Artigos
Moda responsável: Mãe e filha veganas criam empresa para driblar exploração ambiental e animal promovidas pela indústria
Criado em 2019, o Brechó Vegano é uma plataforma de consumo consciente que prioriza facilitar a compra e venda de desapegos de forma online e prática
São Paulo, janeiro de 2023 – O consumo consciente da moda vem ganhando cada vez mais a atenção dos consumidores. Isso porque o setor é responsável por grande parte da exploração ambiental. Para se ter uma ideia, apenas uma calça jeans precisa de 5,2 mil litros de água para ser fabricada. Além do excesso de materiais consumidos, a quantidade de lixo gerada pela indústria têxtil e a emissão de CO2 impactam negativamente a natureza.
Na contramão dos enormes danos do setor, algumas empresas vêm mudando a forma como se vende moda. Criado em 2019, o Brechó Vegano é uma plataforma que busca ressignificar itens que estão em ótimo estado por valores acessíveis. Edleine e Gabriela Medeiros, mãe e filha veganas, decidiram unir o consumo circular e a causa animal à tecnologia e praticidade do e-commerce
“O Brechó Vegano surgiu como uma limpeza de final de ano que nós fizemos no guarda-roupa. A gente percebeu que aquela pilha de roupas poderia ser muito mais do que só uma pilha de roupas escondida no fundo do armário. Foi quando a gente começou a nossa própria loja no Instagram. Algo bem pequeno e pessoal, que começou a crescer. Então, passamos a pensar como aquela peça, que já era sustentável, poderia ser mais do que isso. Como somos veganas, queríamos conectar a venda de itens usados com a causa animal. Foi quando começamos a parceria com as instituições. Então, além das doações que recebemos, 1% do valor das nossas vendas é doado. Hoje, a gente se vê como uma ponte de quem quer ajudar com quem precisa dessa ajuda”, conta Gabriela.
Além de vestuário, a empresa também oferece livros e acessórios, tudo pensado ecologicamente, inclusive no momento da entrega. Seja na escolha da embalagem ou no próprio envio das mercadorias, tornar a logística sustentável foi uma prioridade para o sucesso do Brechó Vegano. “Para a gente, não é só a venda do produto em si. Queremos ressignificar toda a indústria”, explica Edleine.
Conhecida como logística verde, o conceito promove algumas ações sustentáveis que as empresas devem se atentar no envio das mercadorias. Para Éder Medeiros, CEO e fundador do Melhor Envio, plataforma de intermediação de fretes utilizada pelo Brechó Vegano, algumas estratégias podem ser adotadas pelos vendedores virtuais: “A dica mais importante envolve as embalagens dos produtos. Evitar plásticos e utilizar materiais ecológicos é o que mais vai chamar a atenção do consumidor na hora do recebimento do pedido. Para quem trabalha com cosméticos, outro ponto de atenção são os recipientes dos itens. Uma ideia é oferecer desconto para quem fizer o retorno dessa embalagem. Além disso, a própria escolha da transportadora deve ser pensada. É necessário calcular a quantidade de CO2 emitido e os impactos ambientais das entregas, sempre notificando essas ações, para que os consumidores as conheçam”.
Para um mundo sustentável, é preciso que os consumidores avaliem todos os processos de uma compra, desde o fornecimento dos materiais, passando pelo produto em si até o momento da entrega.
Sobre o Brechó Vegano
O Brechó Vegano é uma plataforma de consumo circular consciente com base no bem estar de todas as formas de vida. Criada em novembro de 2019 por mãe e filha veganas, Edleine Medeiros e Gabriela Medeiros, a empresa tem como objetivo facilitar a compra e venda de desapegos de forma on-line e prática. Com a intenção de unir o consumo circular com a causa animal, a plataforma ressignifica itens que estão em ótimo estado por valores acessíveis, gerando assim um bem estar não só na vida das pessoas mas das ONGS e protetores da Causa Animal.
Sobre o Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 7 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo, Buslog e Loggi. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.
Artigos
Prêmio Candango de Literatura 2025 abre inscrições em maio
Segunda edição da premiação reforça o papel de Brasília como referência na literatura em língua portuguesa
O Prêmio Candango de Literatura chega à sua segunda edição em 2025, reafirmando o papel de Brasília como um dos principais polos de produção e difusão literária da lusofonia. Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), em parceria com o Instituto Casa de Autores, o prêmio é voltado para escritores, designers e projetos de incentivo à leitura de países de língua portuguesa.
O lançamento oficial da premiação será no dia 9 de maio, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, marcando um momento simbólico para a cena cultural da capital. Já as inscrições estarão abertas de 10 de maio a 25 de junho, período em que autores e criadores poderão submeter suas obras e projetos.
