Artigos

PARQUE DA SERRA DA CAPIVARA

Serra da Capivara ganha caminhão 4×4 para combate aos incêndios florestais

 

Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro visitou o sítio arqueológico da Pedra Furada, com desenhos rupestres que registram a presença do homem pré-histórico no continente americano há cerca de 48 mil anos. Bolsonaro também visitou o Museu da Natureza, que faz parte do complexo do Parque da Serra da Capivara, que conta a história do território desde a época dos dinossauros até os dias atuais.

 

 

A novidade faz parte das entregas de 15 veículos que começaram ainda em 2021. As entregas de 2022, do governo federal, para as Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já começaram. O Parque Nacional da Serra da Capivara acaba de receber o primeiro caminhão Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) da unidade. Somados a esse veículo, o ICMBio já investiu mais de R$ 8,5 milhões na aquisição e entrega de sete ABTF.

 

BOX

 

SERRA DA CAPIVARA: monumento natural da humanidade

SERRA DA CAPIVARA É RECONHECIDA COMO UM DOS ROTEIROS TURÍSTICOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO

The New York Times: “Arte e arqueologia num parque remoto do Brasil, onde os visitantes podem ajudar a preservar”.

 

Conhecido por abrigar um dos mais ricos patrimônios arqueológicos do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, ganhou mais um título para colocar na estante: a unidade de conservação é a única brasileira a constar numa seleta lista feita pelo The New York Times, um dos veículos de comunicação mais importantes do mundo, de destinos turísticos em 2022.

 

A matéria destaca a relevância arqueológica da Serra da Capivara – afinal, por lá estão os fósseis dos primeiros homens a habitar as Américas –, também das paisagens e belezas cênicas da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. “O que distingue este parque nacional de inúmeras outras paisagens brasileiras de tirar o fôlego são os restos arqueológicos e artísticos de humanos antigos, que muitos pesquisadores acreditam ter chegado há mais de 20 mil anos”, diz o jornal, em matéria assinada pela jornalista Seth Kugel.

A visitação no Parque está retomando ritmos normais, com visitantes de todo o Brasil e do mundo. Apesar da pandemia, o ICMBio investiu em infraestrutura, como novos atrativos, banheiros e, recentemente, uma escada de 60 metros de altura que proporcionam um acesso mais seguro, rápido e, ainda, garante ao passeio uma vista magnífica.

“Depois de longas conversas com o correspondente da NYTimes, falando do nosso Parque, da gestão, dos trabalhos e pesquisas, estamos na lista dos mais importantes roteiros turísticos do mundo”, vibra a chefe da unidade, Marian Rodrigues.

 

OUTROS DESTAQUES

O Parque divide a lista com outros representantes de peso, como o Parque Nacional de Saguaro (Arizona), nos Estados Unidos; a Reserva da Biosfera de Dana, na Jordânia; a Floresta Nacional de El Yunque, em Porto Rico; o Parque Nacional de Chimanimani, em Moçambique; o Parque de Iberá, na Argentina; o Parque Nacional de Cerro Castillo, no Chile; o Parque Nacional de Elijio Panti, em Belize, além de destinos urbanos, como Kyoto, no Japão; o Queens, em Nova York e Humboldt, no Kansas.

 

 PRESIDENTE BOLSONARO VISITOU

PARQUE DA SERRA DA CAPIVARA EM 2020

 

TREINAMENTO DA EQUIPE

 

Além da entrega técnica, a Unidade de Conservação também contou com o treinamento das equipes de brigadistas para a operação do caminhão, customizado para atender as necessidades do Instituto. O modelo auto bomba tem capacidade para sete mil litros e bomba extra para operar mata adentro. Também, o veículo possui tração 4×4, com mangotes laterais e possibilidade de extensão de mangueira, e esguicho-canhão para ataque rápido desde a beira da estrada, o que permite a distância segura do fogo e a mantem a integridade dos brigadistas.

“É uma aquisição memorável, já que estamos situados em uma região isolada e com grandes dificuldades no período mais crítico de incêndios. Certamente esse veículo será um aliado de peso no combate aos incêndios florestais, um aliado do parque”, comemora a chefe da UC, Marian Helen Rodrigues.

O Auto Bomba Tanque Florestal também vai auxiliar a equipe do parque e outras unidades de conservação federais na confecção de aceiros e outras medidas de prevenção aos incêndios. Os caminhões foram entregues aos Parques Nacionais da Tijuca (1), Restinga de Jurubatiba (1) e de Brasília (1). Um veículo do modelo foi destinado às Reservas Biológicas de Poço das Antas e União e mais um à Estação Ecológica Mico-Leão-Preto. O Núcleo de Gestão Integrada Carajás e a Brigada Nacional Welington Peres também receberam um veículo auto bomba, cada um.

