Artigos

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

Mutirões se mobilizam em praias e rios no Dia Mundial da Limpeza

 

Toda terceira semana de setembro o mundo se dá às mãos para agir e refletir uma importante realidade: a limpeza dos mares e a preservação do Planeta Terra. Não há um Planeta B para substituir o nosso. Este mutirão de limpeza envolve nada menos de 191 países, 60 milhões de voluntários que, no Brasil, neste ano, retirou de mares, lagos e rios centenas de toneladas de lixo em 1.200 cidades.

 

 

Nos aproximadamente 11 mil km de costa brasileira chegam diariamente diferentes tipos de resíduos como plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, produtos têxteis e papéis, levados por corpos d´água ou lançados indevidamente no ambiente marinho.

 

 

O terceiro sábado de setembro, que neste ano ocorreu no dia 17, foi dedicado mundialmente para a limpeza de praias, rios e mangues. Dezenas de ações ocorrem no Brasil neste ano com o objetivo de melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e a mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades.

O Brasil possui aproximadamente 11 mil km de costa. Nesse extenso litoral chegam diariamente diferentes tipos de resíduos como plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, produtos têxteis e papéis, levados por corpos d´água ou lançados indevidamente no ambiente marinho. Para reverter esse cenário, o MMA tem incentivado ações de prevenção e limpeza dos ecossistemas fluviais e marinhos.

COMBATE AO LIXO NO MAR

 

De forma a facilitar a organização e divulgação dos mutirões, foi lançado recentemente o aplicativo “Combate ao Lixo no Mar”. Desenvolvido pela Secretaria de Qualidade Ambiental do MMA, o app visa auxiliar organizadores e voluntários a planejar e executar mutirões de limpeza de praias, rios e mangues, além de orientar a atuação dos colaboradores em atividades de triagem dos resíduos, possibilitando a coleta de dados e informações e incentivando a reciclagem e a destinação final adequada dos materiais recolhidos.

Com o uso do App, os dados levantados nos mutirões de limpeza voluntários são divulgados no < Painel Resultados Mutirões de Limpeza >, também disponível na página do Ministério.

 

Muitas das ações realizadas no Dia Mundial de Limpeza contaram com a expertise e o trabalho de instituições e projetos parceiros do Ministério do Meio Ambiente, alinhadas ao Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

 

PROJETOS E APOIADORES

Projetos apoiados pela Petrobras Socioambiental realizaram mutirões de Fernando de Noronha aos manguezais da Amazônia, passando pelo litoral do Nordeste e do Sudeste, pelas águas do interior do Estado de São Paulo, até o litoral do Paraná e Santa Catarina.

Os projetos Coral Vivo, Baleia Jubarte e Albatroz mobilizaram 941 voluntários em 4 municípios no litoral sul da Bahia, com o recolhimento de mais de 2 toneladas de resíduos descartados indevidamente.

O Projeto Meros do Brasil, por sua vez, mobilizou 379 pessoas em 8 Municípios (Belém/PA, Sirinhaém/PE, Neópolis/PE, Porto Seguro/BA, São Mateus/ES, Rio de Janeiro/RJ, Guaratuba/PR e Joinville/SC) e coletou 1,8 tonelada de resíduos em praias e rios. Na Praia da Vila dos Pescadores, em Bragança/PA, o Projeto Mangues da Amazônia (Instituto Peabiru) reuniu 75 voluntários que recolheram 475 kg de resíduos, sendo 250 kg de garrafas pet.

Já em Fernando de Noronha, 21 voluntários recrutados pelo Projeto Golfinho Rotador (Rede Biomar) recolheram principalmente tampas de garrafas e pequenos fragmentos de plástico na Ponta da Air France.

Instituições líderes vinculadas ao Instituto Limpa Brasil, como o Projeto ECOIMBÉ e Beach Park, mobilizaram em torno de 500 voluntários, com o recolhimento de aproximadamente uma tonelada de resíduos, em Balneário Mariluz (Imbé/RS) e Alquiraz (litoral do Ceará). Nas águas interiores do Estado de São Paulo, às margens do Rio Piracicaba foram recolhidos 90 kg de resíduos sob coordenação do Projeto Corredor Caipira (Fealq, Nace-Pteca, Esalq/USP). Em Nazaré Paulista (SP), o Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ reuniu voluntários que coletaram 187 kg de resíduos, em sua maioria garrafas de vidro (long neck).

A Associação MarBrasil, por sua vez, coletou no Pontal do Paraná 978 kg de resíduos descartados indevidamente, em sua maioria materiais plásticos.

