Artigos

Grandeza dos Pequenos

Sábia é a sociedade que dá força aos pequenos e valoriza sua cultura local

Silvestre Gorgulho


Para que um jornal de bairro, de algum movimento de cidadania ou de uma cidadezinha do interior, se hoje é fácil ir a uma banca de rodoviária e comprar um grande jornal da capital ou mesmo do Rio de Janeiro e São Paulo?


Por que uma revista de moda, de educação, de meio ambiente, de turismo de uma cidade se se pode ir até a banca do aeroporto e comprar revistas de moda, de meio ambiente, de turismo de Paris, de Nova York ou de Londres?


Para que uma emissora de rádio de um município perdido nesse mundo de Deus se a coisa mais fácil é sintonizar rádios AM, FM, BBC, CBN e mil e umas outras que têm uma programação muito mais interessante e profissional?


Para que uma TV Comunitária ou uma TV local se a CNN, a ESPN, a RAI, a NNK, a CBS, a Globo e outras 300 e tantas tevês podem chegar à nossa sala por uma simples e improvisada parabólica colocada no telhado?


Para que perder tempo com um grupo de teatro local se podemos ver, sem grandes dificuldades, artistas famosos nos grandes teatros de Nova York, do Rio, São Paulo, Brasília, Salvador e Porto Alegre?


Para que gastar dinheiro fazendo filmes tupiniquins, se a coisa mais fácil é ir até a locadora ou mesmo ao Cinemax, para assistir a filmes de uma indústria fantástica como a de Hollywood que produz filmes muito mais ricos e sofisticados?


Para que dar força ao Coral de sua cidade, de sua empresa, de sua universidade se o mundo pode oferecer corais muito mais preparados e famosos à altura de suas mãos nas lojas de DVDs?


Para que incentivar a orquestra de seu Estado se pela tevê, pelo DVD ou até mesmo com uma pequena viagem se pode assistir a uma orquestra verdadeiramente profissional e famosa?


Para que Carnaval no interior se o Carnaval famoso, que rende dinheiro, que atrai turistas e dá manchetes em revistas e jornais está na Sapucaí?


Para que ter um timinho de futebol, de vôlei, de tênis ou de basquete na nossa cidade do interior se a tevê coloca na nossa sala os melhores jogos, os mais importantes campeonatos e os jogadores mais famosos do mundo?


Sabe por quê?
Porque nem os grandes jornais, as grandes redes de televisão, as grandes revistas, as maiores emissoras de rádio, os famosos grupos de teatro, os filmes de Hollywood, os importantes corais das capitais européias, as orquestras de Berlim e da Áustria, as grandes ligas NBA e os Reals Madris, Arsenals, Flamengos e Corinthians vão sobreviver sem a força do homem do interior, sem o valor cultural e as tradições dos longínquos municípios e sem a diversidade de raça, de história e de criatividade dos pequenos.


Só a imprensa local, só o time local, só a escola local e só os movimentos culturais locais estão comprometidos com quem vive ali. Para a grande imprensa, os lugares pequenos do interior são notícias pelo inusitado, quando algo de muito anormal acontece. Entram no noticiário “nacional” pelo fora de série, pelo exótico e pelo estranho. Quer um exemplo? Pergunte ao mundo o que é Bhopal. Poucos, pouquíssimos mesmos responderão: Bhopal é a capital do estado de Madhya Pradesh, no centro da Índia, conhecida como a cidade dos Lagos e das Mesquitas. A grande maioria, mesmo consultando a Internet, dirá: Bhopal é onde tinha uma indústria de veneno da Union Carbide que deixou vazar gás tóxico, matando muita gente inocente. Tal qual Chernobil, na Rússia, Bhopal ficou conhecida por um terrível acidente. Virou uma palavra negativa. Os belos lagos e as majestosas mesquitas só têm valor para quem vive lá. Se não fosse a imprensa local, as rádios e as tevês locais, Bhopal não seria nem um retrato na parede. Estava definitivamente condenada, sem povo, sem história e sem esperança.


Por isso que se diz que todo cidadão vive no município. Ele busca conhecer outros mundos, mas orgulho mesmo o cidadão tem de sua comunidade, de sua terra, de sua identidade, de sua cultura e de suas tradições.


E sabe por que o local e o pequeno são tão importantes? Simples. Porque só o local e o pequeno permitem a interação. É no círculo do mais próximo que se afirma a identidade pessoal na relação com o outro. O grande nos torna objeto e nos distancia de nós mesmos.


Mas é bom salientar algo muito essencial.


Não é o jornal grande que mata o pequeno.


Não é o clube de futebol grande que mata o pequeno.


Não é a Escola de Samba grande que mata a pequena.


Não é a revista grande que mata a pequena.


Não é a orquestra famosa que mata a pequena.


Não é a rádio grande que mata a pequena.
Pelo contrário, todos os grandes precisam dos pequenos, pois ali está seu celeiro de artistas, de esportistas e de bons profissionais.
O que mata o pequeno é a visão curta das autoridades que querem mais aparecer do que servir.


O que mata o pequeno é a visão distorcida do empresário que quer mais o marketing para vender e multiplicar do que o marketing para dividir e somar.
O que mata o pequeno são os governos que pensam mais nos votos e no apoio do atacado do que do varejo.