 

O veículo possui tração 4×4. O modelo auto bomba tem capacidade para sete mil litros e bomba extra para operar mata adentro. A novidade faz parte das entregas de 15 veículos que começaram ainda em 2021. (foto: Joaquim Neto)

 

 

 

Artigos

SANTA CRUZ DE TENERIFE: QUANTA BELEZA, ARTE E CIVILIDADE

(Parte 5)

Publicado

em

 

Deixando o navio para visitar a cidade, me chamou logo a atenção um desfile, em pedestais, das maiores personalidade que já visitaram Tenerife. Deve ter uns 80 totens com fotos e pequena descrição de cada um. Lá estão Charles Darwin, Churchill, escritores, reis e rainhas. (Uma boa ideia para fazer em duas cidades que amo: São Lourenço-MG e Brasilia)
Duas personalidades me fizeram lembrar da “Folha do Meio Ambiente”: Marianne North e Alexander Von Humboldt.
Marianne porque morou vários anos no Rio de Janeiro e abriu uma grande série que fizemos no jornal chamada “NATURALISTAS VIAJANTES”.
Von Humbolt, fundador da moderna geografia física e autor do conceito de meio ambiente geográfico, fez uma das mais belas metáforas que já li quando visitou o Brasil e viu uma vereda coberta de vagalumes:
“OS VAGALUMES FAZEM CRER QUE, DURANTE UMA NOITE NOS TRÓPICOS, A ABÓBODA CELESTE ABATEU-SE SOBRE OS PRADOS”.
TENERIFE, PAISAGEM E CULTURA
Não foi à toa que o jornal “The Garden” escolheu Tenerife um dos melhores lugares do mundo para se viver.
Também não foi à toa que chegar ontem, dia 22, no Porto de Tenerife, havia 5 grandes transatlânticos, inclusive o da National Geographic, com turistas do mundo inteiro. Tanto a cidade de Santa Cruz de Tenerife, como a ilha são um convite às compras e passeios.
# O arquipélago das CANÁRIAS são formadas por 7 ilhas. Tenerife e Las Palmas são as principais cidades. Amanhã visitaremos outra ilha e Las Palmas.
# Tenerife se destaca por sua arquitetura contemporânea e diversificada. O auditório de Tenerife é singular e chama logo a atenção.
# A Praça da Espanha é o coração da cidade com um lago, fonte, rodeada de monumentos e esculturas gigantes. Espetacular!
# A rua central é só para pedestres. Um desfile de gente, de lojas de grife e cafés. Um charme!
# E se pode visitar o Parque Nacional do Teide, Patrimônio da UNESCO, onde tem um vulcão ativo de paisagem alucinante. No caderno de notas de Cristóvão Colombo (1492) aparece uma referência ao Teide em erupção.
É a segunda vez que visito Tenerife. Prometi a mim mesmo que vou voltar.
Fotos
1) Mapa do arquipélago
2 e 3) Toten com Marianne North e Von Humboldt
4) “Desfile” dos totens
5) filme da chegada do navio Norwegian Star
6) A cidade de Tenerife vista do navio
7) o vulcão Teide
Continue Lendo

Artigos

CABO VERDE: A ILHA DE BOA VISTA E BRASÍLIA

(Parte 4)

Publicado

em

 

No dia 20, visitamos MINDELO, na Ilha São Vicente. Que grata surpresa!
Mindelo é conhecida em todas as ilhas de Cabo Verde como a BRASILIM, que no dialeto criolo significa BRASILINHA ou Pequeno Brasil.
Visitamos o Centro de Artes, Design e Artesanato, na Praça Nova, onde tem uma exposição temporária da artista Bela Duarte. Visitamos também o muro onde está a figura de outra cabo-verdiana ilustre: CESÁREA ÉVORA.
O povo cabo-verdiano é super simpático e hospitaleiro. Nosso guia, Danilo, nos disse uma frase que revela bem a força cultural e a beleza do casario de Mindelo, cidade da poetisa e cantora Cesárea Évora e da artista plástica Bela Duarte: “Praia é a capital, mas Mindelo é a principal!”
Na parte 4, vou falar sobre Cabo Verde e Brasília: uma circunstância histórica e trágica.
Continue Lendo

Artigos

MINDELO, A PRINCIPAL. CULTURA e CASARIO

(Parte 3)

Publicado

em

 

Hoje, 20, visitamos MINDELO, na Ilha São Vicente. Que grata surpresa!
Mindelo é conhecida em todas as ilhas de Cabo Verde como a BRASILIM, que no dialeto criolo significa BRASILINHA ou Pequeno Brasil.
Visitamos o Centro de Artes, Design e Artesanato, na Praça Nova, onde tem uma exposição temporária da artista Bela Duarte. Visitamos também o muro onde está a figura de outra cabo-verdiana ilustre: CESÁREA ÉVORA.
O povo cabo-verdiano é super simpático e hospitaleiro. Nosso guia, Danilo, nos disse uma frase que revela bem a força cultural e a beleza do casario de Mindelo, cidade da poetisa e cantora Cesárea Évora e da artista plástica Bela Duarte: “Praia é a capital, mas Mindelo é a principal!”
Na parte 4, vou falar sobre Cabo Verde e Brasília: uma circunstância histórica e trágica.
Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010