 

COMBATE AO LIXO NO MAR

O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no país, contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

 

 

 

 

Artigos

SANTA CRUZ DE TENERIFE: QUANTA BELEZA, ARTE E CIVILIDADE

(Parte 5)

Publicado

em

 

Deixando o navio para visitar a cidade, me chamou logo a atenção um desfile, em pedestais, das maiores personalidade que já visitaram Tenerife. Deve ter uns 80 totens com fotos e pequena descrição de cada um. Lá estão Charles Darwin, Churchill, escritores, reis e rainhas. (Uma boa ideia para fazer em duas cidades que amo: São Lourenço-MG e Brasilia)
Duas personalidades me fizeram lembrar da “Folha do Meio Ambiente”: Marianne North e Alexander Von Humboldt.
Marianne porque morou vários anos no Rio de Janeiro e abriu uma grande série que fizemos no jornal chamada “NATURALISTAS VIAJANTES”.
Von Humbolt, fundador da moderna geografia física e autor do conceito de meio ambiente geográfico, fez uma das mais belas metáforas que já li quando visitou o Brasil e viu uma vereda coberta de vagalumes:
“OS VAGALUMES FAZEM CRER QUE, DURANTE UMA NOITE NOS TRÓPICOS, A ABÓBODA CELESTE ABATEU-SE SOBRE OS PRADOS”.
TENERIFE, PAISAGEM E CULTURA
Não foi à toa que o jornal “The Garden” escolheu Tenerife um dos melhores lugares do mundo para se viver.
Também não foi à toa que chegar ontem, dia 22, no Porto de Tenerife, havia 5 grandes transatlânticos, inclusive o da National Geographic, com turistas do mundo inteiro. Tanto a cidade de Santa Cruz de Tenerife, como a ilha são um convite às compras e passeios.
# O arquipélago das CANÁRIAS são formadas por 7 ilhas. Tenerife e Las Palmas são as principais cidades. Amanhã visitaremos outra ilha e Las Palmas.
# Tenerife se destaca por sua arquitetura contemporânea e diversificada. O auditório de Tenerife é singular e chama logo a atenção.
# A Praça da Espanha é o coração da cidade com um lago, fonte, rodeada de monumentos e esculturas gigantes. Espetacular!
# A rua central é só para pedestres. Um desfile de gente, de lojas de grife e cafés. Um charme!
# E se pode visitar o Parque Nacional do Teide, Patrimônio da UNESCO, onde tem um vulcão ativo de paisagem alucinante. No caderno de notas de Cristóvão Colombo (1492) aparece uma referência ao Teide em erupção.
É a segunda vez que visito Tenerife. Prometi a mim mesmo que vou voltar.
Fotos
1) Mapa do arquipélago
2 e 3) Toten com Marianne North e Von Humboldt
4) “Desfile” dos totens
5) filme da chegada do navio Norwegian Star
6) A cidade de Tenerife vista do navio
7) o vulcão Teide
Continue Lendo

Artigos

CABO VERDE: A ILHA DE BOA VISTA E BRASÍLIA

(Parte 4)

Publicado

em

 

No dia 20, visitamos MINDELO, na Ilha São Vicente. Que grata surpresa!
Mindelo é conhecida em todas as ilhas de Cabo Verde como a BRASILIM, que no dialeto criolo significa BRASILINHA ou Pequeno Brasil.
Visitamos o Centro de Artes, Design e Artesanato, na Praça Nova, onde tem uma exposição temporária da artista Bela Duarte. Visitamos também o muro onde está a figura de outra cabo-verdiana ilustre: CESÁREA ÉVORA.
O povo cabo-verdiano é super simpático e hospitaleiro. Nosso guia, Danilo, nos disse uma frase que revela bem a força cultural e a beleza do casario de Mindelo, cidade da poetisa e cantora Cesárea Évora e da artista plástica Bela Duarte: “Praia é a capital, mas Mindelo é a principal!”
Na parte 4, vou falar sobre Cabo Verde e Brasília: uma circunstância histórica e trágica.
Continue Lendo

Artigos

MINDELO, A PRINCIPAL. CULTURA e CASARIO

(Parte 3)

Publicado

em

 

Hoje, 20, visitamos MINDELO, na Ilha São Vicente. Que grata surpresa!
Mindelo é conhecida em todas as ilhas de Cabo Verde como a BRASILIM, que no dialeto criolo significa BRASILINHA ou Pequeno Brasil.
Visitamos o Centro de Artes, Design e Artesanato, na Praça Nova, onde tem uma exposição temporária da artista Bela Duarte. Visitamos também o muro onde está a figura de outra cabo-verdiana ilustre: CESÁREA ÉVORA.
O povo cabo-verdiano é super simpático e hospitaleiro. Nosso guia, Danilo, nos disse uma frase que revela bem a força cultural e a beleza do casario de Mindelo, cidade da poetisa e cantora Cesárea Évora e da artista plástica Bela Duarte: “Praia é a capital, mas Mindelo é a principal!”
Na parte 4, vou falar sobre Cabo Verde e Brasília: uma circunstância histórica e trágica.
Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010