Artigos
SANTARÉM: HISTÓRIA, BELEZA E TURISMO
Além da riqueza histórica e cultural, Santarém oferece aos visitantes uma natureza rica e exuberante onde destaca-se o encontro das águas.
Um espetáculo inesquecível: a “luta” entre dois gigantes. Fundada em 22 de junho de 1661, pelo Padre João Felipe Bettendorff, com o nome de “Aldeia dos Tapajós”. Santarém é uma das cidades mais antigas da região da Amazônia. Em 1758 foi elevada à categoria de vila. Quase um século depois, em 24 de outubro de 1848, em consequência de seu notável desenvolvimento, tornou-se município e está incluída no plano das cidades históricas brasileiras.
ENCONTRO DOS RIOS – De um lado, o rio Amazonas, que corta o município de Santarém no sentido oeste/leste com suas águas barrentas. Do outro, o rio Tapajós, com suas águas límpidas de cor azul-esverdeadas que desemboca no Amazonas em frente a Santarém.
Pela diferença de densidade, temperatura e velocidade, as águas dos dois rios correm por quilômetros sem se misturar.

O Porto de Santarém está situado na Ponta do Salé, à margem direita do rio Tapajós a cerca de 3 km da confluência com o rio Amazonas. Está a 876 km de Belém. Constitui-se em um porto estratégico entre os modais rodoviário e hidroviário para as cargas que escoam pela BR-163 e pelos rios Tapajós-Teles Pires.

Santarém com um novo aeroporto está conectado com voos diários de várias empresas aéreas.

O rio Tapajós é um dos principais afluentes da margem direita do Amazonas e sua beleza já foi cantada em prosa e verso por habitantes da região e visitantes. No período de verão, com a redução de seu volume de água, o Tapajós oferece quase 100 quilômetros de praias de rara beleza, como Alter do Chão.
LAGO DAS MUIRAQUITÃS – Além da beleza da praia, com suas areias finas e alvas e águas azuladas, os visitantes contam com boa infraestrutura, podendo estender o passeio a caminhadas ecológicas e rotas de observação da fauna e da flora.
Uma das grandes atrações de Alter do Chão é o lago Verde – ou lago das Muiraquitãs – que apresenta a forma de um V cujo vértice está voltado para o rio Tapajós. No verão o lago fica quase que totalmente separado do rio por uma barra fluvial com quase 1 km de extensão, chamada de “ilha”. Em suas margens, de vegetação fechada, surgem belíssimas praias de areia branca.
A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ALTER é a primeira unidade de conservação instituída no município, pela Lei 17.771, em 2 de julho de 2003. A APA tem 16.180 hectares de extensão e inclui o distrito de Alter do Chão e as comunidades Caranazal, São Raimundo, Ramal do Laranja, São Pedro, Jatobá, Irurama, Aldeia Curucuruí, Santa Rosa, Ponta de Pedras e São Sebastião.
O QUE É UMA APA? A APA – Área de Proteção Ambiental é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que permite a permanência das populações humanas e o uso direto dos recursos naturais e outras atividades produtivas.


-
Reportagens3 meses agoCandangão Junino 2026 chega a Santa Maria nesta sexta-feira (26)
-
Reportagens3 meses agoFeicotur 2026 movimenta Sobradinho com negócios, cultura, gastronomia e entretenimento
-
Artigos3 meses agoARNE SUCKSDORFF
-
Artigos4 meses agoASTROTURISMO 2
-
Reportagens5 dias agoConfira orientações para acompanhar o Desfile de 7 de setembro
-
Reportagens2 meses agoDada a largada: Brasília inicia contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027™️
-
Reportagens3 meses agoLula no G7 gera expectativa por tarifa dos EUA e veto à carne pela UE
-
Reportagens4 meses agoVladimir Sacchetta, jornalista e pesquisador, morre aos 75 anos