Artigos

Moda responsável: Mãe e filha veganas criam empresa para driblar exploração ambiental e animal promovidas pela indústria

Criado em 2019, o Brechó Vegano é uma plataforma de consumo consciente que prioriza facilitar a compra e venda de desapegos de forma online e prática

 

São Paulo, janeiro de 2023 – O consumo consciente da moda vem ganhando cada vez mais a atenção dos consumidores. Isso porque o setor é responsável por grande parte da exploração ambiental. Para se ter uma ideia, apenas uma calça jeans precisa de 5,2 mil litros de água para ser fabricada. Além do excesso de materiais consumidos, a quantidade de lixo gerada pela indústria têxtil e a emissão de CO2 impactam negativamente a natureza.

 

Na contramão dos enormes danos do setor, algumas empresas vêm mudando a forma como se vende moda. Criado em 2019, o Brechó Vegano é uma plataforma que busca ressignificar itens que estão em ótimo estado por valores acessíveis. Edleine e Gabriela Medeiros, mãe e filha veganas, decidiram unir o consumo circular e a causa animal à tecnologia e praticidade do e-commerce

 

“O Brechó Vegano surgiu como uma limpeza de final de ano que nós fizemos no guarda-roupa. A gente percebeu que aquela pilha de roupas poderia ser muito mais do que só uma pilha de roupas escondida no fundo do armário. Foi quando a gente começou a nossa própria loja no Instagram. Algo bem pequeno e pessoal, que começou a crescer. Então, passamos a pensar como aquela peça, que já era sustentável, poderia ser mais do que isso. Como somos veganas, queríamos conectar a venda de itens usados com a causa animal. Foi quando começamos a parceria com as instituições. Então, além das doações que recebemos, 1% do valor das nossas vendas é doado. Hoje, a gente se vê como uma ponte de quem quer ajudar com quem precisa dessa ajuda”, conta Gabriela.

 

Além de vestuário, a empresa também oferece livros e acessórios, tudo pensado ecologicamente, inclusive no momento da entrega. Seja na escolha da embalagem ou no próprio envio das mercadorias, tornar a logística sustentável foi uma prioridade para o sucesso do Brechó Vegano. “Para a gente, não é só a venda do produto em si. Queremos ressignificar toda a indústria”, explica Edleine.

 

Conhecida como logística verde, o conceito promove algumas ações sustentáveis que as empresas devem se atentar no envio das mercadorias. Para Éder Medeiros, CEO e fundador do Melhor Envio, plataforma de intermediação de fretes utilizada pelo Brechó Vegano, algumas estratégias podem ser adotadas pelos vendedores virtuais: “A dica mais importante envolve as embalagens dos produtos. Evitar plásticos e utilizar materiais ecológicos é o que mais vai chamar a atenção do consumidor na hora do recebimento do pedido. Para quem trabalha com cosméticos, outro ponto de atenção são os recipientes dos itens. Uma ideia é oferecer desconto para quem fizer o retorno dessa embalagem. Além disso, a própria escolha da transportadora deve ser pensada. É necessário calcular a quantidade de CO2 emitido e os impactos ambientais das entregas, sempre notificando essas ações, para que os consumidores as conheçam”.

 

 

Para um mundo sustentável, é preciso que os consumidores avaliem todos os processos de uma compra, desde o fornecimento dos materiais, passando pelo produto em si até o momento da entrega.

 

Sobre o Brechó Vegano

O Brechó Vegano é uma plataforma de consumo circular consciente com base no bem estar de todas as formas de vida. Criada em novembro de 2019 por mãe e filha veganas, Edleine Medeiros e Gabriela Medeiros, a empresa tem como objetivo facilitar a compra e venda de desapegos de forma on-line e prática. Com a intenção de unir o consumo circular com a causa animal, a plataforma ressignifica itens que estão em ótimo estado por valores acessíveis, gerando assim um bem estar não só na vida das pessoas mas das ONGS e protetores da Causa Animal.

 

Sobre o Melhor Envio

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 7 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo, Buslog e Loggi. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.

 

 

 

Artigos

VENTO DA ARTE NOS CORREDORES DA ENGENHARIA

Lá se vão 9 anos. Março de 2014.

Publicado

em

 

No dia 19 de março, quando o Sinduscon – Sindicato das Indústrias da Construção Civil do DF completava 50 anos, um vendaval de Arte, Musica, Pintura adentrou a casa de engenheiros, arquitetos e empresários e escancarou suas portas e janelas para a Cultura.
Para que o vento da arte inundasse todos seus corredores e salões, o então presidente Júlio Peres conclamou o vice Jorge Salomão e toda diretoria para provar que Viver bem é viver com arte. E sempre sob as asas da Cultura, convocou o artista mineiro Carlos Bracher para criar um painel de 17 metros sobre vida e obra de JK e a construção de Brasília. Uma epopeia.
Diretores, funcionários, escolas e amigos ouviram e sentiram Bracher soprar o vento da Arte durante um mês na criação do Painel “DAS LETRAS ÀS ESTRELAS”. O mundo da engenharia, da lógica e dos números se transformou em poesia.
Uma transformação para sempre. Um divisor de águas nos 50 anos do Sinduscon.
O presidente Julio Peres no discurso que comemorou o Cinquentenário da entidade e a inauguração do painel foi didático e profético:
“A arte de Carlos Bracher traz para o este colégio de lideranças empreendedoras, a mensagem de Juscelino Kubitschek como apelo à solidariedade fraterna e à comunhão de esforços. Bracher é nosso intérprete emocionado das tangentes e das curvas de Oscar Niemeyer e Lucio Costa. Nos lances perfomáticos de seu ímpeto criador, Bracher provocou um espetáculo de emoções nas crianças, professores, convidados, jornalistas e em nossos funcionários.
Seus gestos e suas pinceladas de tintas vivas plantaram sementes de amor à arte. As colheitas já começaram.”
Aliás, as colheitas foram muitas nesses nove anos e serão ainda mais e melhor na vida do Sinduscon. O centenário da entidade está a caminho…
Sou feliz por ter ajudado nessa TRAVESSIA.
SG
Fotos: Carlos Bracher apresenta o projeto do Painel. Primeiro em Ouro Preto e depois visita as obras em Brasília.
Na foto: Evaristo Oliveira (de saudosa Memória) Jorge Salomão, Bracher, Julio Peres, Tadeu Filippelli e Silvestre Gorgulho
Continue Lendo

