Reportagens

“Integração é o caminho”, afirma governador Ibaneis Rocha em posse de novo secretário do Entorno

Advogado Cristian Viana assume a pasta recém-criada com o objetivo de fortalecer a interlocução com municípios goianos e mineiros; evento no Palácio do Buriti reuniu prefeitos da região, que tem cerca de 4,5 milhões de habitantes

 

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

 

Cercado por 29 municípios goianos e quatro mineiros, o Distrito Federal tem um papel importante e de protagonismo na interlocução com essas cidades em áreas fundamentais como saúde e transporte. Para reforçar esse diálogo e o trabalho conjunto com os vizinhos, o governador Ibaneis Rocha assinou nesta terça-feira (11) a recriação da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, antes chamada de Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana, e nomeou o advogado Cristian Viana como titular da pasta.

O DF e o Entorno reúnem números superlativos, com 4,5 milhões de habitantes que circulam entre três unidades da Federação, seja para morar, seja para trabalhar ou visitar. Essa grande potência foi enaltecida pelo governador Ibaneis Rocha, que cravou o objetivo da secretaria: “Integração é a palavra. É no caminho da integração que a secretaria está sendo criada. Temos muito a trabalhar”, afirmou.

Governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância de atender os 4,5 milhões de moradores que circulam entre o DF, Goiás e Minas Gerais | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Essa integração foi feita em um passado recente por este governo com a inauguração do Sistema Produtor Corumbá ao levar água para moradores do DF e de Goiás pelas próximas décadas. Ela também é vista no presente, com a recém-inaugurada pavimentação das VC-383 e VC-379, que ligam a área rural do Gama ao Jardim Serra Dourada, em Santo Antônio do Descoberto (GO). E no futuro, com o trabalho em projetos de obras de mobilidade como o BRT Norte e a duplicação da DF-280, entre o DF, por exemplo.

“O impacto sobre as políticas públicas dos municípios do estado de Goiás e do Distrito Federal precisam ser compartilhadas. A criação da secretaria é um ato de responsabilidade com os 1,5 milhão de habitantes do Entorno e com os 3 milhões de habitantes do Distrito Federal”, acrescentou Ibaneis Rocha.

“A criação da Secretaria Extraordinária do Entorno é um passo importante para fortalecer a parceria entre o DF e Goiás, garantindo um olhar integrado para desafios como saúde, educação e transporte público”

Celina Leão, vice-governadora

A vice-governadora Celina Leão também acredita no processo de integração e unidade entre o DF e os municípios. “A criação da Secretaria Extraordinária do Entorno é um passo importante para fortalecer a parceria entre o DF e Goiás, garantindo um olhar integrado para desafios como saúde, educação e transporte público. Com essa nova estrutura, teremos mais eficiência na implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social. Seguiremos trabalhando lado a lado com o governo de Goiás, unindo esforços para levar mais qualidade de vida à população”, afirmou.

Segundo o chefe da pasta, Cristian Viana, os esforços iniciais vão se concentrar na melhoria do transporte público: “O nosso principal desafio é a discussão da tarifa intermunicipal. Há um clamor da população neste sentido para facilitar o transporte e deslocamento. O governo precisava de uma ponte de contato aqui para fazer essa interface com Goiás, então a minha missão é interagir com a secretaria para potencializar o trabalho que a gente faz”, disse.

O secretário Cristian Viana revela que os primeiros esforços da pasta serão voltados à melhoria do transporte público na região

Para o prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius Mendes Ferreira, a recriação da Secretaria do Entorno vai ser fundamental para estimular o diálogo entre os dois governos: “Sabemos que o futuro do DF e o futuro de Goiás passa pelo Entorno. Um momento como esse, de criação de uma secretaria tão importante para a região faz com que a gente tenha uma expectativa cada vez maior de fazer a diferença na vida da comunidade. Com a aproximação entre os governos de Goiás, do DF e municípios, a gente sabe que o avanço chega”, confiou.

Saúde

Na área da Saúde, o DF é fundamental para os 33 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). De janeiro a setembro de 2024, a rede de saúde da capital atendeu 36,3 mil pacientes da Ride em internações hospitalares, o que equivale a 48,5% de todas as internações da região. Além disso, 71% dos partos e puerpérios da Ride-DF são feitos nos hospitais públicos daqui, enquanto 92% das internações no período perinatal também ocorrem na rede pública de saúde da capital.

78,4 mil

Número de procedimentos ambulatoriais de alta complexidade em pacientes do Entorno feitos no DF até setembro de 2024

Além disso, 30% dos nascidos no DF entre janeiro e setembro de 2024 foram morar em outros estados, como Goiás e Minas Gerais. O Distrito Federal também acolheu 246 internações para cirurgias oncológicas e fez 78,4 mil procedimentos ambulatoriais de alta complexidade em pacientes do Entorno. Esses dados demonstram a relevância dos serviços de saúde do DF, que atendem não apenas à população local, mas também à de estados vizinhos, oferecendo tratamentos especializados e de alta complexidade e comprovando a universalização do Sistema Único de Saúde.

