Reportagens

Mulher no Campo realizou mais de 7 mil atendimentos

Em reunião com lideranças, Secretaria da Mulher faz balanço das ações realizadas em 2021 e planeja atividades para o ano que vem

 

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: RENATA LU

Com o objetivo de apresentar o balanço das ações realizadas em 2021 e o plano de ações para 2022 voltadas para a comunidade que vive na zona rural, a Secretaria da Mulher promoveu a 5ª Reunião do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e Cerrado de 2021. O encontro reuniu mulheres que estão à frente de associações, redes e conselhos ligados a movimentos de luta pela terra, além de representantes de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal.

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, explicou que este órgão colegiado é a porta de entrada para uma relação mais estreita entre o governo e a população do campo: “A ideia do Fórum é ouvir as demandas de mulheres que vivem na zona rural do DF. Assim, juntas, nós podemos formular propostas de políticas voltadas à promoção dos direitos das trabalhadoras do campo e do cerrado e garantir mais acesso aos nossos serviços”.

A secretária ainda destacou que foi durante as reuniões do Fórum, a partir das demandas das representantes, que foi criado o projeto “Ação Mulher no Campo”, que une os esforços de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal e de parceiros não governamentais com a proposta de facilitar o acesso da população a diversos serviços públicos, como saúde, trabalho e direitos sociais.

“Juntas, nós podemos formular propostas de políticas voltadas à promoção dos direitos das trabalhadoras do campo e do cerrado e garantir mais acesso aos nossos serviços”Ericka Filippelli, secretária da Mulher

Desde junho, o projeto visitou 11 pontos do DF, como o Acampamento Marielle Franco, em São Sebastião; a Comunidade Rural Fazenda Larga, em Planaltina; o Assentamento Chapadinha, em Sobradinho, e a Colônia Agrícola 26 de setembro, da Estrutural. No total, foram realizados 7.235 atendimentos em comunidades do campo.

Produtora de doces, compotas, geleias e licores, Teresinha Maria de Araújo, cresceu vendo a mãe produzir geleias e licores artesanais para animar os forrós que o pai, sanfoneiro, ofereceria na roça para os operários que ajudavam na construção de Brasília. Ela aprendeu as receitas e os segredos de família e, depois de casada, começou comercializar os produtos de receitas caseiras.

 

Teresinha de Araújo está satisfeita com os avanços na parceria entre o governo e a sociedade civil: “pela primeira vez eu vejo nossas necessidades atendidas” | Foto: Divulgação/SMDF

Dona Teresinha é uma das representantes da comunidade rural no Fórum organizado para ser a voz dessas mulheres que vivem no campo. Ela divide sua alegria ao perceber os avanços realizados na parceria entre governo e sociedade civil: “Estou há 40 anos nessa luta e, pela primeira vez, eu vejo que as nossas necessidades estão sendo atendidas, que estamos ganhando visibilidade e espaço para expor nossas demandas e para participar da criação de políticas que nos atendam”.

Entre as prioridades definidas durante a reunião para o próximo ano, está a proteção e a prevenção da violência de gênero contra a mulher do campo que, muitas vezes, desconhece seus direitos ou os caminhos de pedir ajuda. Para tanto, foi criada a Comissão de Enfrentamento à Violência, com representantes das Secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Social, de Segurança Pública, da Saúde e de Educação.

“Para 2022, uma das nossas metas é fortalecer a proteção das mulheres, e, com esta comissão, estabelecer um fluxo para prevenção e para o atendimento de uma situação violência na área rural. Identificamos que é uma demanda presente, que acontece, e muitas vezes a vítima não sabe a quem procurar e pedir ajuda”, reforça a subsecretária de Promoção das Mulheres, da SMDF, Fernanda Falcomer.

Saiba mais

O Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e Cerrado é um órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, que foi criado pelo Decreto nº Nº 34.922, de 4 de dezembro de 2013 e alterado pelo decreto nº 40.220, de 31 de outubro de 2019, e tem sua organização sob a coordenação da Diretoria de Mulheres Rurais (Dimur) da Secretaria da Mulher.

No dia 27 de setembro de 2021, foi publicado o decreto 42.532, com atualização da composição do órgão, incluindo a Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal, a Defesa Civil do Distrito Federal e a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal.

