Artigos

Carvão vegetal de cânhamo e seu uso no mercado de beleza e higiene

Ativo pode ser utilizado como uma espécie de carvão ativado em países onde o uso do cânhamo e da cannabis são regulamentados

 

São Paulo (SP), outubro de 2022 – O cânhamo é uma planta cultivada há séculos da qual são extraídas diversas matérias-primas, dentre elas, o carvão vegetal. No setor de cosméticos, o insumo recém-descoberto pode ser utilizado como uma espécie de carvão ativado, ingrediente que hoje é uma tendência no mundo da beleza e higiene, presente em máscaras faciais, pastas de dente, sabonetes, entre outros.

O ativo feito de cânhamo pode ser usado de forma oral, auxiliando na desintoxicação do organismo e na eliminação de gases intestinais, atenuando dores estomacais e ajudando a clarear os dentes, e em produtos de beleza e higiene de forma tópica, removendo impurezas da pele e controlando a oleosidade por meio de absorção.

De acordo com a Kaya Mind,  empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos, o carvão vegetal de cânhamo ainda está em estudo para entender melhor suas propriedades físicas e químicas. Porém, os resultados iniciais apontam inúmeras vantagens sustentáveis, medicinais e sociais.

Conhecido no exterior como hemp biochar, hempchar ou cannachar, o insumo é produzido a partir da queima controlada do caule, que é um subproduto ou resíduo da indústria do cânhamo cultivado para as inflorescências, de onde se obtêm o canabidiol (CBD). Além do uso no mercado de higiene e beleza, o insumo pode ser incorporado pelas indústrias de agricultura, construção civil, suplementos, entre outros.

Para Maria Eugenia Riscala, cofundadora e CEO da Kaya Mind, a versatilidade do insumo mostra que existem outros materiais que podem surgir à base da planta e que uma regulamentação contribuiria positivamente para o desenvolvimento de diversos setores industriais. “O cânhamo e a cannabis já são ingredientes presentes em cosméticos, por exemplo, em países onde há regularizações para essa finalidade”, diz.

Além de um ingrediente versátil, a utilização do carvão vegetal de cânhamo contribui significativamente com o meio ambiente, sendo uma alternativa para reaproveitar os materiais que normalmente seriam descartados após o cultivo da planta para outros fins. “Afinal, em uma plantação de cânhamo com fins industriais ou medicinais, nem sempre todas as partes da planta são utilizadas”, finaliza Maria Eugenia.

A CBE Different, por exemplo, é uma empresa focada em cosméticos naturais e com derivados de cânhamo que cria produtos com carvão. Em 2020, os fundadores Lucas Cançado e Camila Viana perceberam os ótimos resultados de uma pomada com extrato de cannabis no tratamento da alergia de contato da afilhada de Lucas e, a partir daí, alinhando com a oportunidade de mercado, idealizaram fazer produtos cosméticos inovadores com cannabis.

O primeiro produto da empresa foi um sabonete facial, pois pelo insumo ser bastante poroso, ajuda a regular a oleosidade da pele e também tem propriedades cicatrizantes. Os próximos produtos que criarão com o carvão serão uma máscara facial e uma linha capilar, mas ainda estão em desenvolvimento.

“Ao trabalhar com a parte produtiva, com o cultivo, nós vimos a quantidade de subprodutos que não eram aproveitados. Então nós direcionamos uma frente de pesquisa para o aproveitamento dos resíduos”, afirma Camila.

Sobre a Kaya Mind

Kaya Mind é a primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos. Com metodologia própria e análises quantitativa e qualitativa, desenvolve relatórios relacionados à cannabis. A startup oferece, ainda, uma plataforma de consolidação  de dados e consultoria estratégica para empresas interessadas ou atuantes nesse setor, dentre outros serviços com foco na indústria de cannabis. Mais informações no site.

