Gente do Meio
Cristina Garcez: um doce olhar sobre o Cerrado
Silvestre Gorgulho
Bióloga e ilustradora científica: sensibilidade à flor da pele
Antes eram os pintores-retratistas que com sua arte registravam a história. Eles congelaram para a eternidade a vida dos papas, dos reis e dos nobres. Depois eram os pintores-biólogos que estudavam e desenhavam cada detalhe da natureza. Eram os retratistas da vida, como o Barão de Langsdorff, Von Martius, Augusto Saint Hilaire, Debret, Peter Lund, Peter Andréas Brandt, Eugenio Warning, Svend Frisch e tantos outros. O desenho de uma ave, de uma folha, de uma semente era sempre mais perfeita do que a própria fotografia. Seguindo esta mesma trilha nasceu Cristina Garcez, bióloga e ilustradora científica.
O olhar acostumado desde a infância à paisagem do Cerrado, com suas árvores retorcidas, seus frutos típicos e suas flores resistentes às intempéries, fez de Cristina Garcez uma sensível curtidora dessa incrível beleza, às vezes áspera, do Planalto Central.
Essa vivência incutiu ao longo dos anos na bióloga formada pela Universidade de Brasília, em l998, o gosto pelo desenho com que começou a reproduzir no papel tudo que lhe despertava interesse no mundo da fauna e da flora de Brasília e de outras regiões. Já consciente de sua vocação, Cristina partiu então para um vôo de mais longo alcance, indo parar na Austrália num curso de especialização em ilustração científica. Lá apurou os seus dotes naturais e terminou na capa de revistas científicas do gênero.
De volta ao Brasil, trabalhando em Brasília, colaborou com seus desenhos em várias teses acadêmicas e em publicações da Embrapa. Agora, como pode ser conferida na edição 155 (março) da Folha do Meio Ambiente, Cristina Garcez foi descoberta pelo Departamento de Filatelia dos Correios. Ela foi selecionada para elaborar o selo temático dedicado ao cupuaçu.
Vale conferir um pouco mais do trabalho maravilhoso de Cristina Garcez. Nessa página, alguns exemplos de sua apurada técnica e colorido, sempre fiéis à nossa natureza tão característica
Gente do Meio
ADEUS, ORLANDO BRITO



Gente do Meio
CONCERTO DE DESPEDIDA: O ADEUS A THIAGO DE MELLO
O Brasil perdeu uma lenda: THIAGO DE MELLO.

-
Reportagens3 meses ago
Instituto do Câncer reforça campanha contra o HPV e câncer do colo do útero
-
Artigos4 semanas ago
PEIXE-BOI
-
Reportagens4 meses ago
Lula embarca para os Estados Unidos para encontro com Biden
-
Artigos4 meses ago
No Parque da Cidade, começa 21º Encontro Nacional de Folia de Reis
-
Reportagens3 meses ago
Imagem obtida com câmera ultrarrápida revela funcionamento dos para-raios
-
Artigos3 meses ago
INDONÉSIA TERÁ UMA NOVA CAPITAL: NUSÂNTARA
-
Reportagens3 meses ago
Festival leva a cultura hip hop ao Paranoá
-
Reportagens2 meses ago
Aumento da demanda por projetos sustentáveis revela um Brasil mais engajado com a agenda ESG