Reportagens
Dia de Doar mobiliza mais de 28 milhões de pessoas, com ações comunitárias em 72 cidades e abrangência em todas as regiões do país
Pelé, Luciano Huck, Alok, Fábio Porchat, Danni Suzuki e Flávia Alessandra também participaram do movimento, conscientizando sobre a importância da generosidade
No dia 29 de novembro, milhões de brasileiros realizaram ações solidárias em todo país e participaram do Dia de Doar. De acordo com os dados iniciais levantados, foram mobilizados mais de 4,5 milhões de reais em doações, mapeados via plataformas de doação, publicações e relatórios de atividades de instituições e empresas participantes.
Para aumentar a visibilidade do movimento, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ) e a estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), foram iluminados na cor laranja ,reforçando a mensagem de solidariedade e empatia, em uma iniciativa liderada pelo Instituto Phi.
Para João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), que lidera a iniciativa no Brasil, “os resultados reforçam a nossa crença que a população brasileira é muito generosa e segue fazendo doações quando convidada para isso, como no Dia de Doar. Quanto mais falamos sobre fazer o bem, mais as pessoas doam”.
Para avaliar o impacto em reais do Dia de Doar, a ABCR conta com um Programa de Dados, que identificou que mais de R$ 2,3 milhões foram doados on-line este ano, um aumento de aproximadamente 50% em relação a 2021. São parceiras no Programa as empresas Abacashi, Altrus, Apoia.se, Benfeitoria, BSocial, Captador, Catarse, Causei o Bem, Doação Solutions, Doare, Doe Bem, Grifa.me, iFood, Kickante, Movimento Arredondar, Reapp, União Pela Vida, Risü, Ribon, Sitawi, Trackmob e Vakinha.
Oo Dia de Doar mobilizou organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas, órgãos públicos e empresas, de todas as origens e em todas as regiões do país.
Celebridades também disseminaram o movimento. O streamer Casimiro Miguel, um dos maiores influenciadores digitais do país, falou sobre o Dia de Doar e a iluminação do Cristo durante transmissão de uma partida da Copa do Mundo FIFA, quando anunciou a doação do que foi recebida no Superchat do Youtube do canal em 29 de novembro. Pelé, Alok, Luciano Huck, Danni Suzuki e Flávia Alessandra, dentre outras celebridades, postaram sobre o Dia de Doar em suas redes sociais.
Campanhas comunitárias aumentaram em 140% em 2022
Para incentivar a realização das campanhas comunitárias, o movimento lançou, pelo segundo ano consecutivo, o Edital de Apoio à Filantropia Comunitária. Quarenta iniciativas receberam 500 reais para ajudar a alavancar suas campanhas locais, o que representa o dobro das ações apoiadas em 2021. A grande novidade deste ano foi o apoio inédito da Meta, com créditos de até 5 mil dólares para anúncios no Facebook e no Instagram. Dez coalizões e tiveram suas campanhas online impulsionadas.
Neste ano, o Dia de Doar teve um aumento de 140% nas campanhas comunitárias ativas pelo país e 40 cidades participaram pela primeira vez. Entre elas estão Salvador (BA), Anápolis (GO), Caxias (RS), Criciúma (RS), Corumbá (MS), Florianópolis (SC), Glória do Goitá (PE), Itu (SP), Londrina (PR), Maringá (PR), Natal (RN), bairro de Primavera (Caxias – RJ) e São Luís (MA).
Mais de R$ 181 mil e 58 toneladas de alimentos foram doados como iniciativa das campanhas comunitárias. As informações foram coletadas voluntariamente pelas lideranças, sendo esses números maiores do que conseguimos registrar.
Algumas das principais ações pelo Brasil
O Dia de Doar começou cedo em Pelotas (RS). O dia 1º de novembro marcou o início da gincana solidária Doa Pelotas, criada para desafiar as escolas municipais, estaduais e particulares a captarem doações de várias formas para aumentar a solidariedade na cidade. A gincana, que foi encerrada no dia 29, incentivou a arrecadação de alimentos não perecíveis, materiais de higiene e de limpeza, roupas, brinquedos e doação de sangue. No dia do término da competição, cerca de 20 projetos sociais compareceram ao largo do Mercado Central de Pelotas e se apresentaram para o público. O espaço também teve várias apresentações artísticas.
