QUANDO O FUTEBOL AJUDOU O VOLEI E QUANDO O VOLEI SUSTENTOU O FUTEBOL

O marketing do FUTEBOL e a competência vencedora do time do Cruzeiro emprestaram prestígio para criação do time VOLEI tetracampeão do mundo, maior time de voleibol na história planetária (Sada-CRUZEIRO).
Depois, o marketing do sucesso do time de VOLEI patrocinado pelo Vittorio Medioli, ajudou muito a segurar torcedores e a embalar a autoestima dos cruzeirenses durantes estes dois tristes anos de série B.
Agora, os torcedores deram força para tirar o time do fundo do poço e levar o Cruzeiro a ser o pioneiro como primeiro time-empresa no futebol brasileiro.
Hoje o meu coração é azul, e me lembrei como nunca do poeta Carlos Pena Filho:
DESMANTELO EM AZUL
Então, pintei de azul os meus sapatos
por não poder de azul pintar as ruas,
depois, vesti meus gestos insensatos
e colori, as minhas mãos e as tuas.
Para extinguir em nós o azul ausente
e aprisionar no azul as coisas gratas,
enfim, nós derramamos simplesmente
azul sobre os vestidos e as gravatas.
E afogados em nós, nem nos lembramos
que no excesso que havia em nosso espaço
pudesse haver de azul também cansaço.
E perdidos de azul nos contemplamos
e vimos que entre nós nascia um sul
vertiginosamente azul. Azul…
Foto:
Com o presidente Sergio Santos Rodrigues, que comandou o processo e conseguiu aprovar o primeiro time-empresa do Brasil com 500 votos a favor e apenas 18 votos contra.

ILHA DA MADEIRA

FIUNCHAL É UMA BELA PORTUGAL

em

Oscar Niemeyer sempre dizia: A RETA É UMA CURVA QUE NÃO SONHA. Pois chegamos hoje na Ilha da Madeira sonhando muito. O navio veio serpenteando pelo arquipélago de Cabo Verde, das Ilhas Canárias e agora Funchal.
E ao visitar a Madeira, minha primeira preocupação era visitar o complexo arquitetônico de cassino+hotel+parque que brotou das pranchetas de Oscar Niemeyer. EM CURVAS… para muito sonhar. Um dos pontos mais belos de Funchal. O complexo pertence ao grupo Pestana.
Hoje, 25 de abril, o Arthur faz 9 anos. Feriado no meu coração. E é a data da Revolução dos Cravos. Feriado em Portugal. Queria atender um pedido de meu neto TUTU e levar uma camisa de Cristiano Ronaldo pra ele. Fomos ao museu do craque madeirense. Fechado.
– Hoje é feriado, senhor!
– Três grandes navios no Porto, a 500 metros do museu e está fechado?
– Sim! Não entendi.
Com certeza tem tanto dinheiro que abre quando quer. Comprei camisas e calção em um shopping de souvenir.
Evidente que fui conhecer a Rua Gorgulho, onde defronte tem a Ilha Gorgulho e um hotel com o mesmo nome. Nosso guia se surpreendeu, porque o hotel mudou de nome e agora chama ALEGRA.
Uma verdade: a Ilha da Madeira, considerada o melhor destino insular da Europa, é para ficar uma semana. Um dia se vê muito, mas se curte pouco. Há muitas outras coisas para ver como:
& – Aqui o verde é tão excepcional que parte da vegetação nativa, conhecida como Floresta Laurissilva, foi declarada em 1999 Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
& – A Ponta de São Lourenço, extremo leste da Madeira, é uma a Reserva Natural “de uma dramática paisagem”, como eles dizem.
& – Outra paisagem alucinante é a combinação da Vereda do Pico do Areeiro com a Vereda do Pico Ruivo, em um caminho que liga os dois picos mais altos da Madeira.
& – A Ilha tem praias maravilhosas e piscinas naturais (Moniz). Funchal tem um casario lindo, praças aconchegantes e restaurantes de primeira grandeza. Cidade bordada a mão.
& – Terminamos nosso dia com os famosos “Carreiros do Monte”. Sobe-se um alto monte de teleférico ou de táxi e desce em carrinhos deslizantes por 2 km de ladeira. Lembra até os carrinhos de rolimãs. Uma diversão! Dizem eles: “Um dos trajetos mais fixes ( fantásticos) do mundo”.
A Ilha da Madeira merece replay com mais vagar. Até mesmo para procurar algum parente Gorgulho perdido nesse jardim português d’alem mar.
Fotos: Carreiros do Monte
Projeto do Complexo Hotel e Cassino, de Oscar Niemeyer. No saguão, há uma exposição com desenhos em homenagem ao arquiteto brasileiro.