Estiveram presentes à reunião de hoje, representantes do Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária (Incra); da Defesa Civil; da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus); Secretaria de Saúde (Ses); Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria de Educação; Secretaria de Turismo (Setur); Secretaria de Agricultura; Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Governo (Segov).

Anote na agenda

As próximas visitas do projeto “Ação Mulher do Campo” já estão agendadas! Confira as datas e participe!
Assentamento 10 de Junho, Recanto das Emas

Dia 26 de novembro
Hora: 9h às 13h

Incra 9, Ceilândia
Dia 3 de dezembro
Hora: 9h às 13h

PARTICIPE!
A agenda de ações da Unidade Móvel da SMDF está aberta. Caso tenha interesse em receber a nossa equipe, envie um e-mail para: dimur@mulher.df.gov.br

 

*Com informações da SMDF

 

 

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reportagens

Genoma referência do café arábica é sequenciado com participação de pesquisadores brasileiros

Publicado

em

 

 -

Pesquisadores de 16 países, dentre eles o Brasil, realizaram o sequenciamento do genoma referência do café da espécie arábica, a mais consumida em todo o mundo. Três pesquisadores são da Embrapa Café e outros oito de instituições que compõem o Consórcio Pesquisa Café, da qual a Embrapa é coordenadora. Artigo científico publicado no último dia 15 na Nature Genetics, revista científica de alto impacto, apresenta informações inéditas em relação ao genoma e à genômica populacional dessa espécie, que revelam a história de diversificação das cultivares plantadas atualmente.

O pesquisador Alan Andrade, da Embrapa Café, explica que o grupo de cientistas, do qual faz parte, realizou um mapeamento genético estrutural completo do Coffea arabica, com a mais alta qualidade até hoje alcançada. “Com isso chegamos ao que chamamos de genoma de referência. Em 2004, fomos pioneiros aqui no Brasil no sequenciamento funcional do genoma da espécie arábica. Agora, com o estrutural, passamos a conhecer a ordem dos genes dentro das sequências de DNA e das regiões intergênicas que compõem o genoma, o que não é possível ver no sequenciamento funcional”. Assim, ficou mais fácil identificar genes que conferem às plantas características específicas como resistência a doenças e seca ou tamanho da cereja do café, assim como aroma e sabor.

O pesquisador Luiz Filipe Pereira, também da Embrapa Café, adianta que avanços importantes já estão sendo alcançados a partir dos resultados obtidos. “Como estamos imersos há anos nesse trabalho, estamos desenvolvendo diversas pesquisas com foco na cafeicultura brasileira utilizando os dados desse estudo”.

Ele explicou que o genoma detalhado permite identificar variações genéticas de bases de DNA associadas a características fenotípicas como, por exemplo, a resistência a doenças. “Dessa forma, através da análise do DNA das plantas conseguimos rapidamente selecionar as que possuem resistência, acelerando o melhoramento”, detalhou Pereira.

Dados do novo sequenciamento também estão sendo aplicados no desenvolvimento de tecnologias para certificação e rastreabilidade do café. O Estudo contou ainda com a participação da pesquisadora da Embrapa Café Lilian Padilha, que atuou em conjunto com a equipe do Instituto Agronômico (IAC).

 

Evolução do café arábica

 

Com os novos mapeamentos genéticos, foram realizadas comparações das sequências e estruturas completas do genoma das espécies Coffea arabicaCoffea eugenioides e novamente do Coffea Canephora. O objetivo foi revelar a evolução das espécies, a função dos genes, o mecanismo de regulação dos genes, identificando as estruturas de sequência e os elementos que se conservaram ou se diferenciaram. Foram realizadas ainda as análises sobre a família dos genes, o desenvolvimento evolutivo, a duplicação de todo o genoma, e a pressão seletiva sofrida.

Segundo os pesquisadores, “ferramentas genômicas modernas e uma compreensão detalhada da origem e da história de melhoramento das variedades contemporâneas são vitais para o desenvolvimento de novos cultivares de café arábica, mais bem adaptadas às mudanças climáticas e às práticas agrícolas”.