Já a cidade de Itu, localizada no interior de São Paulo, participou pela primeira vez da campanha. Liderada pela diretora da empresa Abraço Social, Tânia Faga, a campanha da cidade também foi iniciada no dia 1º de novembro e encerrada no dia 27 do mesmo mês. A iniciativa foi apoiada pela prefeitura do município e teve a participação de mais de 20 organizações e projetos sociais da cidade. No dia 27, ocorreu a Feira da Generosidade, que reuniu as organizações apoiadoras em um dia com muita música, artesanato, espaço gastronômico e área kids.
Em Salvador (BA), foram realizadas ações em diferentes datas em prol de mais de 50 instituições. No dia 10 de novembro, foi lançada uma vaquinha online durante um evento para aproximadamente 60 pessoas na sede do SEBRAE. O lançamento apresentou a campanha comunitária para o setor empresarial e estimulou doações desse público. No dia 20 de novembro, o foco foi a doação de sangue com o intuito de ampliar o banco da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
No dia 26 de novembro, uma ação corpo a corpo no Porto da Barra, um dos principais pontos turísticos da cidade, fomentou a cultura de doação e distribuiu folders e outros materiais explicativos sobre a campanha. O dia 29 de novembro foi marcado por diversas ações nas ruas e maior incidência nas redes sociais com o intuito de atrair ainda mais doadores.
O #DoaPiracicaba (SP) também iniciou em 29 de novembro e encerrou no dia 10 de dezembro. Dezoito entidades do município foram beneficiadas por meio de doações a partir de 2 reais. No primeiro dia da campanha, foi feito um evento na praça José Bonifácio, no centro da cidade, com carro de som, animação e música.
“O Dia de Doar foi muito além das minhas expectativas. Consegui reunir praticamente todas as instituições de Piracicaba e elas ficaram tão felizes e gratas, se sentiram tão acolhidas e fortalecidas, algo que nunca aconteceu. No próximo ano, as entidades querem montar uma associação para representá-las e ter uma conta única, um site e uma rede social somente para o Dia de Doar, além de outros projetos e eventos de doações”, relata Ana Lúcia Amstalden, líder municipal do Dia de Doar no município.
Já a cidade de Tubarão (RS) realizou o maior evento solidário de sua história no dia 4 de dezembro: o espetáculo musical “À espera de Noel”, que contou com atrações musicais, stand up e a peça teatral Um natal nada convencional com a família Adams. A arrecadação da venda de ingressos beneficiou 18 entidades regionais como APAE, Cáritas Diocesana, Lar da Menina, Sociedade Musical Lira e Vida e Arte.
Outros exemplos de campanhas comunitárias foram: #DoaAraçatuba (SP), #DoaBlumenau (SC), #DoaFerraz (SP), #DoaAssu (RN), #DoaFloripa (SC), #DoaGloriadoGoitá (PE), #DoaEsteio (RS), #DoaItu (SP), #DoaMauá, #DoaTubarão (SC), #DoaTeresina (PI), #DoaValinhos (SP), #DoaParaibuna (SP) ,#DoaMaringá (PR) e #DoeCampinas (SP).
Empresas também realizaram ações de generosidade
O Dia de Doar também gerou ações de solidariedade nas empresas. Pelo segundo ano consecutivo, o iFood participou da mobilização, estimulando doações pelo aplicativo na finalização do pedido. Nesta edição, a marca doou o mesmo valor de todas doações realizadas pelos usuários para ONGs da educação, chegando a R$ 88 mil reais somente no dia 29 de novembro. O mês de Doar também marcou o lançamento de uma nova opção de arredondar o valor total do pagamento, possibilitando doar entre R$ 0,50 e R$ 0,99. Formato implementado em parceria com a ONG Movimento Arredondar após a realização de uma consultoria para ampliar o programa de doações.
O Movimento Arredondar convocou as empresas parceiras para fazer um post solidário, convidando as pessoas a realizarem uma doação participando das parcerias recorrentes com marcas como Burger King®, Petz, GPA (Pão de Açúcar, Minuto, Mercado Extra, Mini Extra, Compre Bem), Quitanda, Extraplus Supermercados, St Marche, Empório Santa Maria, Serrano, Super Lagoa, Lag Atacadão, Popeyes, NK Store, Corello, Shoulder, Track&Field, Raus Café, Nunu Moves, Belshop, Amoreira, Ecoville, Tricard e Fasano.