Até setembro do ano passado, o Distrito Federal havia feito 78,4 mil procedimentos ambulatoriais de alta complexidade para pacientes da Ride-DF. Isso significa que, na prática, a capital é responsável por 46,7% dos tratamentos oncológicos, 72,2% dos cateterismos cardíacos e 40,3% dos exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada para moradores do Entorno.

Transporte público

Um dos temas mais sensíveis entre o DF e Goiás é o transporte público. Todos os dias, cerca de 175 mil passageiros utilizam as mais de 400 linhas que conectam o Entorno ao DF, o que reforça a importância de um trabalho colaborativo entre os governos e prefeituras. Na próxima semana, o governador Ibaneis Rocha se reunirá com secretários de governo e prefeitos de municípios para discutir o assunto.

Ainda na esteira do transporte, o GDF tem trabalhado em múltiplas ações, desde a ampliação do terminal do BRT de Santa Maria para atender a demanda local e, consequentemente, o Entorno. No BRT Oeste, as linhas de ônibus vão ser atendidas pelo terminal do Setor O. Na região norte do DF, o futuro terminal do BRT de Planaltina, a ser construído na região do Posto JK, também vai alimentar cidades próximas.

O transporte público foi um dos pontos abordados pelo prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário de Sousa Medeiros, que acredita melhor atender a população do Entorno com a criação da nova pasta: “A recriação dessa secretaria vai ser um elo importante para estimular nossa comunicação. Um dos maiores planos que temos na região é o transporte que, hoje, é gerido pela ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e que custa muito caro no bolso da população. Com a entrada do DF com mais força neste assunto, pode ajudar quem mora no Entorno e se desloca todos os dias para cá”, apontou.

* Colaborou Thaís Miranda

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reportagens

Circo, música e exposições movimentam a agenda cultural do DF no fim de semana

Programação inclui festival de circo no Espaço Renato Russo, encontro de violeiras na Candangolândia e espetáculos de teatro com entrada gratuita

Publicado

em

Por

 

Por

Carlos Eduardo Bafutto, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

 

A agenda cultural do Distrito Federal reúne eventos desta quinta (5) até a próxima quarta-feira (11), com atrações gratuitas em diferentes regiões administrativas. A programação inclui o Arranha-Céu — Festival de Circo Atual, no Espaço Cultural Renato Russo, o festival Viola em Canto’s de Mulher, na Candangolândia, e a estreia do espetáculo A Doutora e o Psiconauta, além de exposições e atividades formativas abertas ao público.

Exposição

No Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, o público pode conferir a exposição Escola em Casa: Sentimentos Presenciais, da fotógrafa Zélú, em cartaz até o dia 13 deste mês, no mezanino do local. O trabalho reúne registros feitos entre 2020 e 2025 em escolas e universidades públicas das cinco regiões do país, e investiga as transformações vividas pela educação brasileira durante e após a pandemia de covid-19. O projeto inclui ainda o lançamento do livro homônimo, com 80 fotografias, e uma conversa com a historiadora e arte-educadora Bruna Paz, no último dia da mostra.

♦ Mostra Escola em Casa: Sentimentos Presenciais
→ Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 20h
→ Local: Mezanino do Espaço Cultural Renato Russo – CRS 508, W3 Sul, Bloco A, Loja 72
→ Lançamento do livro e palestra: dia 13, das 19h às 21h.

Circo

Festival Arranha-Céu tem várias atrações para o público, até domingo, no Espaço Cultural Renato Russo e na Cia Miragem | Foto: Divulgação/Lorena Zschabe

Também no Espaço Cultural Renato Russo, outra atração promete sucesso: o Arranha-Céu — Festival de Circo Atual, em cartaz até domingo (8). A iniciativa reúne espetáculos solo, sessão de cinema e atividades formativas que aproximam o público do universo circense. Entre as atrações estão a montagem de Faminta, da atriz e circense Natasha Jascalevich, além de apresentações que exploram diferentes linguagens do circo contemporâneo.

 

♦ Arranha-Céu — Festival de Circo Atual
→ Data: até domingo
→ Locais: Espaço Cultural Renato Russo – CRS 508, W3 Sul, Bloco A, Loja 72; e Cia Miragem – Rua 1, Lote 23, Vila Telebrasília
→ Ingressos e inscrições: site do coletivo Instrumento de Ver.

Violeiras

Entre esta sexta-feira e domingo, a Praça dos Estados, na entrada da Candangolândia, recebe a oitava edição do festival Viola em Canto’s de Mulher. O encontro reúne apresentações musicais, oficinas, rodas de bate-papo, feira de artesanato e gastronomia típica. A programação destaca artistas de diferentes regiões do país e integra as celebrações do Dia Internacional da Mulher.