Eles realizaram novo sequenciamento do genoma completo de 41 acessos selvagens e cultivados dessa espécie, até mesmo de um espécime do século XVIII usado pelo naturalista sueco Carl Linnaeus, o que permitiu uma análise aprofundada da história e das rotas de disseminação do C. arabica.

C. arabica é uma espécie poliploide, denominada alotetraploide, pois carrega 44 cromossomos. Ela é resultado de um evento de hibridização natural entre os ancestrais do atual Coffea canephora (café Robusta) e Coffea eugenioides, que possuem 22 cromossomos cada, classificados como diploides. Essa duplicação do genoma inteiro recebe a sigla WGD, em inglês. Os cientistas tinham dificuldade em identificar exatamente quando – e onde – ocorreu este evento de alopoliploidização, com estimativas que variavam entre 10.000 e 1 milhão de anos atrás.

Por meio de modelação computacional, os pesquisadores buscaram assinaturas da fundação da espécie realizando análises nos genomas da C. arabica. Os modelos mostram três estrangulamentos populacionais ao longo da história, sendo que o mais antigo ocorreu há cerca de 29 mil gerações, ou 610 mil anos.

Isto sugere que o Arábica se formou algum tempo entre 360 mil e 610 mil de anos atrás e teve sua população com níveis de crescimento e diminuição em períodos de aquecimento e arrefecimento da Terra por milhares de anos, antes de ser, eventualmente, cultivada na Etiópia e no Iémen, e depois espalhada por todo o globo.

Antes acreditava-se que as plantas de café haviam sido cultivadas pela primeira vez na Etiópia, mas as variedades coletadas pelos pesquisadores em torno do Grande Vale do Rift, que se estende do Sudeste da África até à Ásia, apresentavam uma clara divisão geográfica. As variedades selvagens estudadas são todas originárias do lado ocidental, enquanto as variedades cultivadas são todas originárias do lado oriental, mais próximo do estreito de Bab al-Mandab, que separa a África do Iémen.

Isto estaria de acordo com as evidências de que o cultivo do café pode ter começado principalmente no Iémen, por volta do século XV, indo em sequência para a Índia, o que sustenta a lenda do contrabando de “sete sementes” realizado pelo monge indiano Baba Budan, por volta de 1600. Assim, a diversidade do café iemenita pode ser a fundadora de todas as principais variedades de arábica atuais.

Para os estudiosos, a poliploidia é uma força evolutiva poderosa que moldou a evolução do genoma em muitas linhagens eucarióticas, possivelmente oferecendo vantagens adaptativas em tempos de mudanças globais. No entanto, as cultivares contemporâneas de Arábica descendem de linhagens Typica ou Bourbon, que possuem diversidade genética particularmente baixa, suscetíveis a muitas pragas e doenças, como a ferrugem do café, podendo ser cultivadas com sucesso apenas em algumas regiões do mundo.

Em 1927 foi identificado na ilha de Timor um híbrido espontâneo de C. canephora resistente ao fungo H. vastatrix, causador da ferrugem. A partir do novo genoma de referência do Arábica, os estudos realizados com plantas dessa linhagem, possibilitaram identificar um novo local-alvo para potencialmente melhorar a resistência a patógenos, como a esse fungo. O novo sequenciamento do genoma forneceu outras novas descobertas, como quais variedades silvestres estão mais próximas do café Arábica cultivado atualmente. Os cientistas descobriram também que a variedade Typica, uma antiga cultivar holandesa originária da Índia ou do Sri Lanka, é provavelmente a mãe da variedade Bourbon, muito utilizada na preparação de cafés especiais.

 

Na fronteira da genômica do café

Desde o início do século XIX o Brasil tem liderado a produção e a exportação mundial de café, que está presente no país há quase 300 anos. Esta liderança tem sido ancorada por extenso trabalho de pesquisa ligada à cafeicultura, que remonta à criação da Seção de Café, no IAC, em 1923. A partir daí, o país não deixou de realizar estudos ligados a essa cultura.

Poucos anos depois, em 1929, com a criação da Seção de Genética, tiveram início os trabalhos de genética e melhoramento do cafeeiro. Desde então, dezenas de Instituições passaram a realizar estudos para o setor cafeeiro ou foram criadas em função dele, como a Embrapa Café e o Consórcio Pesquisa Café, que atualmente congrega cerca de 40 órgãos de pesquisa que possuem trabalhos voltados para essa cultura.

