prêmio ABEU, entregue no dia 21 de novembro em São Paulo (SP). A premiação, instituída pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias, reúne o melhor da produção editorial das universidades, institutos de pesquisa e instituições culturais brasileiras. Os vencedores nas nove categorias da edição podem ser conhecidos aqui. “Brasil em 50 Alimentos” já havia recebido, em agosto deste ano, o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Nutrição e Ciências dos Alimentos.

A obra destaca 50 alimentos de significativa relevância econômica e social no Brasil.  Cada um é apresentado em seis páginas, abrangendo sua origem, características, nutrientes, usos e expansão geográfica. Além disso, um texto detalha a contribuição da pesquisa nacional na evolução desses alimentos no País. A publicação inclui gráficos e ilustrações que fornecem dados econômicos e sociais, como produtividade, produção, exportações e locais de cultivo. O livro está disponível gratuitamente na internet. Acesse aqui.

O jornalista da Embrapa Jorge Duarte (foto à direita), organizador da obra, recebeu o troféu. Em sua fala, destacou que a produção do livro envolveu quase 200 profissionais da Embrapa. “O prêmio é um reconhecimento ao trabalho de todas essas pessoas”, frisou. O objetivo, segundo ele, foi criar um conteúdo acessível e visualmente atraente, que conectasse a ciência agrícola ao cotidiano dos brasileiros.

Para Duarte, o livro, ao apresentar a trajetória de cada alimento e o papel da pesquisa agropecuária em seu desenvolvimento, evidencia a importância da ciência na segurança alimentar e na economia do Brasil. Ele ressalta que não apenas o trabalho da Embrapa é retratado na publicação: “O universo de atores que atuam com pesquisa é muito amplo e a estatal sempre contou com a parceria de instituições públicas e privadas de pesquisa, universidades, cooperativas, entre outros. E a premiação reforça a importância da obra como referência na divulgação científica e na valorização da diversidade alimentar brasileira.”

Um trabalho em equipe

A elaboração da obra mobilizou uma equipe de cerca de 200 profissionais —pesquisadores, economistas, jornalistas, revisores, fotógrafos, designers e editores — de várias unidades da Embrapa e instituições de pesquisa parceiras, a exemplo da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).  As analistas Carla Timm e Nilda Sette, ambas também da Embrapa, foram responsáveis pela coordenação editorial.  A equipe selecionou os alimentos a serem contemplados, segundo critérios que incluíram sua relevância na alimentação dos brasileiros e a contribuição efetiva da pesquisa pública para sua evolução, e acompanhou todo o processo editorial para garantir a padronização, a qualidade e a tomada de decisões sobre o conteúdo.

“A obra trouxe à luz um trabalho que vai além do reconhecimento atribuído por esse prêmio. Ele reafirma que o conteúdo de qualidade, aliado à escolha editorial certa, à linguagem precisa e a um projeto gráfico que valorize a obra, tem o poder de gerar impactos positivos. Que essa conquista nos motive a desenvolver novos projetos e a fortalecer nossa missão: transformar conhecimento em informação acessível e relevante para toda a sociedade.”, diz a titular da Supervisão Editorial da Embrapa, Juliana Meireles Fortaleza.

A gerente da área de Dados e Informação da Empresa, Alessandra da Silva, lembra que “a Embrapa tem tradição na produção e disseminação de conteúdos de alto alcance, consolidadas ao longo de sua história”. Ela reforça o comprometimento da área com inovações que elevem a qualidade e ampliem a visibilidade das publicações técnico-científicas da Instituição.

 

10 anos de Prêmio ABEU

O Prêmio ABEU foi instituído em 2015 com o propósito de reconhecer e valorizar as melhores publicações acadêmicas. A importância dessa premiação reside na valorização das editoras universitárias e na promoção da produção científica nacional. Ao destacar obras de excelência, contribui para a visibilidade de pesquisas relevantes e incentiva a continuidade de trabalhos acadêmicos de qualidade, fortalecendo o cenário editorial e científico brasileiro.

Em sua primeira edição, o prêmio contemplava três categorias e, ao longo dos anos, expandiu seu escopo para abranger a diversidade dos estudos realizados no ambiente acadêmico, buscando refletir a riqueza da produção científica nacional. Atualmente, são nove categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Literatura Infantojuvenil; Projeto Gráfico; e Tradução.

A cerimônia da 10ª. edição para anúncio dos vencedores e entrega da premiação, ocorreu no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.