Celebração da literatura em língua portuguesa
Mais do que uma competição, o Prêmio Candango busca fortalecer a integração cultural entre países e regiões que compartilham a língua portuguesa, estimulando a troca de experiências, a valorização das identidades locais e a visibilidade internacional de novas vozes literárias.
“Brasília sempre foi um berço de grandes escritores e projetos culturais. O Prêmio Candango é uma forma de projetar essa força criativa para além das fronteiras do Distrito Federal e do Brasil”, destaca a organização do evento.
Reconhecimento e incentivo
Em sua primeira edição, o prêmio já se destacou pela diversidade de categorias e pela qualidade das obras inscritas, abrangendo diferentes gêneros literários e áreas relacionadas à cadeia do livro. Além de autores e designers, o Candango reconhece iniciativas de promoção da leitura, valorizando quem trabalha para democratizar o acesso à literatura.
Um prêmio que aproxima autores e leitores
Com o sucesso da estreia, a segunda edição promete ampliar o alcance e o impacto do prêmio, reforçando Brasília como um centro de criação, encontro e difusão literária. A expectativa é reunir talentos de todas as regiões do Brasil e de outros países lusófonos, fortalecendo laços culturais e incentivando novas produções.
Artigos
WALTER MELLO, O OPERÁRIO DA CULTURA COMPLETA 95 ANOS.
SEU LEGADO A BRASÍLIA É PATRIMÔNIO PARA A ETERNIDADE.

Artigos
WEBINAR 2025 NA ENGENHARIA FLORESTAL
Empreendedorismo e Inovação Tecnológica na Engenharia Florestal trazem sustentabilidade e ganhos expressivos.
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná – UFPR, em cooperação com a Faculty of Forestry da University of British Columbia e o Trade Office de Porto Alegre do Consulado do Canadá está programando a realização do Webinar sobre Empreendedorismo e Inovação Tecnológica na Engenharia Florestal. O curso, de forma virtual, será realizado no dia 27/11/2025. Para participar é essencial providenciar a reserva pelo email <seaflorufpr@gmail.com>.

O mundo é uma rede e a rede traz uma facilidade tecnológica para se debater e ampliar o conhecimento. Nessa rede, nasceu a Webconferência ou, melhor dizendo, um vídeo que pode ser transmitido ao vivo ou gravado, permitindo interação e até cursos on-line com infinitas possibilidades de audiências. Vem do inglês “web-based seminar”, ou seja, um seminário através da WEB.
O evento internacional deste ano é sobre” Empreendedorismo e Inovação Tecnológica na Engenharia Florestal” será aberto e requer a inscrição de cada participante. No ano passado, o evento tratou sobre os incêndios florestais e as mudanças climáticas. Neste ano, como no passado houve palestrantes brasileiros e canadenses.
GANHOS EXPRESSIVOS
Segundo os organizadores do evento, as inovações tecnológicas e o planejamento na engenharia florestal geram ganhos expressivos de eficiência, pois contribuem significativamente para a estabilidade e a sustentabilidade operacional, ambiental e social. Essas tecnologias avançadas nas operações florestais da empresa elevam a gestão e os padrões de cuidado ambiental de várias maneiras:
- Os drones e nanossatélites permitem uma monitorização mais precisa e abrangente das florestas, o que ajuda a detectar problemas de proteção florestal, que tais como sinistros provocados por ventos, pragas ou incêndios florestais, em tempo real. Isso permite uma resposta mais rápida e eficaz para mitigar danos econômicos e ambientais.
- A automação proporcionada pelos drones e outras tecnologias reduz a necessidade de intervenção humana direta nas operações florestais, maximizando a assertividade operacional e melhorando a eficiência.
- Com o desenho das linhas de plantio e o uso de piloto automático, o número de manobras feitas pelos tratores é menor, com redução considerável do uso de combustível.
- O uso de imagens aéreas de alta resolução e modelos em 3D ajuda a identificar áreas críticas de conservação e a tomar decisões informadas sobre o manejo das florestas.
- A implementação de programas de excelência florestal e controle de qualidade reforça o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e o fornecimento de produtos de alta qualidade.
-
Artigos2 meses ago23 de setembro dia de Padre Pio
-
Artigos3 meses agoClube do Choro de Brasília recebe o som potente do ARKABLUES
-
Artigos3 meses agoO ADEUS JK
-
Reportagens4 meses agoTempo seco acende alerta no DF: população deve redobrar atenção para evitar incêndios e problemas de saúde
-
Artigos4 meses agoMAB é opção gratuita de arte e cultura para curtir as férias em Brasília
-
Artigos3 meses agoJackson Rangel, jornalista capixaba com mais de 40 anos de carreira
-
Artigos4 meses agoO turismo em Brasília bate recordes já no primeiro semestre e destaca-se entre os destinos mais procurados em 2025
-
Artigos4 meses agoTem o sonho de morar nos EUA? Evento gratuito em Brasília oferece orientações sobre morar no exterior