Artigos

Ararinhas-azuis são reintroduzidas na natureza após vinte anos

Primeiro grupo é composto por oito aves e foi solto em Curaçá (BA)

 

– Foto: ACTP

 

Oúltimo sábado (11) foi um dia histórico para a biodiversidade brasileira: a volta de uma espécie declarada extinta há mais de duas décadas. Oito exemplares de ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) foram soltos na natureza e voaram pela primeira vez pelos céus de Curaçá, município baiano de pouco mais de 30 mil habitantes e que é o ambiente natural das aves.

A reintrodução deste primeiro grupo, de oito aves (cinco fêmeas e três machos), cumpriu um dos objetivos previstos no Plano de Ação Nacional (PAN) Ararinha-azul, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio). Em seu segundo ciclo, o PAN traça estratégias de conservação da ave, que inclui objetivos como o aumento populacional por meio da reprodução dos espécimes em cativeiro, repatriação de aves que estavam no exterior; a criação de unidades de conservação dedicadas a proteger o hábitat da ararinha-azul e a soltura de alguns grupos na natureza.

 

 

ACTP

Foto: ACTP

 

O grupo solto neste sábado incluiu também oito espécimes da ave maracanã (Primolius maracana), outro psitacídeo (grupo que inclui araras, papagaios, maritacas e afins) que é ecologicamente semelhante à ararinha-azul. Neste processo, as maracanãs serão “professoras” das ararinhas-azuis e lhes ensinarão os hábitos da Caatinga como procurar alimentos, evitar predadores e quem sabe, a construir ninhos para os primeiros filhotes nascidos em vida livre.

As aves soltas foram anilhadas e estão sendo monitoradas pela equipe do Criadouro Científico para fins conservacionistas do Programa de Reintrodução da Ararinha-azul. A partir de agora, os técnicos vão verificar como estão seus hábitos, por onde estão voando e como estão interagindo com o ambiente. Segundo a analista ambiental do ICMBio e coordenadora executiva do PAN Ararinha Azul, Camile Lugarini, pode levar cerca de seis meses para que as aves se adaptem totalmente ao seu antigo hábitat. A expectativa é de que este primeiro grupo gere lições preciosas para os grupos posteriores, tanto ensinando aos seus “calouros” como viver na natureza e gerando dados inéditos sobre o comportamento da espécie em vida livre.

Parceria

A reintrodução da ararinha-azul à natureza é somente uma etapa de um longo processo que envolve o esforço de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de instituições públicas, privadas e do terceiro setor. A soltura deste sábado foi fruto de uma parceria entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a organização não governamental alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP).

Dentre os produtos desta parceria, estão a repatriação de 52 aves vindas da Alemanha que posteriormente foram instaladas no Criadouro Científico para fins conservacionistas do Programa de Reintrodução da Ararinha-azul, mantido pela ACTP para criação das ararinhas-azuis.

Apesar da reintrodução, o esforço para salvar a ararinha-azul é um processo que levará muitos anos, visto a necessidade de continuar aumentando continuamente a população em cativeiro e que as novas aves tenham variabilidade genética suficiente para sustentar populações viáveis ao longo dos anos. Além disso, agora que elas retornaram ao seu ambiente natural, será necessário uma atenção especial ao habitat, a fim de evitar a degradação ambiental da Caatinga. E para isso, a participação da população de Curaçá será indispensável. Eles serão os principais defensores de sua maior joia – a ararinha-azul.

 

 

 

Artigos

CABO VERDE

A COPA DO MUNDO E O BRASIL

Publicado

em

Por

 

