Artigos
4 Hábitos é destaque em premiação que celebra as melhores startups de 2021
A 4 hábitos para mudar o mundo, empresa especialista no reaproveitamento e organização de resíduos corporativos, ocupou o 6° lugar na categoria que abrange água e saneamento

Indicada pelo Ranking 100 Open Startups 2021, a 4 Hábitos para Mudar o Mundo se consagrou como uma das startups mais promissoras da temporada. Competindo na categoria de água e saneamento, a 4 Hábitos se destacou por ocupar a 6° posição no ranking geral, dividindo o pódio principal com outras grandes empresas cuja atuação também obtiveram destaque em 2021.
Empresa de ESG, que visa o desenvolvimento socioambiental sem abrir mão das margens de lucro, a 4 Hábitos Para Mudar o Mundo tem como propósito o combate às mudanças climáticas e à degradação ambiental. “O fato da 4 Hábitos ter sido indicada reflete todo o comprometimento que estamos construindo desde o início de nossa atuação, seja com a sociedade ou com o planeta”, ressalta a idealizadora e proprietária da empresa, Ana Arsky.
O anúncio da premiação foi feito durante a Open Innovation Week, no canal da 100 Open Startups, encontro que reuniu CEOs e colaboradores para prestigiar os selecionados. Realizado desde 2016, o Ranking da 100 Open Startups se tornou uma referência para o setor e para o mercado corporativo ao utilizar critérios de seleção rigorosos para analisar, reconhecer e então premiar as startups mais inovadoras do ano.
Sobre a 4 Hábitos Para Mudar o Mundo – A 4 hábitos já é uma referência no ramo do reaproveitamento, da organização e do descarte de resíduos corporativos. Com mais de 120 mil quilos de resíduos recuperados e com uma taxa de 100% de recuperação de orgânicos com a utilização da compostagem local, a 4 Hábitos conta com uma equipe multidisciplinar e qualificada para auxiliar na redução de custos empresariais com geração de impacto social, diminuição das emissões de gases e no fortalecimento do vínculo entre as empresas e as comunidades.
Artigos
TUPI GUARANI e o PORTUGUÊS

Pensando alto: os Yanomami, outrora longe dos ‘homens brancos’, eram felizes na Floresta Amazônica. Atualmente, enfrentam a ameaça da destruição pela intensa presença de garimpeiros ilegais.
Na verdade, o Brasil de 1500 era dos índios. Aqui viviam mais de 5 milhões deles. Depois da Descoberta por Cabral, a população indígena foi se definhando e a ocupação e exploração de suas terras virou uma triste realidade.
A propósito dos índios Ianomami, estava pensando na contribuição do Tupi Guarani à nossa Língua Portuguesa.
De acordo com o Censo, que leva em consideração pessoas com mais de 5 anos de idade que usam o idioma em seu próprio domicílio, as línguas mais usadas no Brasil são o tikuna (com 34 mil falantes), o guarani kaiowá (com 26,5 mil), o kaingang (22 mil), o xavante (13,3 mil) e o yanomami (12,7 mil).
O TUPI diz respeito à língua Tupinambá, que era falada pelas comunidades indígenas existentes no Brasil quando o território foi colonizado pelos portugueses.
O GUARANI, por sua vez, é a língua falada pelas nações que são encontradas na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil.
O tema TUPI-GUARANI, origem de um mundo de palavras hoje no nosso Português, é um assunto fascinante.
O tupi-guarani é uma das mais importantes línguas indígenas da América do Sul. O tronco TUPI é o maior, com alguns dialetos por todo o litoral brasileiro.
O padre jesuíta José de Anchieta pesquisou e chegou a redigir até uma gramática de tupi-guarani. Daí que muitas palavras têm origem no tupi-guarani.
O português se firmou no Brasil por uma sucessão de fatores: a expulsão dos jesuítas do Brasil no século 18 pelo marquês de Pombal, a chegada da corte portuguesa em 1808 e o acelerado processo de urbanização. Ainda assim, o português acabou sendo marcado para sempre pelo TUPI GUARANI.
Até hoje, centenas de palavras que nós falamos no Brasil têm origem indígena.
É interessante estudar a origem do nome de muitas cidades brasileiras.
Exemplos:

Artigos
GRATIDÃO ETERNA A MEU AMIGO REI
Artigos
LEMBRANÇA DE PELÉ EM BRASÍLIA.

-
Artigos3 meses ago
ENCANTADO
-
Artigos2 meses ago
Orquestra Sinfônica de Brasília apresenta último concerto didático de 2022
-
Artigos2 meses ago
Contra Sérvia, Brasil inicia jornada pelo hexa na Copa do Catar
-
Reportagens3 meses ago
Mercur participa da Semana do Lixo Zero 2022 em Santa Cruz do Sul
-
Reportagens3 meses ago
Peça de teatro sobre violência contra mulher recebe prêmio do Judiciário
-
Reportagens3 meses ago
Entenda por que o pirarucu, peixe nativo da Amazônia, é um perigo para os rios de SP
-
Reportagens4 meses ago
FPSO Anita Garibaldi sai do estaleiro da China rumo ao Brasil
-
Artigos2 meses ago
Inovação verde