Informações à imprensa:
Seven PR

 

 

 

Artigos

SANTA CRUZ DE TENERIFE: QUANTA BELEZA, ARTE E CIVILIDADE

(Parte 5)

Publicado

em

 

Deixando o navio para visitar a cidade, me chamou logo a atenção um desfile, em pedestais, das maiores personalidade que já visitaram Tenerife. Deve ter uns 80 totens com fotos e pequena descrição de cada um. Lá estão Charles Darwin, Churchill, escritores, reis e rainhas. (Uma boa ideia para fazer em duas cidades que amo: São Lourenço-MG e Brasilia)
Duas personalidades me fizeram lembrar da “Folha do Meio Ambiente”: Marianne North e Alexander Von Humboldt.
Marianne porque morou vários anos no Rio de Janeiro e abriu uma grande série que fizemos no jornal chamada “NATURALISTAS VIAJANTES”.
Von Humbolt, fundador da moderna geografia física e autor do conceito de meio ambiente geográfico, fez uma das mais belas metáforas que já li quando visitou o Brasil e viu uma vereda coberta de vagalumes:
“OS VAGALUMES FAZEM CRER QUE, DURANTE UMA NOITE NOS TRÓPICOS, A ABÓBODA CELESTE ABATEU-SE SOBRE OS PRADOS”.
TENERIFE, PAISAGEM E CULTURA
Não foi à toa que o jornal “The Garden” escolheu Tenerife um dos melhores lugares do mundo para se viver.
Também não foi à toa que chegar ontem, dia 22, no Porto de Tenerife, havia 5 grandes transatlânticos, inclusive o da National Geographic, com turistas do mundo inteiro. Tanto a cidade de Santa Cruz de Tenerife, como a ilha são um convite às compras e passeios.
# O arquipélago das CANÁRIAS são formadas por 7 ilhas. Tenerife e Las Palmas são as principais cidades. Amanhã visitaremos outra ilha e Las Palmas.
# Tenerife se destaca por sua arquitetura contemporânea e diversificada. O auditório de Tenerife é singular e chama logo a atenção.
# A Praça da Espanha é o coração da cidade com um lago, fonte, rodeada de monumentos e esculturas gigantes. Espetacular!
# A rua central é só para pedestres. Um desfile de gente, de lojas de grife e cafés. Um charme!
# E se pode visitar o Parque Nacional do Teide, Patrimônio da UNESCO, onde tem um vulcão ativo de paisagem alucinante. No caderno de notas de Cristóvão Colombo (1492) aparece uma referência ao Teide em erupção.
É a segunda vez que visito Tenerife. Prometi a mim mesmo que vou voltar.
Fotos
1) Mapa do arquipélago
2 e 3) Toten com Marianne North e Von Humboldt
4) “Desfile” dos totens
5) filme da chegada do navio Norwegian Star
6) A cidade de Tenerife vista do navio
7) o vulcão Teide
Continue Lendo

Artigos

CABO VERDE: A ILHA DE BOA VISTA E BRASÍLIA

(Parte 4)

Publicado

em

 

No dia 20, visitamos MINDELO, na Ilha São Vicente. Que grata surpresa!
Mindelo é conhecida em todas as ilhas de Cabo Verde como a BRASILIM, que no dialeto criolo significa BRASILINHA ou Pequeno Brasil.
Visitamos o Centro de Artes, Design e Artesanato, na Praça Nova, onde tem uma exposição temporária da artista Bela Duarte. Visitamos também o muro onde está a figura de outra cabo-verdiana ilustre: CESÁREA ÉVORA.
O povo cabo-verdiano é super simpático e hospitaleiro. Nosso guia, Danilo, nos disse uma frase que revela bem a força cultural e a beleza do casario de Mindelo, cidade da poetisa e cantora Cesárea Évora e da artista plástica Bela Duarte: “Praia é a capital, mas Mindelo é a principal!”
Na parte 4, vou falar sobre Cabo Verde e Brasília: uma circunstância histórica e trágica.
Continue Lendo

Artigos

MINDELO, A PRINCIPAL. CULTURA e CASARIO

(Parte 3)

Publicado

em

 

Hoje, 20, visitamos MINDELO, na Ilha São Vicente. Que grata surpresa!
Mindelo é conhecida em todas as ilhas de Cabo Verde como a BRASILIM, que no dialeto criolo significa BRASILINHA ou Pequeno Brasil.
Visitamos o Centro de Artes, Design e Artesanato, na Praça Nova, onde tem uma exposição temporária da artista Bela Duarte. Visitamos também o muro onde está a figura de outra cabo-verdiana ilustre: CESÁREA ÉVORA.
O povo cabo-verdiano é super simpático e hospitaleiro. Nosso guia, Danilo, nos disse uma frase que revela bem a força cultural e a beleza do casario de Mindelo, cidade da poetisa e cantora Cesárea Évora e da artista plástica Bela Duarte: “Praia é a capital, mas Mindelo é a principal!”
Na parte 4, vou falar sobre Cabo Verde e Brasília: uma circunstância histórica e trágica.
Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010