Artigos

Sem Cerimônia

Prefácio do livro “Sem Cerimônia” de Jack Correa

 


A solene e divertida realidade do Cerimonial


 Silvestre Gorgulho


 A perfeição é como verdade: luz que bate nos olhos. Que ilumina. Que mostra o caminho. Que ensina. Por isto, a perfeição – como verdade – não pode ser egoísta. Tem que ser dividida. Compartilhada. Pertence ao mundo. Todo sucesso é para ser admirado. É exemplo. A perfeição é, justamente, o aprimoramento de sucessos. Próprios e alheios. Imitar o belo, conhecer experiências positivas e buscar o correto, é caminhar em direção a mais vitórias. Ser perfeito é a utopia que faz de cada homem um pouquinho Deus.


Todo trabalho bem feito e todo sucesso garantido pertencem às futuras gerações. Deve ser propagado, admirado, aplaudido e imitado. Uma obra competente não pode ser esquecida. Quem explicou isto muito bem, foi o presidente norte–americano, Woodrow Wilson, quando sentenciou, lá pelos idos de 1915: “Nenhum trabalho bem feito é particular. Ele se torna um bem social. Faz parte do patrimônio universal”.


Assim é “Sem Cerimônia”, primeiro livro de Jack Corrêa: um profissional que soube viver e guardar ricas experiências de seu tempo na diretoria do cerimonial do governo de Minas Gerais.


O leitor tem um livro único, onde encontrará deliciosas histórias, considerações sérias e gostosíssimos causos, todos eles revestidos de acadêmicos ensinamentos. Jack Corrêa expõe o dia a dia de um dos trabalhos mais importantes em qualquer organização privada ou pública: o serviço de Relações públicas e de Cerimonial.


 O livro é uma aula perfeita: um caso verídico, bem interessante. Depois de sua avaliação acadêmica, estuda melhor a situação, dá dicas e mostra os pós e contras de cada ação. Ao mesmo tempo em que faz história, diverte. Ao mesmo tempo em que informa, ensina. Jack Corrêa mostra que um dos segredos do sucesso é a criatividade. Ela faz a diferença. Um profissional criativo vale mais que um batalhão de computadores.


 Na criatividade está a solução dos complexos problemas de planejamento ou de indesejáveis imprevistos. Ações criativas levam uma programação, por mais difícil que seja, ao sucesso. E são elas as únicas receitas para os inesperados e constrangedores desencontros que teimam acontecer na última hora, que podem salvar homens poderosos e autoridades exigentes de gafes, embaraços e vexames homéricos.


Em “Sem Cerimônia” você vai entender porque o Cerimonial e a Relações Públicas são atividades angustiantes, mas que podem, também, trazer momentos únicos de prazer. Jack Corrêa ensina como a convivência, por assim dizer, obrigatória, com pessoas poderosas e simples, feias e bonitas, ricas e pobres pode ser mais uma oportunidade de multiplicar amigos. Oportunidade de vitória e de realização profissional.


A atividade do Cerimonial e Relações Públicas extrapola a simples organização de eventos e o escalonamento de autoridades em função de sua precedência protocolar. Quando competentemente executada, esta atividade contribui diretamente para a formação de uma imagem pessoal e institucional, evitando conflitos e projetando o nome de personalidades, de eventos e de produtos. É uma das mais importantes armas da estratégia de marketing.


 Dois momentos na vida deste mineiro nascido, por acaso, em Curitiba, fizeram desta obra um ponto de referência que possibilitou ao autor reunir tantos episódios co forte conteúdo didático.


O primeiro momento foi à experiência adquirida nos quatro anos à frente do Cerimonial no Governo de Minas Gerais, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, proporcionando uma ginástica cívica que foi percorrer mais de 500 municípios de uma Minas, que são várias, em cultura e tradição. 


