Gente do Meio
Suzzane Maia
Silvestre Gorgulho
Por um Brasil sustentável
Duas coisas prendem Suzzane B. Maia definitivamente ao Brasil. E é ela mesma que explica: “Primeiro, gosto da gente, da cultura e da vida brasileira. Gosto tanto da gente brasileira que acabei me casando com um brasileiro e me tornando um deles; segundo, meu país – os EUA – precisam menos de meu trabalho do que o Brasil”. Formada em Relações Internacionais, com especialização em energia, Suzzane veio pela primeira vez ao Brasil em 1982. Foi um amor a primeira vista. Em 1998 conseguiu vir definitivamente para ser consultora do Ministério das Minas e Energia, no Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios. Quanto mais visitou, trabalhou e conheceu o Brasil, mais essa paixão aumentou. Hoje ela fala de Amazônia, Boca do Acre, Nordeste, interior do Mato Grosso com conhecimento de causa e deixando escapar em cada sílaba o calor desta paixão:
A Amazônia clama por um desenvolvimento sustentável e a região tem 3 grandes vocações: a cultura farmacêutica, o turismo e o manejo de florestas;
Energia tem que ser fator de desenvolvimento, mas não basta uma ação isolada. Levar isoladamente energia para um município pobre significa iluminar pobreza. Há que ter uma ação integrada, inclusive de comprometimento com as lideranças locais.
Assim é Suzzane, hoje mais brasileira do que norte-americana. E Suzzane acaba de entrar num novo desafio: ela é presidente da Brasus, uma ONG lançada dia 11 de dezembro em Brasília, sem fins lucrativos, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, prioritariamente nas regiões mais carentes do país.
Segundo Suzzane Maia, a filosofia central da Brasus é o compromisso com a excelência na execução dos projetos de desenvolvimento sustentável integrados. Apesar de se tratar de uma organização sem objetivos de lucro, pretende operar com a eficiência das empresas privadas de sucesso.
A estratégia da Brasus será estabelecida por um conselho imparcial, desvinculado dos fundadores e composto por pessoas com notória qualificação nas diversas dimensões da sustentabilidade, destacando-se a energia limpa, recursos hídricos, uso do solo, manejo agrícola e florestal, desenvolvimento tecnológico, suporte financeiro e parcerias com o setor privado.
Gente do Meio
ADEUS, ORLANDO BRITO



Gente do Meio
CONCERTO DE DESPEDIDA: O ADEUS A THIAGO DE MELLO
O Brasil perdeu uma lenda: THIAGO DE MELLO.

-
Reportagens4 semanas ago
Instituto do Câncer reforça campanha contra o HPV e câncer do colo do útero
-
Artigos4 meses ago
DIARIO DE BORDO E MINHA FORÇA AO REI PELÉ
-
Artigos4 meses ago
Orquestra Sinfônica de Brasília apresenta último concerto didático de 2022
-
Reportagens4 meses ago
Escolas técnicas de Santa Maria e Paranoá abrem as portas em 2023
-
Artigos4 meses ago
Inovação verde
-
Artigos4 meses ago
Brasil, falta de Neymar e resultado das urnas
-
Reportagens4 meses ago
Princípios ESG aliados ao marketing beneficiam empresas
-
Reportagens4 meses ago
Visibilidade fora do campo: saiba mais sobre as profissões que ganham destaque durante a Copa do Mundo