Gente do Meio
Aloysio Campos da Paz: polêmico, audacioso e disciplinador
![]() Aloysio Campos da Paz plantou um novo modelo de medicina no Brasil |
Silvestre Gorgulho
O médico Aloysio Campos da Paz pode ser polêmico, audacioso e disciplinador, mas a verdade é que não dá para falar de medicina bem sucedida no Brasil sem citar o seu nome. A Rede Sarah opera com seis unidades: em Brasília, Salvador, Fortaleza, São Luiz, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Agora, a Rede terá sua sétima unidade pois está chegando ao Rio Grande do Sul. O governador Germano Rigotto garantiu R$ 10 milhões para somar aos outros R$ 50 milhões da União para instalar o Sarah em Santa Maria.
Por que Aloysio é polêmico? Simples, porque ele coloca o dedo na ferida da medicina brasileira: “O problema da medicina no Brasil é de definição. Como medicina não se casa bem com lucro, há que haver no Brasil uma medicina pública e gratuita”, diz. “Que haja uma medicina privada e lucrativa, tudo bem, mas que não seja ao mesmo tempo pública e privada, operando no mesmo local, com os mesmos personagens e o mesmo orçamento oficial”.
Na verdade, acontece mais ou menos o seguinte: pacientes acabam sendo desviados do atendimento público (gratuito) para dar lucro no atendimento particular, assim os grandes hospitais públicos estão sucateados e a medicina privada tendo um lucro direto e indireto fabuloso.
Por que Aloysio é audacioso? Simplesmente porque foi ousado e resolveu fazer uma medicina pública e gratuita de primeiro mundo, dentro do Brasil. Uma medicina de excelência e mais barata para os cofres públicos do que a medicina privada financiada pelo governo.
E por que Aloysio é disciplinador? Aqui está o xis da questão: porque a Rede Sarah faz uma medicina pública onde os enfermeiros e os médicos têm contrato de exclusividade: “Não se atende aqui de manhã e à tarde na clínica particular”.
Pelo jeito, se depender da lucrativa medicina particular, Aloysio Campos da Paz pode fazer na saúde quantas revoluções quiser que o lobby da medicina privada fará de tudo para que ele nunca chegue a comandar o Ministério da Saúde.
No Brasil, disciplina e ousadia para fazer uma medicina pública gratuita é coisa para a Rede Sarah. Ou, então, é coisa só para inglês ver.
Gente do Meio
ADEUS, ORLANDO BRITO



Gente do Meio
CONCERTO DE DESPEDIDA: O ADEUS A THIAGO DE MELLO
O Brasil perdeu uma lenda: THIAGO DE MELLO.

-
Reportagens4 semanas ago
Instituto do Câncer reforça campanha contra o HPV e câncer do colo do útero
-
Artigos4 meses ago
DIARIO DE BORDO E MINHA FORÇA AO REI PELÉ
-
Artigos4 meses ago
Orquestra Sinfônica de Brasília apresenta último concerto didático de 2022
-
Reportagens4 meses ago
Escolas técnicas de Santa Maria e Paranoá abrem as portas em 2023
-
Artigos4 meses ago
Inovação verde
-
Artigos4 meses ago
Brasil, falta de Neymar e resultado das urnas
-
Reportagens4 meses ago
Princípios ESG aliados ao marketing beneficiam empresas
-
Reportagens4 meses ago
Visibilidade fora do campo: saiba mais sobre as profissões que ganham destaque durante a Copa do Mundo