– “Um dia você vai olhar para trás e descobrirá que cada lágrima financiou sua vitória”. VOZINHA (Josimar José Évora Dias) goleiro de Cabo Verde,como filósofo e influenciador mundial do momento. ”
CABO VERDE está na ordem do dia. Na Europa, França e Bahia. Na Time Square, na rua e na Lua. O que é uma Copa do Mundo de Futebol, heim?
Na sexta Copa do Mundo de 1958, esse mesmo fenômeno de empatia e paixão aconteceu com o Brasil. Imagina que na recepção oficial dos 13 países participantes da Copa-6, em Estocolmo, o Comitê Organizador da FIFA simplesmente errou ao hastear a bandeira brasileira. Sim, a bandeira do Brasil – hoje cantada em prosa e verso – não estava lá. Pior: mesmo com o protesto e muita reclamação de Zagallo e do Mário Trigo, o coordenador da FIFA na Copa, Bengt Agren, levou os dois até o local onde estavam as bandeiras e mostrou, assim, com ar de autoridade:
– Está vendo? Olha aí vossa bandeira…
Era a bandeira de Portugal. Mário Trigo e Zagallo foram buscar uma enciclopédia Delta-Larousse para provar qual era a verdadeira bandeira do Brasil. Aí foi que Embaixada do Brasil na Suécia teve que entrar na historia para que a bandeira brasileira pudesse tremular em terras suecas.
Pois bem, a Copa terminou com show de Garrincha e Pelé e o mundo enrolado na bandeira do Brasil, cantando loas à Seleção Brasileira.
Pois bem, 68 anos depois, na COPA 23, CABO VERDE, por motivos diferentes, virou o queridinho da Europa, França e Bahia… do Brasil e do Mundo. E VOZINHA (Josimar Évora Dias) incorporou os mitos Garrincha e Pelé.
CABO VERDE: O QUE TEM A VER
O PAÍS DE VOZINHA COM O BRASIL?
Em abril de 2024, aportei na cidade de Praia, Capital de Cabo Verde. Como foi bom e prazeroso visitar Cabo Verde.
O país é um arquipélago de 10 ilhas. Cabo Verde, além de ser um dos nove países que falam o Português, tem duas referências fortes em relação ao Brasil. Uma delas com Brasília.
Depois de um dia em PRAIA, na Ilha Santiago, fui para Mindelo, a cidade cultural, que fica na Ilha São Vicente.
Cabo Verde foi a referência para definir a linha de demarcação do Tratado de Tordesilhas.
O Tratado foi assinado por Portugal e Espanha em 7 de junho de 1494 e ratificado em 5 de setembro do mesmo por D. João II de Portugal e Fernando II de Aragão. Ele estabelecia que as terras descobertas e as terras a descobrirem, nas Américas, deveriam obedecer um meridiano traçado a 370 léguas da ilha de Santo Antão (Cabo Verde). A OESTE do meridiano, as terras pertenceriam ao Reino de Castela (Espanha) e a LESTE ao Reino de Portugal.
O meridiano está, por assim dizer, numa linha reta de Belém do Pará até Laguna, em Santa Catarina.
Quem é de Brasília sabe que esse meridiano do Tratado de Tordesilhas passava a menos de 100km do DF, bem perto de Cacalzinho.
Os originais de cada idioma encontram-se depositados no Archivo General de Índias, na Espanha, e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal.
Voltando à Copa do Mundo vale dizer: a Argentina venceu o jogo entrando para as Oitavas de Final e CABO VERDE também venceu entrando para a História.
O SUCESSO DA PRIMEIRA COPA DO MUNDO NINGUÉM ESQUECE.
VIVA CABO VERDE!
FOTOS:
1) A pedido da FFIFA, Cabo Verde foi o primeiro país a dar o nome de REI Pelé ao seu estádio de futebol. (Seria o sucesso de Cabo Verde na Copa o primeiro milagre do Rei?)
2) Visitando Mindelo, terra da cantora Cesarea Évora, aliás também a terra natal do goleiro VOZINHA – Josimar Évora Dias.
3) VOZINHA – depois da atuação na Copa tem emprego com bom salário garantido.

Screenshot

Screenshot

Continue Lendo

Artigos

BioTech XP reúne público no Planetário de Brasília

Confirma nova edição no Pátio Brasil com mais de 40 horas de atrações

Publicado

em

Por

 

Brasília recebeu nesta semana a festa de lançamento da BioTech XP no Planetário de Brasília, em um evento que combinou ciência, tecnologia e experiências imersivas voltadas ao público jovem e às famílias. A programação movimentou o espaço com atividades interativas, palestras e atrações que transformaram o ambiente em um grande laboratório de descobertas.

Entre os destaques da edição no Planetário estiveram os simuladores de realidade virtual de montanha-russa e asa-delta, que proporcionaram uma experiência sensorial de alta imersão aos visitantes. As atrações chamaram a atenção do público pela proposta de aproximar ciência e tecnologia de forma prática e acessível.

O evento também contou com a participação do Einstein Jr., que apresentou conteúdos de biologia e ciência de maneira dinâmica e interativa, despertando a curiosidade dos participantes e incentivando o aprendizado por meio da experimentação. A proposta central da BioTech XP foi justamente apresentar a ciência sob uma nova perspectiva, mais lúdica e conectada ao cotidiano.

De acordo com a organização, a receptividade do público reforça a consolidação do projeto como uma iniciativa de divulgação científica voltada para novas gerações, unindo educação, entretenimento e inovação em um mesmo ambiente.

Com o sucesso da estreia, a BioTech XP já tem nova edição confirmada no Pátio Brasil Shopping. O evento contará com mais de 40 horas de programação, incluindo experiências imersivas, atividades educativas e novas atrações voltadas à ciência e tecnologia, ampliando ainda mais o alcance da proposta.

A iniciativa reforça a expansão do projeto no Distrito Federal e a intenção de levar conteúdos científicos de forma acessível e envolvente a diferentes públicos, mantendo a experiência como elemento central da jornada do visitante.

Continue Lendo

Artigos

Assim nasceu

BRASILIA

Publicado

em

Por

Pela primeira vez, graças a JK, levou-se um Planejamento urbanístico sério. Mesmo com todo rigor de um plano diretor, depois de 67 anos, houve desvirtuamentos… afinal, isso aqui é Brasil.
Vale a pena assistir a este vídeo

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010