Feliz é a autoridade que aprende com os erros dos outros e descobre que a perfeição está nos detalhes.


Civilizada é a nação que não deixa morrer sua cultura e suas tradições locais.
Sábia é a sociedade que dá força aos pequenos e aos alternativos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos

SANTA CRUZ DE TENERIFE: QUANTA BELEZA, ARTE E CIVILIDADE

(Parte 5)

Publicado

em

 

Deixando o navio para visitar a cidade, me chamou logo a atenção um desfile, em pedestais, das maiores personalidade que já visitaram Tenerife. Deve ter uns 80 totens com fotos e pequena descrição de cada um. Lá estão Charles Darwin, Churchill, escritores, reis e rainhas. (Uma boa ideia para fazer em duas cidades que amo: São Lourenço-MG e Brasilia)
Duas personalidades me fizeram lembrar da “Folha do Meio Ambiente”: Marianne North e Alexander Von Humboldt.
Marianne porque morou vários anos no Rio de Janeiro e abriu uma grande série que fizemos no jornal chamada “NATURALISTAS VIAJANTES”.
Von Humbolt, fundador da moderna geografia física e autor do conceito de meio ambiente geográfico, fez uma das mais belas metáforas que já li quando visitou o Brasil e viu uma vereda coberta de vagalumes:
“OS VAGALUMES FAZEM CRER QUE, DURANTE UMA NOITE NOS TRÓPICOS, A ABÓBODA CELESTE ABATEU-SE SOBRE OS PRADOS”.
TENERIFE, PAISAGEM E CULTURA
Não foi à toa que o jornal “The Garden” escolheu Tenerife um dos melhores lugares do mundo para se viver.
Também não foi à toa que chegar ontem, dia 22, no Porto de Tenerife, havia 5 grandes transatlânticos, inclusive o da National Geographic, com turistas do mundo inteiro. Tanto a cidade de Santa Cruz de Tenerife, como a ilha são um convite às compras e passeios.
# O arquipélago das CANÁRIAS são formadas por 7 ilhas. Tenerife e Las Palmas são as principais cidades. Amanhã visitaremos outra ilha e Las Palmas.
# Tenerife se destaca por sua arquitetura contemporânea e diversificada. O auditório de Tenerife é singular e chama logo a atenção.
# A Praça da Espanha é o coração da cidade com um lago, fonte, rodeada de monumentos e esculturas gigantes. Espetacular!
# A rua central é só para pedestres. Um desfile de gente, de lojas de grife e cafés. Um charme!
# E se pode visitar o Parque Nacional do Teide, Patrimônio da UNESCO, onde tem um vulcão ativo de paisagem alucinante. No caderno de notas de Cristóvão Colombo (1492) aparece uma referência ao Teide em erupção.
É a segunda vez que visito Tenerife. Prometi a mim mesmo que vou voltar.
Fotos
1) Mapa do arquipélago
2 e 3) Toten com Marianne North e Von Humboldt
4) “Desfile” dos totens
5) filme da chegada do navio Norwegian Star
6) A cidade de Tenerife vista do navio
7) o vulcão Teide
Continue Lendo

Artigos

CABO VERDE: A ILHA DE BOA VISTA E BRASÍLIA

(Parte 4)

Publicado

em

 

No dia 20, visitamos MINDELO, na Ilha São Vicente. Que grata surpresa!
Mindelo é conhecida em todas as ilhas de Cabo Verde como a BRASILIM, que no dialeto criolo significa BRASILINHA ou Pequeno Brasil.
Visitamos o Centro de Artes, Design e Artesanato, na Praça Nova, onde tem uma exposição temporária da artista Bela Duarte. Visitamos também o muro onde está a figura de outra cabo-verdiana ilustre: CESÁREA ÉVORA.
O povo cabo-verdiano é super simpático e hospitaleiro. Nosso guia, Danilo, nos disse uma frase que revela bem a força cultural e a beleza do casario de Mindelo, cidade da poetisa e cantora Cesárea Évora e da artista plástica Bela Duarte: “Praia é a capital, mas Mindelo é a principal!”
Na parte 4, vou falar sobre Cabo Verde e Brasília: uma circunstância histórica e trágica.
Continue Lendo

Artigos

MINDELO, A PRINCIPAL. CULTURA e CASARIO

(Parte 3)

Publicado

em

 

Hoje, 20, visitamos MINDELO, na Ilha São Vicente. Que grata surpresa!
Mindelo é conhecida em todas as ilhas de Cabo Verde como a BRASILIM, que no dialeto criolo significa BRASILINHA ou Pequeno Brasil.
Visitamos o Centro de Artes, Design e Artesanato, na Praça Nova, onde tem uma exposição temporária da artista Bela Duarte. Visitamos também o muro onde está a figura de outra cabo-verdiana ilustre: CESÁREA ÉVORA.
O povo cabo-verdiano é super simpático e hospitaleiro. Nosso guia, Danilo, nos disse uma frase que revela bem a força cultural e a beleza do casario de Mindelo, cidade da poetisa e cantora Cesárea Évora e da artista plástica Bela Duarte: “Praia é a capital, mas Mindelo é a principal!”
Na parte 4, vou falar sobre Cabo Verde e Brasília: uma circunstância histórica e trágica.
Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010