Reportagens
Lula no G7 gera expectativa por tarifa dos EUA e veto à carne pela UE
Presidente embarca neste domingo para cúpula de países ricos na França
Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (13) para a cidade de Évian-les-Bains, na França, onde participará, como convidado, da Cúpula do G7, o fórum que reúne sete das maiores economias industrializadas do planeta.

É a 10ª vez que Lula participa deste encontro, ao longo de seus três mandatos. São membros plenos do grupo: Canadá, Estados Unidos (EUA), Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Japão. A União Europeia (UE) também participa como membro institucional.
A ida de Lula acende a expectativa para possíveis interações com o presidente dos EUA, Donald Trump, em um momento de novo tensionamento entre os dois países, duas semanas após o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) indicar a taxação de 25% sobre parte das importações brasileiras.
O relatório do USTR é resultado de uma investigação iniciada há um ano pelo governo de Trump contra supostas “práticas desleais” do Brasil no comércio com os EUA. Entre outros temas, para justificar a medida, a instituição acusa o Pix de prejudicar “injustamente” empresas estadunidenses que prestam serviços de pagamento eletrônico, como operadoras de cartões de crédito, como MasterCard e Visa, e o WhatsApp Pay.
Até o momento, não houve confirmação sobre uma possível reunião bilateral entre Lula e Trump. Se algum encontro entre os dois líderes ocorrer na França, será pouco mais de um mês da última reunião de ambos, na Casa Branca, em Washington, no início de maio.
Na ocasião, segundo Lula, equipes dos dois governos foram orientadas a apresentar uma proposta para resolver o impasse sobre tarifas de exportação e da investigação comercial do USTR, o que efetivamente ainda não aconteceu.
“Isso [encontro entre Lula e Trump] não está definido. Com os Estados Unidos os contatos seguem, por enquanto é o que eu posso dizer, e que estão em andamento de uma forma intensa, desde sempre, e isso continua acontecendo”, afirmou o embaixador Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (10).
Este também vai ser o primeiro contato entre Lula e Trump após o governo norte-americano passar a designar formalmente as facções criminosas brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTO, na sigla em inglês).
O governo brasileiro vinha tentando, nos últimos meses, evitar essa designação por avaliar que isso poderia abrir caminho para uma ação militar dos EUA no Brasil ou para a aplicação de sanções severas em setores econômicos e financeiros.
Veto à carne brasileira
Outro foco de atenção na viagem de Lula ao G7 passa pela relação com a União Europeia. Há uma semana, o bloco oficializou sua decisão de proibir a importação de carnes, tripas, peixe e mel produzidos no Brasil. O veto deve entrar em vigor a partir do próximo dia 3 de setembro.
Anunciada há quase um mês, poucos dias após a entrada em vigor provisória do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, a decisão de excluir o Brasil da lista de países autorizados a exportar esses produtos para os países do bloco europeu foi confirmada em um documento oficial publicado no Diário Oficial do dia 5 de junho.
Também não há definição sobre um possível encontro de Lula com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
“Obviamente que eu acho que o recado principal que nós queremos passar aos europeus é que ficamos assim um pouco surpresos da maneira como foi. Nós estamos vendo algumas medidas da União Europeia que nos causam alguma preocupação. E o tom da discussão, se houver, ou em outros momentos, não necessariamente no G7, vai ser esse, com uma certa preocupação por esses últimos desdobramentos e ver o que a gente pode fazer para resolver as questões”, apontou o embaixador Philip Fox-Drummond Gough, que acompanha diretamente as tratativas.
Brasil e Japão
Enquanto não se confirmam as reuniões bilaterais de Lula durante a cúpula do G7, um encontro que já está certo na agenda será com a primeira-ministra do Japão é Sanae Takaichi. Ela fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir o principal cargo do Executivo no país asiático, tomando posse em outubro de 2025.