♦ Viola em Canto’s de Mulher
→ Data: desta sexta a domingo Local: Praça dos Estados – entrada da Candangolândia (DF)
→ Entrada gratuita. Classificação livre.

Nos palcos

A Doutora e o Psiconauta, peça inspirada no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, aborda a importância da arteterapia nos cuidados com a saúde mental | Foto: Divulgação

O teatro também entra na agenda cultural da semana. No sábado, o espetáculo A Doutora e o Psiconauta abre temporada no Teatro Brasília Shopping. Inspirada na trajetória da psiquiatra Nise da Silveira, a montagem integra o projeto Arte em Engenho e propõe uma reflexão sobre a arteterapia e o papel da criatividade no cuidado em saúde mental.

♦ Espetáculo A Doutora e o Psiconauta
→ Data: sábado, às 20h
→ Local: Teatro Brasília Shopping
→ Entrada franca.

Festival Dulcina

Além da programação voltada ao público, a semana traz uma oportunidade para artistas e grupos de teatro da região.

O Festival Dulcina abriu inscrições para a seleção oficial de espetáculos do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride-DF). A convocatória recebe inscrições até o dia 16, e os trabalhos selecionados integrarão a programação da quarta edição do evento, prevista para maio.

♦ Festival Dulcina – Convocatória DF
→ Inscrições gratuitas até o dia 16 deste mês, neste link. O festival vai de 14 a 23 de maio, no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga.

Continue Lendo

Reportagens

Incra inclui 1,6 mil famílias do MA em Programa da Reforma Agrária

Beneficiários ocupam cinco territórios quilombolas no estado

Publicado

em

Por

Agência Brasil

 

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) incluiu 1,6 mil famílias de comunidades quilombolas do Maranhão no Programa Nacional de Reforma Agrária.

decisão está publicada na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial da União

A medida autoriza o processo de seleção das famílias por meio da Plataforma de Governança Territorial. Por meio da página, ocupantes de assentamentos e de áreas rurais da União passíveis de regularização podem solicitar a titulação pela internet, sem a necessidade de ir a uma unidade do Incra.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Territórios quilombolas

O Decreto nº 4.887/2003 determina que o Incra é a autarquia competente, na esfera federal, pela titulação dos territórios quilombolas.

Como parte de uma reparação histórica, a política de regularização fundiária de Territórios Quilombolas tem a finalidade de proporcionar vida digna e a continuidade desses grupos étnicos.

Veja a lista das comunidades beneficiadas:

Comunidade Município Número de Famílias
Bonsucesso Mata Roma 1195
Cipoal dos Pretos Codó 32
Mata Virgem Codó 20
Rampa/Alto Alegre/Piqui Vargem Grande 286
Vila Nova Ilha do Cajual Alcântara 79

 

Continue Lendo

Reportagens

CLDF vira passarela para celebrar superação de mulheres vítimas de violência

Desfile “Tecidas de Histórias” apresenta, nesta sexta (6), às 17h, na Galeria Espelho d’Água, “modelos” assistidas pelos comitês de proteção à mulher do GDF

Publicado

em

Por

 

Foto: Mariana Guedes / Divulgação

 

Convidadas especiais ocuparão a passarela, com a intenção de destacar “trajetórias marcadas por coragem e reconstrução”

A Galeria Espelho d’Água da Câmara Legislativa se transformará em passarela. Às 17h desta sexta-feira (6), desfilarão, no local, “modelos” assistidas pelos comitês de proteção à mulher, em grande parte vítimas de violência. O evento, que tem apoio do gabinete da deputada Doutora Jane (MDB), quer celebrar “superação, autoestima e autonomia” e faz parte da programação do Março Mais Mulher, organizado pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal.

Intitulado “Tecidas de Histórias”, será “mais que um evento de moda”, segundo o órgão do Governo do Distrito Federal (GDF). Na ocasião, além de mulheres acompanhadas pela pasta, convidadas especiais ocuparão a passarela, “consolidando-se como uma ação estratégica de protagonismo feminino”. A ideia é destacar “trajetórias marcadas por coragem e reconstrução”.

O desfile contará com coleções assinadas pelo estilista Fernando Cardoso e pela Estilosa Boutique, responsáveis pela construção estética e conceitual do evento, que pretende enfatizar “a força e a história” de mulheres atendidas pelos comitês de proteção à mulher.

Política pública recente, o objetivo dos comitês é ampliar a rede de acolhimento e fortalecer a busca ativa de vítimas de violência. A proposta é levar informação, escuta qualificada e orientação com a finalidade de devolver autoestima, visibilidade e dignidade. O atendimento é realizado na própria região onde as mulheres vivem, facilitando, por exemplo, o acesso àquelas que têm medo ou receio de procurar a polícia.

 

 

Agência CLDF

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010