 

 

Assessoria de Comunicação (Ascom)

Contatos para a imprensa

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reportagens

Programação cultural movimenta o fim de semana e o feriado no DF

Espetáculos, feiras, música e cinema abrangem diferentes regiões do Distrito Federal; confira os eventos incentivados pelo GDF, com transporte gratuito pelo programa Vai de Graça aos domingos e feriados

Publicado

em

Por

 

Por
Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

 

Entre palcos, feiras, livros, cinema e encontros ao ar livre, o Distrito Federal prepara-se para um fim de semana em que a cultura ocupa diferentes espaços e convida o público a circular, experimentar e celebrar a diversidade de expressões artísticas espalhadas pela cidade. A agenda ainda se estende para o aniversário de Brasília, no dia 21, incluindo shows e atividades abertas ao público.

Veja, abaixo, as principais atrações deste período.

Música e teatro

Um dos destaques do fim de semana é o espetáculo Quando não fui primavera, da Flyer Cia de Dança, em cartaz nesta sexta (17) e no sábado (18) no Teatro Nacional Claudio Santoro. Com sessões às 16h e 19h, a montagem de dança contemporânea aborda os ciclos da vida, como perdas e recomeços, com entradas a partir de R$ 20 e espaço acessível ao público. Os ingressos estão disponíveis neste link. 

O sábado reúne cultura e tradição popular no Museu Vivo da Memória Candanga, que recebe uma edição especial do Café Som Viola, a partir das 9h. A programação gratuita celebra o aniversário de Brasília com música, café da manhã colaborativo, roda de prosa e palco aberto para a participação de artistas locais. Mais informações estão nas redes sociais do evento. 

Mais música movimenta o sábado, desta vez na Biblioteca Nacional de Brasília, que recebe, às 11h, o pocket show De Jacob a Jobim, com repertório que mistura samba e choro.

Festivais e cinema

Cine Brasília tem, entre as atrações do fim de semana, o filme O menino e o mundo | Foto: Divulgação

A programação do fim de semana também inclui o III Festival de Teatro Verônica Moreno, no Complexo Cultural Samambaia, com atividades gratuitas até domingo, e eventos no Espaço Cultural Renato Russo, que recebe a Feira Dead Rabbit de Quadrinhos e sessões de cinema com entrada gratuita no sábado e no domingo..

 

Com entrada acessível, o Cine Brasília também é uma tela cheia para os amantes de cinema, exibindo estreias como A cronologia da água, dirigido por Kristen Stewart, e o filme brasileiro indicado ao Oscar O menino e o mundo. A programação completa pode ser encontrada na página do cinema. 

Museu e encontros

Bloco das Montadas é inspiração para festa carnavalesca no Parque da Cidade, no domingo | Foto: Divulgação 

O Espaço Cultural Oscar Niemeyer apresenta a mostra Entre linhas, da artista Akimi Watanabe, com entrada gratuita. Já o Museu Nacional da República recebe duas exposições ligadas à Bienal de São Paulo, em cartaz até o fim de maio.

Outras opções na cidade incluem o encontro Ocupação das cores, na sexta-feira, em São Sebastião, com debate sobre direitos LGBTQIA+. No domingo, a festa Bloco das Montadas estará no Parque da Cidade, lembrando a temporada carnavalesca.

Turismo e lazer

Para quem quer conhecer os atrativos turísticos da capital federal, independentemente da programação, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) organizou rotas que valorizam diferentes áreas. Há a Rota do Queijo, a Rota Arquitetônica, a Rota do Rock e a Rota da Paz, esta última dedicada aos espaços de fé e misticismo. Confira a programação.

Há ainda a opção de aproveitar, pelo programa Lazer para Todos, o Zoológico de Brasília, aberto de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h30 às 17h; e o Jardim Botânico, que funciona de terça a domingo, das 9h às 17h — com entrada gratuita aos domingos. Também é possível chegar a todos os atrativos aos domingos e feriados sem pagar tarifas no metrô e nos ônibus, pelo programa Vai de Graça.

Continue Lendo

Reportagens

CLDF recebe 3ª edição do projeto Mulheres Incríveis, com lançamento de livro e palestras

Programação nesta quinta-feira (16) inclui ciclo de palestras “Mulheres que inspiram” e lançamento do livro “Mulheres Incríveis III”

Publicado

em

Por

 

Foto: Divulgação

 

Nesta quinta-feira (16), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebe a 3ª edição do projeto Mulheres Incríveis, iniciativa que visa fortalecer redes de apoio entre mulheres e ampliar a visibilidade de trajetórias femininas. A programação começa à tarde, às 14h, com o ciclo de palestras “Mulheres que inspiram”, e continua à noite, às 19h, com o lançamento do livro “Mulheres Incríveis III – Lugar de mulher é onde ela quiser”.