Artigos

METÁFORAS… AH! ESSAS METÁFORAS!

Publicado

em

 

Sou fascinado com uma bela metáfora. Até mesmo porque não há poesia sem metáfora. Clarice Lispector é a rainha das metáforas. Maravilhosa! Esta figura de linguagem é uma poderosa forma de comunicação. É como a luz do sol: bate n’alma e fica.
Incrível, mas uma das mais belas metáforas que já li é de um naturalista e geógrafo alemão chamado Alexander Von Humbolt, fundador da moderna geografia física e autor do conceito de meio ambiente geográfico. [As características da fauna e da flora de uma região estão intimamente relacionadas com a latitude, relevo e clima]
Olha a metáfora que Humbolt usou para expressar seu encantamento pelo espetáculo dos vagalumes numa várzea em terras brasileiras.
“OS VAGALUMES FAZEM CRER QUE, DURANTE UMA NOITE NOS TRÓPICOS, A ABÓBODA CELESTE ABATEU-SE SOBRE O PRADOS”.
Para continuar no mote dos vagalumes ou pirilampos tem a música do Jessé “Solidão de Amigos” com a seguinte estrofe:
Quando a cachoeira desce nos barrancos
Faz a várzea inteira se encolher de espanto
Lenha na fogueira, luz de pirilampos
Cinzas de saudades voam pelos campos.
Lindo demais! É a arte de vagalumear.
Continue Lendo

Artigos

A LUA CHEIA DE MARÇO FAZ DUAS HOMENAGENS ÁS MULHERES E AO TIÃO NERY PELOS 91 ANOS

Publicado

em

 

Vou confessar. Sou como o Sebastião Nery: gosto de viajar mais por palavras do que por avião, ônibus ou carro.
Mas viajar de trem, gosto também. Sabe por quê? Simples, porque a vida é uma viagem de trem. Embarca aqui, desembarca ali. Conhece um aqui, fica amigo de outro ali. Perde um tempão aqui, mas ganha uma surpresa imensa acolá.
E nesse trem de sobe e desce, entra e sai, dorme e acorda a gente vai curtindo Manuel Bandeira com seu
“Café com pão, café com pão, café com pão… Virge Maria que foi isso maquinista?”
Este 8 de março é lua cheia para duas homenagens. Às MULHERES e ao jornalista Sebastião Nery, que completa hoje 91 anos.
Em 1976, eu organizei a festa dos 44 anos do Nery aqui em Brasília, com um churrasco. Meu Deus, e o tempo passa. Depois fiz a sua festa de 50 anos e muitos outros aniversários passamos juntos.
Quando Nery fez 80 anos, a festa foi no restaurante Forneria (hoje Rancho Português) lá na Lagoa-RJ. Junto com meu irmão João Vitor fizemos a cachaça TIÃO NERY – 80 graus. Um sucesso!
Voltando ao trem da vida, vale lembrar Villa Lobos com seu Trenzinho Caipira:
“Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra
Vai pelo mar”.
O trem é assim mesmo: vai pela serra, vai por aldeias, matas, pontilhões, corações e atravessa a vida.
Hoje, dia 8, o NERY faz 91 anos. E o trem vai chegando na Estação da Saudade para a gente embarcar em mais uma viagem de aniversário. O Nery na Barra da Tijuca, agora sem a Bia, e eu aqui em Brasília.
Trem difícil é passar aniversário longe dos amigos de fé.
ABRAÇO DE

PARABÉNS

, MEU AMIGO!

O trem é assim mesmo: vai pela serra, vai por aldeias, matas, pontilhões, corações e atravessa a vida.
Hoje, dia 8, o NERY faz 91 anos. E o trem vai chegando na Estação da Saudade para a gente embarcar em mais uma viagem de aniversário. O Nery na Barra da Tijuca, agora sem a Bia, e eu aqui em Brasília.
Trem difícil é passar aniversário longe dos amigos de fé.
ABRAÇO DE

PARABÉNS

MEU AMIGO!

FOTOS:
1) Nery e eu esperando o trem… que já vem, que já vem…
2) A Cachaça que comemorou os 80 do Nery
3) O Nery e a charge do MENSALÃO, quando contou num artigo bombástico como começou o Mensalão do governo PT.
4) NERY, testemunha ocular do Mensalão.
5) Nery no Seminário, estudando muito porque queria ser ‘O BISPO DE ROMA”.
Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010