Reportagens

Estudantes de Direito do UniProcessus visitam Embaixada da Sérvia e conhecem oportunidades de mobilidade acadêmica

Atividade da disciplina de Direito Internacional dá continuidade à aproximação entre o Centro Universitário UniProcessus e a representação diplomática sérvia em Brasília

Published

on

 

Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário UniProcessus participaram, nesta quinta-feira (1º), de uma visita acadêmica à Embaixada da República da Sérvia no Brasil, em Brasília. A atividade integrou as ações curriculares da disciplina de Direito Internacional e foi acompanhada pela professora Dra. Mônica Ribeiro.

A visita dá continuidade a uma relação de proximidade já estabelecida entre o UniProcessus e a representação diplomática sérvia. A atividade vem sendo mantida ao longo dos últimos anos, consolidando uma tradição acadêmica de aproximação das estudantes com o ambiente diplomático e com temas relacionados às relações internacionais.

Nesta edição, o grupo foi recebido pelo embaixador da Sérvia no Brasil, Aleksandar Ristić, e pelo diplomata Strahinja Radakovic. Durante o encontro, as estudantes tiveram contato com temas relacionados à diplomacia e conheceram aspectos da geografia, política, cultura, esportes, idioma e alfabeto cirilico.

A visita aproxima os conteúdos trabalhados em sala de aula de situações relacionadas à prática das relações internacionais. No ambiente diplomático, as estudantes puderam observar e discutir temas presentes na formação em Direito Internacional, como as relações entre Estados, a cooperação internacional e o diálogo entre países e culturas.

A receptividade do embaixador Aleksandar Ristić, do diplomata Strahinja Radakovic e da representação sérvia possibilitou trocas sobre educação e mobilidade acadêmica. Entre as iniciativas apresentadas aos estudantes esteve o programa Mundo na Sérvia (World in Serbia), mantido pelo governo sérvio e destinado a candidatas estrangeiras de países elegíveis.

O programa oferece a possibilidade de bolsas para estudos em instituições públicas de ensino superior da Sérvia, de acordo com critérios e processo próprio de candidatura e seleção. Para os estudantes do UniProcessus, a apresentação da iniciativa representou a oportunidade de conhecer uma possibilidade concreta de mobilidade acadêmica internacional.

A professora Dra. Mônica Ribeiro, responsável pela disciplina de Direito Internacional, possui experiência de mobilidade acadêmica por meio do programa Erasmus na Universidade de Coimbra, em Portugal. Essa vivência integra a perspectiva adotada nas atividades da disciplina, que busca relacionar os conceitos estudados em sala às instituições e dinâmicas internacionais.

A continuidade das visitas à Embaixada da Sérvia permite que diferentes turmas tenham contato com uma representação diplomática e com aspectos jurídicos, políticos, linguísticos, geográficos e culturais de outro país. A relação mantida ao longo dos anos também contribui para aproximar o ambiente acadêmico da comunidade diplomática presente em Brasília.

A atividade faz parte da proposta do Centro Universitário UniProcessus de associar teoria e prática na formação dos estudantes e ampliar o contato do curso de Direito com instituições relacionadas aos conteúdos estudados durante a graduação.

 

 

Mônica Ribeiro
monicatsribeiro@gmail.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reportagens

Sair da versão mobile