Em relação ao sequenciamento genético do cafeeiro, a Embrapa tem protagonizado importantes avanços. Em 2004, Alan Andrade, Carlos Colombo, pesquisador do IAC, e Luiz Gonzaga, pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar), coordenaram os trabalhos do primeiro sequenciamento funcional do genoma do café arábica, num projeto do Consórcio Pesquisa Café, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que também contou com a particpação de Luiz Filipe Pereira, e que gerou na época o maior banco de dados para café do mundo, com 200 mil sequências de DNA.

O resultado desse trabalho foi decisivo para que dez anos mais tarde fosse realizado o primeiro sequenciamento total do Coffea canephora, num trabalho realizado por um consórcio internacional composto por 11 países, com significativas participações de Andrade e Teixeira.

Outro importante sequenciamento foi o do genoma do bicho mineiro, uma das principais pragas do cafeeiro, concluído em 2022 num projeto liderado por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com participação de pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical (CE), Embrapa Café (DF), Embrapa Cerrados (DF), Embrapa Milho e Sorgo (MG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ilustram esta notícia gráficos apresentados no artigo “O genoma e a genômica populacional de Coffea arabica alopoliploide revelam a história da diversificação de cultivares modernas de café”, em tradução livre do inglês para o português. Leia aqui a publicação.

Rose Lane César (MTb 2978/DF)
Embrapa Café

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448-1551

 

Continue Lendo

Reportagens

Brasília 64 Anos: sábado com Alok, muita diversão, cultura e lazer

DJ Alok, Adriana Samartini e Di Propósito são algumas das atrações que vão agitar o dia do brasiliense; programação inclui atividades esportivas e infantis

Publicado

em

 

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

 

Na véspera do aniversário de Brasília, o que não faltam são opções para o brasiliense comemorar os 64 anos da capital. O sábado (20) está com uma programação recheada de atividades gratuitas para todos os gostos e idades. O destaque vai para os shows musicais com artistas renomados durante todo o dia.

A atração mais aguardada é o DJ Alok. Ao som de Hear Me Now e Fuego, o 4º melhor DJ do mundo promete uma apresentação histórica na capital federal. O show será em uma estrutura em formato de pirâmide, com direito a participações especiais e lançamento do novo álbum do artista. A apresentação está marcada a partir das 21h30, na Esplanada dos Ministérios.

O DF Alok irá se apresentar em um palco em forma de pirâmide com cerca de 30 metros de altura, montado no meio da Esplanada | Foto: Reprodução/Instagram

Antes do show do DJ, Adriana Samartini e o grupo de pagode Di Propósito serão os responsáveis por esquentar o público presente na Esplanada. As apresentações estão marcadas para iniciarem às 18h e 20h, respectivamente. Na Torre de TV Digital, a noite será marcada pelo show da Banda Ale, marcado para as 21h.

Já na Torre de TV, são mais de cinco opções de lazer para toda a família. A partir das 10h, a criançada poderá se divertir com brinquedos infláveis, na área Kids. Logo em seguida, haverá atividades lúdicas, como contação de histórias e brincadeiras com monitores.

A partir das 14h, começam as atrações na estrutura montada na Torre de TV. O teatro com Nyedja Genari dará início às apresentações do dia, às 14h. Às 15h30, a funkeira Mc Jheny toma conta do palco até as 17h, com o início do show do sertanejo Melão. Já às 18h, a dupla Wilian & Marlon se apresenta. O encerramento das atividades será realizado pelo cantor local Rainner, a partir das 19h30.

À tarde, o céu dará espaço para os voos de balão durante a Etapa Nacional do Campeonato de Balonismo. O evento será das 14h às 18h, no gramado do Eixo Monumental.

Segurança

Para assegurar a tranquilidade e a segurança dos cidadãos durante os festejos, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) realizou reuniões com representantes de diversos órgãos e elaborou um abrangente Protocolo de Operações Integradas (POI).