As palestrantes serão as escritoras do livro, que conta com 41 coautoras de diferentes áreas e vivências, entre elas empreendedoras, cantoras, terapeutas e mães. Cada uma assina um capítulo da obra, compartilhando histórias reais de superação, conquistas e reinvenção. Durante as palestras, as coautoras abordarão temas como empreendedorismo, autoestima, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde emocional e maternidade.

Mais do que compartilhar experiências, o projeto busca inspirar e incentivar outras mulheres a reconhecerem seu potencial e a ocuparem os espaços que desejam — seja na carreira, na família ou na sociedade. “Nossa intenção é mostrar que cada jornada é única, mas que os desafios e as vitórias de uma podem servir de degrau para a outra”, explica Janaína Graciele, idealizadora e coordenadora do Mulheres Incríveis pelo terceiro ano.

Na edição de 2026, o anfitrião do evento será o vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT). À noite, o distrital realizará a entrega de moções de louvor. “É um gesto simbólico de reconhecimento público e de valorização de mulheres que fazem a diferença em nossa sociedade, reafirmando o compromisso desta Casa Legislativa com a promoção da igualdade, do reconhecimento social e do fortalecimento do protagonismo feminino”, afirma o parlamentar.

A programação é aberta ao público e também será transmitida pela TV Câmara Distrital, no YouTube e nos canais 9.3 (aberto), 11 (Claro) e 9 (Vivo).

Coautoras do livro Mulheres Incríveis III 
Adriana S. Torres
Alexandra Moreschi
Ana Maria Pavanelli
Ana Motta
Carla Guimarães
Clarice Goerhing
Cléia Santos
Cleo Costa
Dalma Silveira
Danúbia Mar
Débora Alves
Elenita Guimarães
Emília Maria
Fabrizzia Mainier
Fernanda Champoski
Flâne Araujo
Gisela Salles
Gláucia Berquo
Jandira Pilar
Kely Oliveira
Lara Baleronni
Laura Tavares
Luciana Rodrigues
Lucoleia Pinheiro
Luiza Freitas
Lu Vaz
Luygella França
Marlene Gonçalves
Monique Falcão
Neide Araújo Lima
Núbia Trindade
Oda Fernandes
Patrícia Rodrigues
Rebeca Gonçalves
Rebeca Leonel
Regina Henriques
Rosemeire Epifânio
Sarah Rosendo
Simone Moreira
Thaisa Lemes
Vânia Juliano

Serviço
Ciclo de palestras de “Mulheres que inspiram”
Data: 16 de abril, quinta-feira
Horário: 14h às 19h
Local: auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal

 

Lançamento do livro “Mulheres Incríveis III — Lugar de mulher é onde ela quiser”
Data: 16 de abril, quinta-feira
Horário: 19h
Local:  sala de comissão Pedro de Souza Duarte da Câmara Legislativa do Distrito Federal

 

Agência CLDF

Continue Lendo

Reportagens

CLDF realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Por iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), evento reconhece a contribuição das mulheres para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Distrito Federal

Publicado

em

Por

 

Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

Por iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), a Câmara Legislativa realizará nesta sexta-feira (17), às 19h, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento em plenário reconhece a contribuição das mulheres para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Distrito Federal.

A solenidade, explica o distrital, reafirma “o compromisso do Poder Legislativo com a promoção da igualdade de gênero, o respeito aos direitos das mulheres e o fortalecimento de políticas públicas inclusivas”.

O Dia Internacional da Mulher representa a luta histórica das mulheres por direitos, equidade e reconhecimento. Mais do que uma data comemorativa, o momento convida à reflexão sobre os avanços conquistados ao longo dos anos e os desafios que ainda persistem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Durante a sessão solene, serão homenageadas mulheres que se destacam por suas histórias de superação, liderança e compromisso com a coletividade, servindo de inspiração para as gerações presentes e futuras.

“No Distrito Federal, as mulheres exercem papel fundamental em múltiplos espaços, atuando com protagonismo no serviço público, no empreendedorismo, nas comunidades, na política, na cultura e na formação familiar. Sua dedicação, resiliência e capacidade de transformação impactam diretamente a qualidade de vida da população e o progresso da capital”, destaca Pastor Daniel de Castro que é integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Legislativa.

Confira o evento no canal da TV Câmara Distrital no Youtube.

Bruno Sodré – Agência CLDF

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010