Este será o primeiro encontro oficial entre ambos e há uma expectativa de se abrir negociações em torno de um futuro acordo do Japão com o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).
A cúpula do G7 deste ano, presidida pela França, ocorre de 15 a 17 de junho. Além do Brasil, o grupo convidou líderes de outros países importantes, como Índia, Quênia, Coreia do Sul e Egito. Outra provável reunião bilateral de Lula deverá ser com o anfitrião do evento, o presidente francês Emmanuel Macron.
Sessões deliberativas
O Itamaraty confirmou que Lula participará de três eventos durante o G7.
O primeiro, no dia 16, é uma sessão de líderes em que o presidente brasileiro discursará sobre parcerias internacionais para o desenvolvimento. A expectativa é que Lula cobre a ampliação da Assistência Oficial ao Desenvolvimento (AOD). A chamada AOD, que no inglês é Official Development Assistance (ODA), refere-se a repasses financeiros realizados pelos países mais industrializados do mundo para promover o bem-estar e o desenvolvimento econômico de países em situação de mais vulnerabilidade.
No dia 17, em outra sessão de líderes, Lula vai abordar o tema do crescimento econômico equilibrado, ocasião em que falará com ênfase sobre a necessidade de reforma da governança global, especialmente instituições como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a própria Organização das Nações Unidas (ONU).
Ainda no dia 17, a comitiva brasileira participará de um almoço que terá como tema central a Inteligência Artificial (IA).
Reportagens
EBC e IFRN inauguram rádio pública com conteúdos educativos em Natal
MEC investiu R$ 1.275.000 na instalação da nova emissora potiguar
EBC
A população de Natal ganhou uma nova emissora pública de rádio com o início das transmissões da Rádio IFRN FM, vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Pelo dial 95,3 FM, a emissora terá uma programação voltada à educação, à ciência, à cultura e à cidadania. A rádio é resultado de uma parceria entre o instituto e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), iniciada em dezembro de 2023.

Na ocasião, o IFRN e outros 15 institutos federais assinaram acordo de cooperação com a EBC para a implantação de 49 novas emissoras FM educativas em diferentes regiões do país, visando o fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Luciana Moreno, gerente da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio, avalia que a emissora permitirá que as atividades desenvolvidas pelo IFRN alcancem novos públicos.
“Os institutos federais produzem conhecimento, inovação e cultura em diferentes regiões do país. A Rádio IFRN FM cria uma nova janela para divulgar esse trabalho e promover o intercâmbio de conteúdos entre o Rio Grande do Norte e a rede pública de comunicação”.
A gerente acompanhou a solenidade de inauguraçãona sexta-feira (12), em Natal, ao lado de José Arnóbio de Araújo Filho, reitor do IFRN; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; e da coordenadora da Rádio IFRN, Edivânia Duarte.
Para o reitor do IFRN, a rádio passa a ser um canal de diálogo direto entre o IFRN e a sociedade. “Agradeço a parceria entre a EBC, o MEC e o IFRN por proporcionar ao Rio Grande do Norte uma rádio educativa. Que a gente possa, além da programação nacional, produzir e levar um conteúdo de qualidade sobre o que acontece no estado e também sobre as ações que o Instituto desenvolve no ensino, na pesquisa e na extensão”, destacou.
Para viabilizar a entrada da Rádio IFRN no ar, houve investimento de R$ 1.275.000,00 do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A EBC prestou apoio técnico ao projeto, incluindo a elaboração dos estudos de engenharia e a interlocução com o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o licenciamento e a implementação da estação.
A expectativa é que o sinal da Rádio IFRN FM alcance mais de 1,4 milhão de habitantes de 28 municípios do Rio Grande do Norte. Além da produção local, a programação contará com conteúdos da Rádio Nacional e da Rádio MEC, emissoras públicas que integram o sistema de comunicação da EBC.
A coordenadora Edivânia Duarte destaca a iniciativa como uma conquista para o Rio Grande do Norte. “ A Rádio busca expandir ainda mais o diálogo do IFRN com a sociedade no processo da formação cidadã e democrática”.