Durante toda a semana do Dia de Doar, a rede Extraplus Supermercados dobrou o valor doado pelos clientes que optaram por arredondar a compra entre os dias 29 de novembro e 06 de dezembro. A parceria recorrente com o Movimento Arredondar viabilizou recursos para as ONGs Instituto Terra e Instituto Ponte, que atuam respectivamente nas causas do meio ambiente e educação. O Burger King® usou as redes sociais para estimular seus seguidores a arredondar seu troco nas compras dos produtos no caixa ou no totem da rede. Com a ajuda da influenciadora Ju Cris, a marca convidou os clientes a doar centavos para 13 ONGs da área de educação. A parceria, que teve início em 2018, já arrecadou mais de 4 milhões de reais.
O Smiles, programa de fidelidade gratuito da GOL, se comprometeu a doar 100 milhas a cada compartilhamento dos posts sobre o Dia de Doar nos perfis dos parceiros no Instagram. Houve cinco mil compartilhamentos e o Smiles dobrou o valor arrecadado. A quantia foi destinada para as ONGs que fazem parte do Milhas do Bem, projeto social do Smiles, totalizando 1 milhão de milhas dodadas
Outras empresas que também aderiram ao Dia de Doar foram: Shopee, Sabesp, Social Docs, Café Bauducco, Bolo da Madre, Instituto CCR e Unicesumar.
Organizações não governamentais
As organizações não governamentais também marcaram presença no Dia de Doar. Em Barretos, no interior de São Paulo, o dia 29 de novembro foi a data em que o Hospital de Amor Barretos recebeu os ‘Palhaços da Alegria’ do Instituto Sociocultural do HA. Foi realizada uma grande festa pelos corredores da instituição, com bexigas e músicas que incentivaram as pessoas a doarem alimentos, sangue ou recursos financeiros para o hospital.
A Plan International Brasil aproveitou para comemorar seu aniversário de 25 anos e organizou um jantar beneficente em São Paulo (SP) no dia 29 de novembro. A quantia arrecadada foi revertida para os projetos da ONG no Piauí, Maranhão, Bahia e em São Paulo.
A rede da LBV também realizou ações em diversos estados: São Paulo, Rondônia, Pará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Distrito Federal. A organização promoveu campanhas com empresas, mobilizações com colaboradores, drive thrus solidários, entre outras atividades.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Neste ano, contou com apoio do Movimento Bem Maior, Fundação José Luiz Egydio Setúbal e o Morro do Conselho. Além de parceria de comunicação do Instituto Mol.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. Mais informações, acesse www.diadedoar.org.br ou pelas redes sociais @diadedoar.
Reportagens
Editais incentivam envolvimento de estudantes na iniciação científica
Com inscrições até 29 de junho, chamadas do Pibic, Pibic-AF, Pibiti e Pibic-EM estimulam a participação em projetos de pesquisa e inovação na UnB
Da Secretaria de Comunicação da UnB
Iniciação científica oportuniza a estudantes de graduação e do ensino médio a qualificação em pesquisa e a produção de conhecimento científico. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB
A Diretoria de Iniciação Científica (Proic) da UnB, ligada ao Decanato de Pós-Graduação (DPG), lançou quatro editais de iniciação científica para o ciclo 2026-2027. As iniciativas contemplarão estudantes de graduação e de ensino médio interessados em participar de projetos de pesquisa sob orientação de docentes ou técnicos administrativos da Universidade de Brasília. As inscrições acontecem pelo envio de projetos, via orientadores, até 29 de junho.
O edital de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) visa despertar a vocação científica dos estudantes, fortalecer a formação profissional e desenvolver novos talentos nos campos da pesquisa e da inovação. Já o de Ações Afirmativas (Pibic-AF) é voltado a ingressantes por sistemas de cotas sociais, cotas para negros, indígenas, quilombolas ou pessoas trans, ou ainda pelo Programa de Estudantes do Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC).