A atuação da PMDF será realizada a pé, com monitoramento por meio de drones e câmeras para subsidiar o trabalho do efetivo | Foto: Divulgação/SSP-DF

No sábado, haverá linhas de revista nos acessos à área de evento, na Esplanada dos Ministérios. Os policiais estarão próximos ao Buraco do Tatuí e às escadarias dos anexos. Não será permitido entrar no local portando objetos perfurocortantes e materiais proibidos (confira lista abaixo). Também haverá busca ativa por materiais proibidos próximo à estação do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto.

A delegacia móvel da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estará na Cidade Policial, na Esplanada dos Ministérios. No local, será possível fazer o registro de ocorrências policiais e bloqueio de celulares roubados ou furtados

A atuação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) será realizada a pé e o monitoramento contará com drones e câmeras, garantindo o melhor emprego do efetivo e maior atenção nos diferentes pontos do evento.

Equipes especializadas também participarão do policiamento, como Cavalaria, Batalhão de Trânsito, moto patrulhamento e batalhões de Operações Aéreas (Bavop) e de Cães (BPCães), além da Rotam e do Batalhão de Choque.

O Corpo de Bombeiros atuará na prevenção de incêndios e contará com equipes especializadas em atendimento pré-hospitalar circulando entre o público. Em conjunto com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio do Samu, será montado ponto de atendimento médico. Os militares poderão ser acionados por meio do 193 a qualquer momento.

Na Esplanada dos Ministérios, a partir das 23h59 desta sexta-feira (19), o trânsito de veículos será interditado. A reabertura está prevista para 23h59 de domingo (21)

A delegacia móvel da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estará na Cidade Policial, na Esplanada dos Ministérios. No local, será possível fazer o registro de ocorrências policiais e bloqueio de celulares roubados ou furtados, por meio do programa Fora da Rede – é importante ter o número de IMEI para bloquear o aparelho.

Trânsito

Na Esplanada dos Ministérios, a partir das 23h59 desta sexta-feira (19), o trânsito de veículos será interditado. A reabertura está prevista para 23h59 de domingo (21). Tanto no sábado quanto no domingo, o ideal é utilizar os estacionamentos da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, setores bancários Sul e Norte, de autarquias Sul e Norte e dos anexos dos ministérios.

No sábado, os estacionamentos da plataforma superior da rodoviária, setores bancários Sul e Norte, de autarquias Sul e Norte e dos anexos dos ministérios estarão disponíveis | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Durante o evento, equipes de fiscalização da PMDF e do Departamento de Trânsito (Detran-DF) farão o controle do trânsito para promover a fluidez, coibir as irregularidades e garantir a segurança.

Além de implantar sinalização de travessias de pedestres, os agentes do Detran-DF farão a identificação de uma área de embarque e desembarque no acesso ao estacionamento superior da Torre de TV, logo após a Feira da Torre. Haverá painéis móveis com mensagens de orientação aos condutores sobre a proibição de estacionar ao longo do meio fio e indicando área de embarque e desembarque de passageiros.

Itens proibidos

• Fogos de artifício e similares
• Armas de fogo em geral
• Latas, copos, garrafas, coolers e isopor
• Apontador a laser ou similares
• Artefatos explosivos
• Sprays e aerossóis
• Animais em geral, com exceção de cães-guia
• Bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados, ou seja, altura, largura e profundidade
• Máscaras de qualquer tipo e tamanho, exceto as de proteção facial
• Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
• Malas, pastas, caixas e similares
• Churrasqueira de qualquer tamanho
• Barraca e similares de qualquer tamanho ou tipo
• Drones não autorizados
• Armas brancas ou qualquer outro objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacapes, brocas)
• Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança
• Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
• Garrafas de vidro e latas
• Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
• Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
• Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
• Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural
• Quaisquer outros itens a serem divulgados com antecedência mínima de 24h da operação pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.

