Artigos
Capital Moto Week deve reunir 800 mil pessoas a partir desta quinta
Evento em Brasília atrai motociclistas de todo o país
Agência Brasil
Brasília deve receber, a partir desta quinta-feira (24), 1,8 mil motoclubes do Brasil e do mundo para o maior festival de motos e rock da América Latina, o Capital Moto Week. O evento segue até dia 2 de agosto com mais de 100 shows e uma programação voltada à cultura do motociclismo.

Segundo o organizador do Capital Moto Week, Pedro Afonso Franco, o evento deve atrair cerca de 800 mil pessoas. A abertura, nesta quinta-feira, ficará por conta do grupo Biquini Cavadão. Na sexta (25), tocam os Paralamas do Sucesso e, no sábado (26), a banda Capital Inicial. Samuel Rosa canta no domingo (27), Dia Nacional do Motociclista. Também estão previstos shows de Angra, Lobão, Cidade Negra, Charlie Brown Jr. e Detonautas. Na cota internacional, o show fica por conta da banda canadense Magic.
Além de espaços para o público infantil, na área chamada Vila do Bem serão oferecidos serviços gratuitos ao público durante a semana como atividades culturais, educativas, oficinas profissionalizantes e vacinação. No espaço Lady Bikers, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mulheres empreendedoras vão expor suas marcas e serviços ao público do festival, desde artesãs até tatuadoras.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
De acordo com os organizadores, o festival é um dos poucos no Brasil certificados como Lixo Zero e zero em emissões de carbono, integrando iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade.
As informações completas do evento e informações sobre ingressos estão no site www.capitalmotoweek.com.br.
Artigos
Prêmio Candango de Literatura 2025 abre inscrições em maio
Segunda edição da premiação reforça o papel de Brasília como referência na literatura em língua portuguesa
O Prêmio Candango de Literatura chega à sua segunda edição em 2025, reafirmando o papel de Brasília como um dos principais polos de produção e difusão literária da lusofonia. Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), em parceria com o Instituto Casa de Autores, o prêmio é voltado para escritores, designers e projetos de incentivo à leitura de países de língua portuguesa.
O lançamento oficial da premiação será no dia 9 de maio, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, marcando um momento simbólico para a cena cultural da capital. Já as inscrições estarão abertas de 10 de maio a 25 de junho, período em que autores e criadores poderão submeter suas obras e projetos.
Celebração da literatura em língua portuguesa
Mais do que uma competição, o Prêmio Candango busca fortalecer a integração cultural entre países e regiões que compartilham a língua portuguesa, estimulando a troca de experiências, a valorização das identidades locais e a visibilidade internacional de novas vozes literárias.
“Brasília sempre foi um berço de grandes escritores e projetos culturais. O Prêmio Candango é uma forma de projetar essa força criativa para além das fronteiras do Distrito Federal e do Brasil”, destaca a organização do evento.
Reconhecimento e incentivo
Em sua primeira edição, o prêmio já se destacou pela diversidade de categorias e pela qualidade das obras inscritas, abrangendo diferentes gêneros literários e áreas relacionadas à cadeia do livro. Além de autores e designers, o Candango reconhece iniciativas de promoção da leitura, valorizando quem trabalha para democratizar o acesso à literatura.
Um prêmio que aproxima autores e leitores
Com o sucesso da estreia, a segunda edição promete ampliar o alcance e o impacto do prêmio, reforçando Brasília como um centro de criação, encontro e difusão literária. A expectativa é reunir talentos de todas as regiões do Brasil e de outros países lusófonos, fortalecendo laços culturais e incentivando novas produções.
Artigos
WALTER MELLO, O OPERÁRIO DA CULTURA COMPLETA 95 ANOS.
SEU LEGADO A BRASÍLIA É PATRIMÔNIO PARA A ETERNIDADE.

Artigos
WEBINAR 2025 NA ENGENHARIA FLORESTAL
Empreendedorismo e Inovação Tecnológica na Engenharia Florestal trazem sustentabilidade e ganhos expressivos.
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná – UFPR, em cooperação com a Faculty of Forestry da University of British Columbia e o Trade Office de Porto Alegre do Consulado do Canadá está programando a realização do Webinar sobre Empreendedorismo e Inovação Tecnológica na Engenharia Florestal. O curso, de forma virtual, será realizado no dia 27/11/2025. Para participar é essencial providenciar a reserva pelo email <seaflorufpr@gmail.com>.

O mundo é uma rede e a rede traz uma facilidade tecnológica para se debater e ampliar o conhecimento. Nessa rede, nasceu a Webconferência ou, melhor dizendo, um vídeo que pode ser transmitido ao vivo ou gravado, permitindo interação e até cursos on-line com infinitas possibilidades de audiências. Vem do inglês “web-based seminar”, ou seja, um seminário através da WEB.
O evento internacional deste ano é sobre” Empreendedorismo e Inovação Tecnológica na Engenharia Florestal” será aberto e requer a inscrição de cada participante. No ano passado, o evento tratou sobre os incêndios florestais e as mudanças climáticas. Neste ano, como no passado houve palestrantes brasileiros e canadenses.
GANHOS EXPRESSIVOS
Segundo os organizadores do evento, as inovações tecnológicas e o planejamento na engenharia florestal geram ganhos expressivos de eficiência, pois contribuem significativamente para a estabilidade e a sustentabilidade operacional, ambiental e social. Essas tecnologias avançadas nas operações florestais da empresa elevam a gestão e os padrões de cuidado ambiental de várias maneiras:
- Os drones e nanossatélites permitem uma monitorização mais precisa e abrangente das florestas, o que ajuda a detectar problemas de proteção florestal, que tais como sinistros provocados por ventos, pragas ou incêndios florestais, em tempo real. Isso permite uma resposta mais rápida e eficaz para mitigar danos econômicos e ambientais.
- A automação proporcionada pelos drones e outras tecnologias reduz a necessidade de intervenção humana direta nas operações florestais, maximizando a assertividade operacional e melhorando a eficiência.
- Com o desenho das linhas de plantio e o uso de piloto automático, o número de manobras feitas pelos tratores é menor, com redução considerável do uso de combustível.
- O uso de imagens aéreas de alta resolução e modelos em 3D ajuda a identificar áreas críticas de conservação e a tomar decisões informadas sobre o manejo das florestas.
- A implementação de programas de excelência florestal e controle de qualidade reforça o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e o fornecimento de produtos de alta qualidade.
-
Artigos2 meses ago23 de setembro dia de Padre Pio
-
Artigos3 meses agoClube do Choro de Brasília recebe o som potente do ARKABLUES
-
Artigos3 meses agoO ADEUS JK
-
Reportagens4 meses agoTempo seco acende alerta no DF: população deve redobrar atenção para evitar incêndios e problemas de saúde
-
Artigos4 meses agoMAB é opção gratuita de arte e cultura para curtir as férias em Brasília
-
Artigos3 meses agoJackson Rangel, jornalista capixaba com mais de 40 anos de carreira
-
Artigos4 meses agoO turismo em Brasília bate recordes já no primeiro semestre e destaca-se entre os destinos mais procurados em 2025
-
Artigos4 meses agoTem o sonho de morar nos EUA? Evento gratuito em Brasília oferece orientações sobre morar no exterior