Outro edital é o de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), cujo foco é qualificar estudantes de graduação em iniciativas para o avanço em tecnologia e inovação e incentivar a produção de conhecimento nessas áreas, em diferentes setores, desde comercial ao empresarial, social e ambiental.
Nestes três casos, podem aderir estudantes da UnB e de outras instituições de ensino superior do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
Há ainda o edital de Ensino Médio (Pibic-EM), destinado à participação de alunos de escolas públicas do DF no último nível escolar, seja do ensino regular, técnico ou militar. Neste, concorrem apenas estudantes de escolas públicas cadastradas junto à coordenação do Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio (confira na chamada).
Para o diretor de Fomento à Iniciação Científica do DPG, Juscelino Bezerra, os editais consolidam a promoção à iniciação científica (IC) na Universidade ao democratizarem o acesso à pesquisa, integrarem a graduação à pós-graduação, ampliarem a produção científica e as perspectivas profissionais de estudantes e contribuírem para a permanência qualificada e para a equalização das condições de formação científica.
“Para os estudantes de graduação, a iniciação proporciona contato direto com metodologias e práticas de pesquisa, desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, integração a grupos de pesquisa consolidados, fortalecimento do currículo para acesso à pós-graduação e inserção qualificada no mercado de trabalho”, enumera. “Para os estudantes do ensino médio, a participação desperta precocemente a vocação científica, desenvolve hábitos de investigação e raciocínio metodológico, e amplia horizontes de escolha profissional e vocacional”, acrescenta.

SUBMISSÃO DE PROJETOS – As inscrições de projetos científicos devem ser feitas pelos orientadores via Plataforma de Iniciação Científica (Plic), no site www.plic.app.br/unb. As propostas devem conter detalhes do projeto de pesquisa – introdução (problema e objetivos), justificativa (contribuição para a área), bibliografia e metodologia –, plano de trabalho dos estudantes e currículo lattes atualizado dos pesquisadores.
Os projetos contemplados poderão contar com estudantes voluntários ou bolsistas – estes, com remuneração vigente por até 12 meses, com início em setembro de 2026 e término em agosto de 2027. Cada estudante só poderá ser cadastrado, seja como bolsista ou voluntário, em um plano de trabalho, considerando o conjunto dos editais do Programa de Iniciação Científica. Já os orientadores só poderão indicar, cada, dois projetos por edital; ter, no máximo, dois bolsistas de um mesmo edital; e acumular até cinco bolsas entre os quatro editais.
Os critérios de participação dos discentes e orientadores, bem como os de pontuação dos projetos, podem ser consultados nas respectivas chamadas. Os editais contam com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A UnB também fomenta o programa com R$ 2,5 milhões em recursos próprios.
Juscelino Bezerra comenta que, no ciclo anterior (2024-2025), a UnB contabilizou um panorama expressivo de 1.291 projetos de pesquisa inscritos, com 1.073 orientadores e 3.718 planos de trabalho. “Atualmente, temos 644 cotas de bolsas ativas do CNPq, 300 bolsas da UnB e 151 bolsas da FAPDF, totalizando 1.095 cotas de bolsas”, menciona.
CONEXÃO – Para facilitar a adesão de estudantes a iniciativas que concorrerão aos editais e aproximar orientadores dos interessados em realizar iniciação científica, o Proic disponibiliza o Painel de Vagas e o Banco de Talentos. O Painel exibe as ofertas de projetos de pesquisa conforme as grandes áreas do conhecimento, com o perfil do estudante desejado e descrição das atividades a serem realizadas. Já o Banco de Talentos é destinado aos orientadores, para que pesquisem estudantes que queiram atuar na iniciação científica e a área de conhecimento de interesse.
Em relação ao edital do Pibiti, parcerias com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB), o Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB) e a Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal (Ditec/PF) visam facilitar o acesso de estudantes aos projetos de inovação e pesquisa para participação na chamada.
ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.
Reportagens
Hospital de Base muda vida de pessoas com transtornos alimentares
Única unidade do SUS a oferecer esse tipo de atendimento no Distrito Federal, o HBDF reúne psiquiatras, psicólogos e nutricionistas em acompanhamento estruturado para pacientes
Por
Agência Brasília* | Edição: Plácido Fernandes
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), é a única unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal a oferecer atendimento ambulatorial estruturado para pessoas com transtornos alimentares. Com equipe formada por psiquiatras, psicólogos e nutricionistas, o serviço reúne diferentes especialidades para oferecer acompanhamento integrado aos pacientes.