O segundo momento foi à visão global adquirida a partir de Brasília, por dirigir por 11 anos o escritório da Fiat automóveis. Estes dois momentos lhe deram uma visão universal das pessoas, dos problemas e de situações, pela constante interface com a política, com empresários e consumidores, com autoridades e o povo.


 Depois desta vivência no serviço público e na iniciativa privada, seria injusto que Jack Corrêa não contasse um pouco de seu trajeto profissional. Esta foi uma missão bem sucedida, um trabalho bem feito, uma história de sucesso que não poderia ser particular. Tornou-se um bem social. Um patrimônio literário universal para outros profissionais, para outras gerações, para tantos estudantes e tantos professores que estão na busca do perfeito.


 As histórias estão aí. São oferecidas ao leitor em pitorescos casos e sábias conclusões. Os estudantes na área de Comunicação e Relações Públicas vão adorar, pois farão um verdadeiro estágio nesta leitura. Os políticos e os empresários vão ter lições importantíssimas. Histórias, casos, passagens criativas e engraçadas conclusões acadêmicas, tudo isto será um exercício ameno para aprender um pouco mais sobre as complicadíssimas relações humanas, sobre um mercado que está sempre em alta – o mercado das vaidades – e sobre um público que está sempre insatisfeito, os políticos e os leitores de nosso País.


Vá ao livro, sem cerimônia, e não se arrependerá.


 Silvestre Gorgulho


Brasília, maio de 1996.


 


 


 


 


 


 


 


 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos

CABO VERDE

A COPA DO MUNDO E O BRASIL

Publicado

em

Por

 

– “Um dia você vai olhar para trás e descobrirá que cada lágrima financiou sua vitória”. VOZINHA (Josimar José Évora Dias) goleiro de Cabo Verde,como filósofo e influenciador mundial do momento. ”
CABO VERDE está na ordem do dia. Na Europa, França e Bahia. Na Time Square, na rua e na Lua. O que é uma Copa do Mundo de Futebol, heim?
Na sexta Copa do Mundo de 1958, esse mesmo fenômeno de empatia e paixão aconteceu com o Brasil. Imagina que na recepção oficial dos 13 países participantes da Copa-6, em Estocolmo, o Comitê Organizador da FIFA simplesmente errou ao hastear a bandeira brasileira. Sim, a bandeira do Brasil – hoje cantada em prosa e verso – não estava lá. Pior: mesmo com o protesto e muita reclamação de Zagallo e do Mário Trigo, o coordenador da FIFA na Copa, Bengt Agren, levou os dois até o local onde estavam as bandeiras e mostrou, assim, com ar de autoridade:
– Está vendo? Olha aí vossa bandeira…
Era a bandeira de Portugal. Mário Trigo e Zagallo foram buscar uma enciclopédia Delta-Larousse para provar qual era a verdadeira bandeira do Brasil. Aí foi que Embaixada do Brasil na Suécia teve que entrar na historia para que a bandeira brasileira pudesse tremular em terras suecas.
Pois bem, a Copa terminou com show de Garrincha e Pelé e o mundo enrolado na bandeira do Brasil, cantando loas à Seleção Brasileira.
Pois bem, 68 anos depois, na COPA 23, CABO VERDE, por motivos diferentes, virou o queridinho da Europa, França e Bahia… do Brasil e do Mundo. E VOZINHA (Josimar Évora Dias) incorporou os mitos Garrincha e Pelé.
CABO VERDE: O QUE TEM A VER
O PAÍS DE VOZINHA COM O BRASIL?
Em abril de 2024, aportei na cidade de Praia, Capital de Cabo Verde. Como foi bom e prazeroso visitar Cabo Verde.
O país é um arquipélago de 10 ilhas. Cabo Verde, além de ser um dos nove países que falam o Português, tem duas referências fortes em relação ao Brasil. Uma delas com Brasília.
Depois de um dia em PRAIA, na Ilha Santiago, fui para Mindelo, a cidade cultural, que fica na Ilha São Vicente.
Cabo Verde foi a referência para definir a linha de demarcação do Tratado de Tordesilhas.
O Tratado foi assinado por Portugal e Espanha em 7 de junho de 1494 e ratificado em 5 de setembro do mesmo por D. João II de Portugal e Fernando II de Aragão. Ele estabelecia que as terras descobertas e as terras a descobrirem, nas Américas, deveriam obedecer um meridiano traçado a 370 léguas da ilha de Santo Antão (Cabo Verde). A OESTE do meridiano, as terras pertenceriam ao Reino de Castela (Espanha) e a LESTE ao Reino de Portugal.
O meridiano está, por assim dizer, numa linha reta de Belém do Pará até Laguna, em Santa Catarina.
Quem é de Brasília sabe que esse meridiano do Tratado de Tordesilhas passava a menos de 100km do DF, bem perto de Cacalzinho.
Os originais de cada idioma encontram-se depositados no Archivo General de Índias, na Espanha, e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal.
Voltando à Copa do Mundo vale dizer: a Argentina venceu o jogo entrando para as Oitavas de Final e CABO VERDE também venceu entrando para a História.
O SUCESSO DA PRIMEIRA COPA DO MUNDO NINGUÉM ESQUECE.
VIVA CABO VERDE!
FOTOS:
1) A pedido da FFIFA, Cabo Verde foi o primeiro país a dar o nome de REI Pelé ao seu estádio de futebol. (Seria o sucesso de Cabo Verde na Copa o primeiro milagre do Rei?)
2) Visitando Mindelo, terra da cantora Cesarea Évora, aliás também a terra natal do goleiro VOZINHA – Josimar Évora Dias.
3) VOZINHA – depois da atuação na Copa tem emprego com bom salário garantido.

