Artigos

Dia da Caatinga

O bioma Caatinga ocupa cerca de 11% do Território Nacional

 

A Caatinga também tem seu dia. E a comemoração ocorreu no final de abril, dia 28. Sempre houve comemorações para ratificar a importância do ecossistema da Caatinga no cenário ambiental brasileiro. Seminários, demarcação de unidades de conservação como a criação do Parque Nacional e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão da Onça, protegendo cerca de 843 mil hectares.

 

CAATINGA É 11% DO BRASIL

 

A Caatinga ocupa cerca de 11% do território nacional. Abrange áreas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Vinte e sete milhões de pessoas vivem atualmente na região, o que causa forte impacto sobre os recursos naturais. Nada menos que 80% dos ecossistemas originais foram alterados, principalmente por meio de desmatamentos e queimadas, em um processo de ocupação que começou nos tempos do Brasil colônia. Ainda hoje, grande parte da população da Caatinga utiliza os recursos da biodiversidade para sobreviver. Importante salientar que esses mesmos recursos, se conservados e explorados de forma sustentável, podem impulsionar o desenvolvimento da região.

A proteção da Caatinga tem ainda ligação com a mudança do clima que, entre outras coisas, causa a redução do volume das chuvas e, em consequência, a dificuldade de recarga dos aquíferos – fator decisivo para acelerar o processo de desertificação. Tudo isso alerta ainda mais a sociedade para a importância de se conservar o bioma.

 

A Caatinga é frequentemente associada à seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país. A “floresta branca”, como é chamada em tupi-guarani, evita a emissão do gás carbônico (CO2), conserva a água e o solo e é fonte de matérias primas como frutos silvestres, forragem, fibras e plantas medicinais.

 

Poligonal do Parque Nacional do Boqueirão da Onça

 

 PONTO DE VISTA

 CAATINGA: O VALOR DA FLORESTA BRANCA

 Por Arnóbio de Mendonça Barreto Cavalcante –  Pesquisador-adjunto, ecólogo do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Instituto Nacional do Semiárido

O Decreto Federal de 20 de agosto de 2003, publicado no Diário Oficial da União, seção 1, edição 161, página 5, de 21 de agosto de 2003 instituiu o Dia Nacional da Caatinga, comemorado no dia 28 de abril de cada ano. A data homenageia o professor João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil. (Ver matéria especial sobre o prof. João Vasconcelos Sobrinho)

 

O Dia Nacional da Caatinga foi celebrado oficialmente pela primeira vez no Seminário “A Sustentabilidade do Bioma Caatinga”, ocorrido nos dias 28 e 29 de abril de 2004, em Juazeiro, na Bahia.

Caatinga é um termo de origem Tupi-Guarani e significa floresta branca.

O termo resulta da combinação dos elementos ca-a (floresta), tî (branco) e o sufixo ngá, (que lembra). A razão para esta denominação reside na aparência que a floresta revela durante a estação seca, quando a quase totalidade das plantas estão sem folhas e os troncos brancos e brilhosos, extraordinárias estratégias para diminuir as perdas de água nesta estação. Outra estratégia destacável são as folhas modificadas na forma de espinhos.

 

Caatinga: tempo de pesquisa e estudos na Floresta Branca.

 

VEGETAÇÃO XERÓFILA

Com esse conjunto mínimo de adaptações à deficiência hídrica, a Caatinga se mostra como uma vegetação xerófila (amiga da seca), espinhosa e caducifólia, de certo, seus aspectos mais nítidos. Carl von Martius (1794-1868) renomado botânico alemão que esteve no Brasil no século XIX, referiu-se a caatinga como silva horrida (floresta feia).

Verdadeiramente, parece não existir beleza e alegria em algo seco e branco, no entanto, quando as primeiras chuvas caem sobre a caatinga uma extraordinária explosão de cor e vida emerge, numa mudança repentina de paisagem das mais espetaculares do mundo.

 

ECOSSISTEMA BRASILEIRO

Essa cobertura vegetal exclusivamente brasileira é singular, ou seja, não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo além do Nordeste do Brasil. Ocupa uma área de aproximadamente 900 mil quilômetros quadrados englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Durante muito tempo a Caatinga foi descrita como ecossistema pobre em espécies e endemismo. No entanto, estudos recentes apontam o contrário. A flora já levantada registra aproximadamente mil espécies, das quais um terço são espécies endêmicas (exclusivas). Estima-se que o total de espécies vegetais alcance 2 mil a 3 mil. Ademais, mamíferos, peixes, aves, répteis e anfíbios superam mil espécies com um nível de endemismo bastante variado. É desse patrimônio biológico que o sertanejo obtém madeira, carvão, carnes, frutas, plantas medicinais, fibras, mel e forragem para os rebanhos.

 

ESTRESSE AMBIENTAL À CAATINGA

 

Infelizmente, o mau uso e ocupação da terra pelo Homem têm, há tempos, levado um estresse ambiental à Caatinga sem precedentes na história. Isso ficou definitivamente constatado quando o Ibama divulgou um estudo apontando que 45% da Caatinga sofreu drásticas alterações provocadas pelo Homem.