Reportagens
Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil reúne representantes do Zoo de Brasília
Em sua 49ª edição, evento é o principal encontro anual para troca de conhecimentos entre os zoológicos e aquários do país
Por
Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
A equipe técnica da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) participa, até sábado (30), do 49º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), promovido em parceria com o Bioparque Pantanal, localizado em Campo Grande (MS). O evento é o principal encontro anual da categoria de zoológicos e aquários do país.
“Encontros como esse favorecem a construção de redes de contato e futuras colaborações no trabalho de conservação de animais silvestres”
Nicole Dubois, gerente de Bem-Estar do Zoológico de Brasília
Com o tema “Um mergulho na conservação: ciência, sociedade e meio ambiente”, o encontro reúne estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil em um espaço dedicado ao diálogo, à troca de experiências e à atualização técnica sobre os desafios e avanços da atuação em zoológicos e aquários.
A programação inclui palestras, mesas-redondas e minicursos voltados para a integração entre ciência, educomunicação (área que integra comunicação e educação), manejo e gestão, com foco no fortalecimento da conservação da biodiversidade.
Colaboração interinstitucional
Um dos destaques da participação da equipe do zoo de Brasília é a mesa-redonda “Protocolos de enriquecimento e bem-estar animal aplicados a aquários e zoológicos”, agendada para sexta-feira (29), com a participação de Nicole Meireles Dubois, gerente de Bem-Estar Animal do Zoológico de Brasília, e de Carla Larissa Kovalski Dias, bióloga-chefe do Bioparque Pantanal.
“Participar de um evento como esse permite aos servidores e colaboradores do Zoológico de Brasília trocarem conhecimentos, informações e dados com profissionais de diversas instituições”, resume Nicole. “Além disso, encontros como esse favorecem a construção de redes de contato e futuras colaborações no trabalho de conservação de animais silvestres.”
A zootecnista Ana Raquel Faria, da Superintendência de Conservação e Pesquisa do Zoológico de Brasília, reforça: “Nós temos a oportunidade de conhecer boas práticas de manejo e programas de conservação e de trazer esse conhecimento para aprimorar cada vez mais o trabalho que desenvolvemos. São espaços que nos mantêm conectados com temas muito atuais e com as melhores práticas”.
A participação do Zoológico de Brasília no congresso também é marcada pela apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos com apoio de voluntários da instituição. O primeiro foi conduzido em dupla por Sarah Mazetti Aquino e Maria Clara de Jesus Sousa Marins, tendo como foco o grupo familiar de bugios-de-mãos-ruivas. O segundo, elaborado por Barbara Gurgel, aborda a virtualização do etograma (catálogo que descreve o comportamento de um indivíduo ou espécie) como metodologia de observação do comportamento animal.
*Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Reportagens
Solenidade celebra os 40 anos do Nesp e destaca contribuição para a consolidação do SUS
Sessão solene homenageou pesquisadores, professores e profissionais ligados ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB, reconhecido por sua atuação em pesquisa, formação e defesa da saúde pública brasileira
Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF
Os 40 anos do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) foram celebrados pela Câmara Legislativa em sessão solene realizada na última sexta-feira (12). Durante o evento, professores, pesquisadores e autoridades destacaram a importância da instituição, vinculada à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
>> Confira imagens da homenagem
O deputado Fábio Felix (Psol), autor da iniciativa, apresentou uma análise histórica da saúde pública no país, lembrando que, antes da Constituição, os cidadãos dependiam de entidades filantrópicas ou precisavam comprovar vínculo trabalhista. “A noção de saúde como direito fundamental, conquistado na Constituição, independente de formalidade e de vínculo, é absolutamente revolucionária, isso transformou as relações sociais e o próprio conceito de cidadania”, enfatizou.