Screenshot

Screenshot

Continue Lendo

Artigos

BioTech XP reúne público no Planetário de Brasília

Confirma nova edição no Pátio Brasil com mais de 40 horas de atrações

Publicado

em

Por

 

Brasília recebeu nesta semana a festa de lançamento da BioTech XP no Planetário de Brasília, em um evento que combinou ciência, tecnologia e experiências imersivas voltadas ao público jovem e às famílias. A programação movimentou o espaço com atividades interativas, palestras e atrações que transformaram o ambiente em um grande laboratório de descobertas.

Entre os destaques da edição no Planetário estiveram os simuladores de realidade virtual de montanha-russa e asa-delta, que proporcionaram uma experiência sensorial de alta imersão aos visitantes. As atrações chamaram a atenção do público pela proposta de aproximar ciência e tecnologia de forma prática e acessível.

O evento também contou com a participação do Einstein Jr., que apresentou conteúdos de biologia e ciência de maneira dinâmica e interativa, despertando a curiosidade dos participantes e incentivando o aprendizado por meio da experimentação. A proposta central da BioTech XP foi justamente apresentar a ciência sob uma nova perspectiva, mais lúdica e conectada ao cotidiano.

De acordo com a organização, a receptividade do público reforça a consolidação do projeto como uma iniciativa de divulgação científica voltada para novas gerações, unindo educação, entretenimento e inovação em um mesmo ambiente.

Com o sucesso da estreia, a BioTech XP já tem nova edição confirmada no Pátio Brasil Shopping. O evento contará com mais de 40 horas de programação, incluindo experiências imersivas, atividades educativas e novas atrações voltadas à ciência e tecnologia, ampliando ainda mais o alcance da proposta.

A iniciativa reforça a expansão do projeto no Distrito Federal e a intenção de levar conteúdos científicos de forma acessível e envolvente a diferentes públicos, mantendo a experiência como elemento central da jornada do visitante.

Continue Lendo

Artigos

Assim nasceu

BRASILIA

Publicado

em

Por

Pela primeira vez, graças a JK, levou-se um Planejamento urbanístico sério. Mesmo com todo rigor de um plano diretor, depois de 67 anos, houve desvirtuamentos… afinal, isso aqui é Brasil.
Vale a pena assistir a este vídeo

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010