Gente do Meio
Ana Maria Carvalho R. Langue
Ana Maria Carvalho Ribeiro Lange
Sustentabilidade premiada com o Chico Mendes
Silvestre Gorgulho
Ana Maria Carvalho Ribeiro Lange, paranaense de Cambé, é formada em Antropologia Social na Universidade Federal do Paraná. O destaque de seu trabalho é a Amazônia, sendo responsável no MMA pelo programa Amazônia Solidária, voltado para as comunidades extrativistas. Trabalhou na Funai por seis anos, onde lutou pelos direitos dos povos indígenas e em 1986, já no IPEA, trabalhou na coordenação do Programa de Meio Ambiente e Comunidades Indígenas. Foi responsável pelos processos de identificação e regularização de áreas indígenas e para o fortalecimento de comunidades de base (extrativistas e de agricultura familiar) e de várias organizações não governamentais. Como consultora da Eletronorte, atuou no Amapá junto aos povos indígenas Galibí-Kalinã, Palikur, Karipuna e Galibí-Marworno, na formulação de proposta de compensação pela passagem da linha de transmissão de energia, Calçoene/Oiapoque, na Terra Indígena Uaçá.
Ana Maria Carvalho R. Langue recebeu o Prêmio Chico Mendes individual. Foram muitas homenagens e muita participação de artistas na entrega do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Indígenas da tribo Ashaninka fizeram a abertura do evento com cânticos da floresta pedindo a integração das diversas raças para uma nova consciência ambiental. A atriz Lucélia Santos dividiu com Letícia Spiler o papel de mestre de cerimônias.
Entre clipes que mostravam imagens de Chico Mendes e algumas de suas declarações mais importantes em defesa da Amazônia e dos Povos da Floresta, apresentaram-se artistas do grupo Aplauso, Ney Matogrosso, Gilberto Gil e a Orquestra Imperial do Rio de Janeiro.
Este ano, seis categorias foram contempladas com o prêmio: Liderança Individual, Associação Comunitária, ONG, Negócios Sustentáveis, Educação Ambiental e Município. Os primeiros colocados de cada categoria receberam R$ 28 mil, sendo que na categoria município foi entregue uma menção honrosa.
O Prêmio Chico Mendes foi instituído em 2002 pelo MMA com o objetivo de homenagear Chico Mendes pela defesa das populações tradicionais e dos povos indígenas, do meio ambiente, da igualdade, da cidadania e da consciência ambiental e, também, de reconhecer e estimular trabalhos voltados à conservação dos recursos naturais da Amazônia Legal, tornando possível a materialização do desenvolvimento sustentável, equilibrando interesses ecológicos de conservação ambiental com interesses sociais de melhoria de vida das populações.
Durante a entrega do Premio, o ministro Carlos Minc lembrou Chico Mendes, o líder seringueiro que conseguiu unir duas grandes utopias da humanidade. “De um lado a luta pela terra, pela justiça, pelos sindicatos e, de outro, a luta por todas as formas de vida da natureza”.
Sandino, filho de Chico Mendes, e Angélica, neta, também participaram da homenagem junto com o presidente do JBRJ, Lizst Vieira; o jornalista Zuenir Ventura; a ambientalista Adriana Ramos e o indígena, músico e amigo de Chico Mendes, Aílton Krenak, e os atores Victor Fasano e Cristiane Torloni.
Os vencedores | |
Categoria Liderança | Ana Maria |
Categoria Associação | Associação de Seringueiros Kaxinawa do Rio Jordão) |
Categoria ONG | Conselho Geral da Tribo |
Categoria Negócios | Associação Halitinã |
Categoria | Associação Vagalume |
Categoria | Prefeitura Municipal de Lucas de Rio Verde/MT |
Janeiro de 2009

Gente do Meio
ADEUS, ORLANDO BRITO



Gente do Meio
CONCERTO DE DESPEDIDA: O ADEUS A THIAGO DE MELLO
O Brasil perdeu uma lenda: THIAGO DE MELLO.

-
Reportagens2 semanas ago
Lula participa de reunião com empresários em Nova York
-
Artigos3 meses ago
ALYSSON PAOLINELLI PARTIU
-
Entrevistas3 meses ago
Kátia Queiroz Fenyves fala a respeito de sustentabilidade e meio ambiente
-
Reportagens3 meses ago
Cine Brasília recebe mostra latino-americana
-
Reportagens3 meses ago
Alerta do INPE: Inverno mais quente devido ao El Niño no Brasil
-
Reportagens3 meses ago
Escolas de samba fecham desfile e reforçam diversidade presente na capital
-
Artigos4 meses ago
A Sexta Onda da Tecnologia: Transformando o Futuro com Sustentabilidade e ESG
-
Reportagens2 meses ago
GDF elabora Plano Distrital pela Primeira Infância para 2024 a 2034