SANTA CRUZ DE TENERIFE: QUANTA BELEZA, ARTE E CIVILIDADE

(Parte 5)

em

Deixando o navio para visitar a cidade, me chamou logo a atenção um desfile, em pedestais, das maiores personalidade que já visitaram Tenerife. Deve ter uns 80 totens com fotos e pequena descrição de cada um. Lá estão Charles Darwin, Churchill, escritores, reis e rainhas. (Uma boa ideia para fazer em duas cidades que amo: São Lourenço-MG e Brasilia)
Duas personalidades me fizeram lembrar da “Folha do Meio Ambiente”: Marianne North e Alexander Von Humboldt.
Marianne porque morou vários anos no Rio de Janeiro e abriu uma grande série que fizemos no jornal chamada “NATURALISTAS VIAJANTES”.
Von Humbolt, fundador da moderna geografia física e autor do conceito de meio ambiente geográfico, fez uma das mais belas metáforas que já li quando visitou o Brasil e viu uma vereda coberta de vagalumes:
“OS VAGALUMES FAZEM CRER QUE, DURANTE UMA NOITE NOS TRÓPICOS, A ABÓBODA CELESTE ABATEU-SE SOBRE OS PRADOS”.
TENERIFE, PAISAGEM E CULTURA
Não foi à toa que o jornal “The Garden” escolheu Tenerife um dos melhores lugares do mundo para se viver.
Também não foi à toa que chegar ontem, dia 22, no Porto de Tenerife, havia 5 grandes transatlânticos, inclusive o da National Geographic, com turistas do mundo inteiro. Tanto a cidade de Santa Cruz de Tenerife, como a ilha são um convite às compras e passeios.
# O arquipélago das CANÁRIAS são formadas por 7 ilhas. Tenerife e Las Palmas são as principais cidades. Amanhã visitaremos outra ilha e Las Palmas.
# Tenerife se destaca por sua arquitetura contemporânea e diversificada. O auditório de Tenerife é singular e chama logo a atenção.
# A Praça da Espanha é o coração da cidade com um lago, fonte, rodeada de monumentos e esculturas gigantes. Espetacular!
# A rua central é só para pedestres. Um desfile de gente, de lojas de grife e cafés. Um charme!
# E se pode visitar o Parque Nacional do Teide, Patrimônio da UNESCO, onde tem um vulcão ativo de paisagem alucinante. No caderno de notas de Cristóvão Colombo (1492) aparece uma referência ao Teide em erupção.
É a segunda vez que visito Tenerife. Prometi a mim mesmo que vou voltar.
Fotos

CABO VERDE: A ILHA DE BOA VISTA E BRASÍLIA

(Parte 4)

em

No dia 20, visitamos MINDELO, na Ilha São Vicente. Que grata surpresa!
Mindelo é conhecida em todas as ilhas de Cabo Verde como a BRASILIM, que no dialeto criolo significa BRASILINHA ou Pequeno Brasil.
Visitamos o Centro de Artes, Design e Artesanato, na Praça Nova, onde tem uma exposição temporária da artista Bela Duarte. Visitamos também o muro onde está a figura de outra cabo-verdiana ilustre: CESÁREA ÉVORA.
O povo cabo-verdiano é super simpático e hospitaleiro. Nosso guia, Danilo, nos disse uma frase que revela bem a força cultural e a beleza do casario de Mindelo, cidade da poetisa e cantora Cesárea Évora e da artista plástica Bela Duarte: “Praia é a capital, mas Mindelo é a principal!”
Na parte 4, vou falar sobre Cabo Verde e Brasília: uma circunstância histórica e trágica.