Foi esse acolhimento que ajudou Maria Eduarda* a iniciar o processo de recuperação. A preocupação com a aparência começou ainda na adolescência. O que parecia ser apenas o desejo de emagrecer deu lugar a uma relação cada vez mais difícil com a alimentação e com a própria imagem. Após anos recorrendo a dietas radicais, ela desenvolveu transtornos alimentares que comprometeram sua saúde e a levaram à internação.
“Eu estava tão mal que comecei a sentir dor, meu corpo já não aguentava mais. Cheguei a perder o movimento das pernas. Não conseguia fazer nada sozinha, nem levantar o braço. Eu percebi que precisava de ajuda, mas, ao mesmo tempo, me achava bonita”, relembra.
No Brasil, 11 milhões de pessoas afetadas
Neste 2 de junho, Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares, especialistas reforçam a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento adequado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas convivem com algum transtorno alimentar no mundo. No Brasil, estima-se que aproximadamente 11 milhões de pessoas apresentem algum tipo de distúrbio relacionado à alimentação.
“Não existe uma solução simples ou imediata. A evolução clínica depende, em grande parte, do manejo adequado, do reconhecimento da doença e da construção de estratégias terapêuticas individualizadas”
Geison Machado, médico psiquiatra do HBDF
De acordo com o médico psiquiatra do HBDF, Geison Machado, o tratamento começa pelo acolhimento e pela compreensão da história de cada paciente. “Não existe uma solução simples ou imediata. A evolução clínica depende, em grande parte, do manejo adequado, do reconhecimento da doença e da construção de estratégias terapêuticas individualizadas. Esse processo pode envolver diversos obstáculos, uma vez que nem sempre os pacientes apresentam condições clínicas, recursos emocionais ou disponibilidade subjetiva para reunir todos os elementos necessários ao tratamento e à recuperação”, explica.
Para Maria Eduarda, o maior desafio sempre esteve relacionado aos conflitos internos provocados pela doença. “Eu sabia que precisava melhorar e que não estava bem, mas isso iria contra algo que deixava a minha autoestima boa. É uma luta interna muito difícil, mas percebi que precisava de um tratamento que me ajudasse a viver a minha vida”, resume.
Entre os transtornos alimentares mais comuns estão a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar periódica. As doenças podem se manifestar de diferentes formas e nem sempre estão associadas à magreza extrema.
Segundo Machado, iniciativas de conscientização ajudam a ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma que ainda cerca esses transtornos. “Ao ampliar a compreensão sobre essas doenças, torna-se possível oferecer maior acolhimento às dificuldades, ao sofrimento e às demandas vivenciadas pelos pacientes. O conhecimento adequado também favorece o reconhecimento dos sintomas e facilita a busca por ajuda especializada”, afirma.
Redes sociais e pressão estética
Maria Eduarda, que segue em acompanhamento no HBDF, conta que a preocupação excessiva com o peso começou cedo. “Me lembro de não comer nada em dias que iria para alguma festa, porque queria estar mais bonita”, relata.
Para o psiquiatra, a exposição constante a padrões estéticos nas redes sociais, associada à pressão por determinados tipos físicos e à busca por resultados rápidos, pode contribuir para o desenvolvimento dos transtornos, especialmente entre adolescentes.
“Tive muito medo de não levarem o meu problema a sério, mas me ajudaram muito. Não me senti julgada em nenhum momento”
Maria Eduarda, nome fictício para preservar a identidade da paciente
“A comparação com outras pessoas faz parte do desenvolvimento humano. Porém, quando essa exposição ocorre de forma precoce e intensa, a cobrança aumenta e o surgimento de um transtorno se torna mais provável”, explica Geison Machado.
Como parte da recuperação, Maria Eduarda busca transformar hábitos e comportamentos que influenciam sua relação com a própria imagem. “Preciso mudar a forma como penso, os conteúdos que consumo nas redes sociais e até a maneira como lido com meus impulsos”, diz.