Ainda de acordo com o distrital, o Nesp é protagonista na defesa da saúde pública brasileira. Ele ainda frisou que é preciso lutar pelo SUS, que não está “garantido”, e parabenizou os homenageados da sessão solene. “Para mim hoje é uma honra. Eu gostaria de agradecer vocês pela oportunidade de ter sido o autor do requerimento que homenageia os 40 anos do Nesp”.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por meio de vídeo enviado à sessão, salientou que o Núcleo é referência na produção de conhecimento, na formação de profissionais e na defesa permanente da saúde pública. “Celebrar os 40 anos do Nesp é celebrar uma trajetória construída com compromisso social, pensamento crítico, produção científica e dedicação à construção de políticas públicas voltadas para a população brasileira”, afirmou.
Referência
Segundo o coordenador do Nesp, Cláudio Lorenzo, a história da instituição sempre teve como referência o movimento sanitário brasileiro, destacando-se pelo investimento em pesquisa. “Em todas as suas quatro décadas de existência, é ciência o que o Nesp tem produzido ou aplicado em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão”, afirmou.
Chefe do departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Unb, Carlos Henrique Goretti Zanetti disse que o núcleo se diferencia pela “prática concreta e efetiva do SUS”. Para a deputada federal Erika Kokay (PT) o Nesp ajudou a UnB a manter vivos os princípios pensados por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, salientando sua importância para a construção do próprio SUS. “Tem sido um instrumento de resistência a toda barbárie. Mas não é só resistência: é um espaço de produção de conhecimento, de democracia, de soberania”, frisou a parlamentar.
De acordo com o representante da Organização Pan-americana de Saúde no Brasil, Cristian Morales Fuhrimann, a trajetória da Nesp está “profundamente ligada” à reforma sanitária brasileirao fortalecimento do SUS. “O SUS é o maior sistema universal de saúde do mundo, mas também tem uma importância fundamental para outros sistemas da região das Américas”, salientou. Para ele a instituição, além de exemplo para o mundo, poderá ajudar o SUS na superação de grandes desafios, como o envelhecimento da população e os efeitos do aquecimento global.
O ex-ministro da Saúde José Saraiva Felipe parabenizou os homenageados e Fábio Félix pela iniciativa. Em sua fala, salientou a importância da luta constante em defesa da saúde pública: “Além de o SUS ser um processo e estar permanentemente em construção, nós temos que estar permanentemente alertas para que ele não se desvirtue”. Também ex-ministro da Saúde, Agenor Alvares destacou o papel dos fundadores do Nesp, bem como da sua missão. “É importante que a gente fortaleça esse ambiente de estudo, de trabalho, de pesquisa e de informação”.
Decana do decanato de Pesquisa e Inovação da UnB, Renata Aquino afirmou que o Nesp se consolidou como um espaço de excelência. “Nós temos identificado alta qualidade de desenvolvimento científico e tecnológico em saúde mental, atenção primária à saúde, cuidado de populações historicamente invisibilizadas”, destacou.
Ao final da solenidade, transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital, foram entregues moções de louvor aos homenageados.
Mario Espinheira – Agência CLDF
-
Artigos4 meses agoFestival inédito de cultura coreana chega a Brasília com show internacional
-
Artigos4 meses agoDIA MUNDIAL DA ÁGUA HISTÓRICO DAS COMEMORAÇÕES
-
Reportagens2 meses agoCLDF reajusta tabelas salariais de servidores do Detran-DF
-
Reportagens3 meses agoSessão solene entrega título de Cidadão Honorário a Sebastião de Carvalho Neto
-
Artigos3 meses agoA VENDA DOS OLHOS DE QUEM
-
Reportagens4 meses agoRessaca de Carnaval e cultura gratuita movimentam o fim de semana no DF
-
Reportagens4 meses agoNovo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) entra em vigor
-
Reportagens3 meses agoSequenciamento pioneiro no Brasil avança no controle da murcha do ciclame