Confira a programação do aniversário de Brasília para este sábado (20):

Esplanada dos Ministérios

→ Setor Arena Show – Palco Brasil BSB 6.4
15h – DJ Sycronize
16h – Danilo Vasconcelos
17h – DJ Erica luz
17h30 – Adriana Samartini
18h30 – DJ Jovic
19h – Di Propósito
21h30 – Alok (na pirâmide)

→ Setor de Exposições
Galpões de exposição, Salão da Agricultura Familiar e outros
Em frente ao Museu da República
Das 10h às 18h

→ Setor Circense
Apresentação do Circo Khronos
Em frente à Biblioteca Nacional
Às 10h30, 13h e 16h
Acesso por ordem de chegada, com capacidade máxima de mil pessoas por sessão

→ Setor Palco Brasília e Praça da Criança
Shows, brinquedos infantis, atividades recreativas e oficinas
Ao lado do Museu da República
Das 10h às 18h – com apresentação de DJ e artistas locais a partir das 13h; show com a Banda Lúpulo, às 18h30; e com a banda Vibração do Cerrado, às 20h

→ Setor Praça da Juventude
Ao lado da Biblioteca Nacional
Das 10h às 18h

• Skate Mini Ramp e Circuito Street
10h – DJ e oficina de Skate Mini Ramp
11h – Pista Skate Mini Ramp liberada
14h – DJ
15h – Oficina de Skate Street
16h – Pista Skate Street liberada
18h – Encerramento

• Muro de escalada
10h – Muro liberado para o público
11h – Oficina de escalada
12h – Muro liberado para o público
15h – Oficina de escalada
16h – Muro liberado para o público
18h – Encerramento

• Graffiti
10h – Oficina de graffiti
11h – Pintura de painel
15h – Oficina de graffiti
16h – Pintura de painel
18h – Encerramento

• Arena de basquete 3×3
10h – DJ e oficina de basquete
11h – Oficina freestyle streetball
12h – Quadra livre
13h – Preparação para os jogos femininos
14h – Início dos jogos femininos
15h – Premiação do feminino
15h30 – DJ
16h – Início dos jogos masculinos
17h40 – Oitavas de final masculino
18h – Quartas de final masculino
19h – Desafios e prêmios
20h – Encerramento

• Palco Hip-Hop
14h – DJ
15h – DJ e batalha de rima
16h30 – Hate
17h30 – As Margaridas
18h30 – DJ e final da batalha de rima
19h – Atitude Feminina

→  Espaço Circomvida
Atividades circenses
Das 10h às 16h

Memorial dos Povos Indígenas

• Espetáculo infantil Kwat e Jai – Acalantos Indígena
Em frente ao Memorial JK
Às 16h

Núcleo Rural Monjolo (Recanto das Emas)

• Oficinas Cantoar e as Aventuras Encantadas
No Cepi Quero Quero
Às 10h

Complexo da Torre de TV

15h – Shows de bandas brasilienses
18h – Adriana Samartini
20h – Di Propósito

Pontão do Lago Sul

• Competição de Triathlon Challenge Cerrado
Das 8h às 20h

Torre Digital de Brasília

• Brasília Bike Camp 2024
Das 8h às 22h

Taguaparque

• Lazer Pet Stop
Das 8h às 18h

*Com informações da Secec-DF

 

 

Continue Lendo

Reportagens

Cine Brasília fará exibição especial de reabertura no dia 22 de abril

Na data em que celebra 60 anos de história, espaço tradicional da cultura brasiliense terá filme sobre JK na telona

Publicado

em

 

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

 

No marco dos 60 anos de história do Cine Brasília e em meio às comemorações do 64º aniversário da capital, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) traz uma grande novidade para os amantes do cinema. No dia 22 de abril, às 11h, o Cine Brasília reabrirá as portas com uma sessão especial, apresentando pela primeira vez nas telonas o longa-metragem JK – O Reinventor do Brasil.

O Cine Brasília será reentregue à população | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Produzido pela TV Cultura, o filme resgata e celebra a vida e o legado do ex-presidente Juscelino Kubitschek, responsável pela fundação da jovem capital brasileira. Narrado no estilo podcast, o documentário integra um projeto amplo da emissora dedicado ao ex-presidente, incluindo exposições e uma fotobiografia com imagens inéditas de Juscelino, figura central na história do Brasil como o fundador de Brasília e líder do país entre 1956 e 1961.

Além da exibição do filme, os visitantes do Cine Brasília poderão visitar a exposição e a fotobiografia exclusiva do ex-presidente. O evento marca não apenas a reabertura do Cine Brasília, mas também oferece aos brasilienses uma oportunidade única de explorar a trajetória inspiradora de JK e sua influência no cenário político e cultural do país.

*Com informações da Secec

 

 

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010