Como funciona o acompanhamento
No Hospital de Base, o atendimento é realizado de forma conjunta por psiquiatra, psicólogo e nutricionista. A atuação integrada permite que diferentes aspectos da doença sejam acompanhados simultaneamente. “O atendimento multiprofissional amplia nossa capacidade de escuta, fortalece o manejo clínico e contribui para respostas mais efetivas às necessidades dos pacientes”, destaca Machado.
Maria Eduarda relembra que teve receio na primeira consulta, mas depois se sentiu acolhida e ouvida. “Tive muito medo de não levarem o meu problema a sério, mas me ajudaram muito. Não me senti julgada em nenhum momento. Foi algo muito importante pra mim. Agora, sinto que vou conseguir seguir com o tratamento até o final”, celebra.
O atendimento ambulatorial para transtornos alimentares do Hospital de Base está disponível para toda a população do Distrito Federal. Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar um encaminhamento médico, da rede pública ou privada, para agendamento da consulta de avaliação.
(Obs.: *nome fictício para preservar a identidade da paciente)
*Com informações da IgesDF
Reportagens
Mais de 130 filmes do DF se inscrevem para disputar o 28º Troféu Câmara Legislativa
Serão selecionados cinco longas e 10 curtas-metragens, exibidos de 14 a 18 de setembro durante o 59º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Foto: Agência CLDF
O Troféu Câmara Legislativa destinado a filmes produzidos no Distrito Federal recebeu 131 inscrições para a sua 28ª edição. São 23 longas e 108 curtas-metragens, concluídos a partir do ano passado. “Estes números confirmam a força do cinema brasiliense e reforçam o papel da CLDF no fomento à indústria audiovisual do DF”, observa Claudinei Pirelli, em nome do Comitê Gestor da premiação.
Os títulos serão submetidos a uma seleção para escolher cinco longas e 10 curtas, que comporão a Mostra Brasília – competição que integra a programação oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A exibição dos filmes que concorrerão ao 28º Troféu Câmara Legislativa acontecerá de 14 a 18 de setembro, no Cine Brasília, com entrada gratuita.
As produções inscritas e habilitadas a participar da seleção são de vários gêneros cinematográficos: ficção (69), documentário (46), híbrido – mais de uma linguagem (11) e animação (cinco).
“Esse resultado também demonstra a diversidade do audiovisual brasiliense, que atua de diversas maneiras, confirmando a criatividade e a habilidade técnica dos nossos realizadores”, completou Pirelli.
Premiação
Os filmes selecionados para a Mostra Brasília disputarão prêmios em dinheiro, que somam R$ 298 mil. Os vencedores serão escolhidos pelo júri oficial – composto por três especialistas na área do audiovisual – e o júri popular, formado pelos espectadores que comparecerem às sessões no Cine Brasília.
Os prêmios são divididos entre os melhores títulos – longa e curta-metragem –, indicados pelos dois júris, e categorias técnicas, como direção, ator, atriz e trilha sonora. Estes últimos, escolhidos pelo júri oficial, entre todos os filmes da competição.
O Troféu Câmara Legislativa foi criado em 1996, com o objetivo de reconhecer o talento dos cineastas do Distrito Federal e incentivar os jovens realizadores, e, ano após ano, acompanhou o crescimento da produção cinematográfica local. Na primeira edição, apenas seis títulos concorreram à premiação.
Marco Túlio Alencar – Agência CLDF
-
Artigos3 meses agoFestival inédito de cultura coreana chega a Brasília com show internacional
-
Artigos3 meses agoDIA MUNDIAL DA ÁGUA HISTÓRICO DAS COMEMORAÇÕES
-
Reportagens2 meses agoCLDF reajusta tabelas salariais de servidores do Detran-DF
-
Reportagens2 meses agoSessão solene entrega título de Cidadão Honorário a Sebastião de Carvalho Neto
-
Reportagens3 meses agoRessaca de Carnaval e cultura gratuita movimentam o fim de semana no DF
-
Reportagens3 meses agoNovo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) entra em vigor
-
Reportagens3 meses agoSequenciamento pioneiro no Brasil avança no controle da murcha do ciclame
-
Artigos3 meses agoA VENDA DOS OLHOS DE QUEM