As razões para esse desmantelamento da Caatinga tem sido o uso da mata nativa para lenha e carvão e o avanço de polos agropecuários. Para dar uma ideia da velocidade da destruição, entre 2002 e 2008, a Caatinga foi removida o equivalente a 1.657.600 campos de futebol, conforme o estudo do Ibama.

Essas informações são graves e mais graves se tornam quando apenas 7% da Caatinga recebem cuidados mediante unidades de conservação.

Que nos sirva de consolo a criação do Parque Nacional do Boqueirão da Onça (BA). Duplica a área protegida de Caatinga atual. Com cerca de 800 mil hectares será a maior unidade de conservação do Nordeste e a maior fora da Amazônia.

O Boqueirão da Onça é um lugar muito especial, importante pela sua natureza, com destaque para as onças. O parque, além de preservar a natureza, promoverá o turismo e permitir que a sociedade conheça essas maravilhas”.

O Parque Nacional do Boqueirão da Onça é um parque nacional brasileiro localizado na Bahia, nos municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Umburana, Sobradinho e Sento Sé, às margens do rio São Francisco. A região do parque guarda a maior população de onças-pintadas da Caatinga.

 

Artigos

SENADO HOMENAGEIA O MINISTRO ALYSSON PAOLINELLI

Publicado

em

 

Não pude comparecer ao Senado, em Homenagem ao amigo e ex-ministro Alysson Paolinelli. Estou aqui de molho por conta de uma cirurgia que fiz no ombro esquerdo para colocar prótese. Com dores e alguns probleminhas, numa consulta, ontem à noite (14), o doutor Marcelo Ferrer me recomendou alguns procedimentos médicos para hoje de manhã e repouso à tarde.
Mas acompanhei, com atenção, pela tevê, as duas horas da homenagem. Além das palavras do presidente da sessão, senador Izalci Lucas, mineiro de Araújos, vizinho Bambuí, lembrando a trajetória do ministro que se confunde com a trajetória da ESAL, gostei de ouvir a Marisa.
Marisa foi objetiva e sincera em seu discurso. Mostrou quem foi Alysson na sua essência de homem público, simples e humilde, mas visionário da ciência e de um novo Brasil. Salvou o Brasil pela ocupação econômica do Cerrado. Digna de ser companheira do ministro.
O senador Wellington Fagundes, mesmo à distância, deu um recado importante e até lembrou o trabalho de outro companheiro, o ex-senador Jonas Pinheiro.
Alexandre, o filho, foi muito feliz no seu improviso: falou do pai, do que aprendeu com o pai e contou os bastidores do almoço Simonsen-Paolinelli. Objetivo e esclarecedor. Muito bom!
Paulo Romano foi perfeito ao reverenciar todos os atores da homenagem e de lembrar historicamente toda missão cumprida por Paolinelli, suas ações e seu legado.
Josélio Moura foi mais amplo e muito certeiro em suas considerações. Fez uma radiografia interessante sobre saúde animal e até a saudável convivência e descortínio de toda a equipe em torno do ministro Paolinelli, que muito unida e focada soube enfrentar tantos desafios, inclusive o da Peste Suína.
O que dizer das palavras de ELISEU ALVES?
Nosso decano e mestre falou com o coração e, na sua humildade, se mostrou como aluno do ministro. Foi professor e orientador. Eliseu é único. Gênio que o Brasil precisa reverenciar.
A diretora da Embrapa fez um discurso institucional. Valeu pelas informações, mesmo sem vibração.
O governador Renato Azeredo, na sua simplicidade, voltou com a emoção ao contar casos interessantes vividos com o ministro Paolinelli.
Para finalizar, o seu “compadre”, amigo e parceiro de lutas e sonhos, Roberto Rodrigues, encerrou com chave de outro:
– “O farol de Alysson Paolinelli vai iluminar o mundo por muito tempo e ajudará enfrentar, com certeza, os quatro grandes desafios da Humanidade: segurança alimentar, segurança energética, mudanças climáticas e desigualdade social.
De minha parte o que sei de Brasil, de servir à Pátria, de trabalhar com o coração e entender nossa missão junto à sociedade eu aprendi com meu amigo querido, o Ministro Alysson Paolinelli.
Obrigado, Paolinelli.
(Fotos: William)
Continue Lendo

Artigos

200 anos: veículos de comunicação do Senado oferecem programação especial

Palácio Monroe, uma das sedes do Senado quando o Rio de Janeiro era capital, fará parte da exposição virtual

Publicado

em

 

Os veículos de comunicação do Senado estão mobilizados para a comemoração dos 200 anos da Casa: novos produtos jornalísticos e culturais integram o planejamento da Agência Senado, da Rádio Senado e da TV Senado, com o objetivo de fazer o resgate histórico e jornalístico de fatos marcantes dos últimos dois séculos.

A criação de uma página especial e um cronograma completo de cobertura do evento são algumas das ações programadas pela Agência Senado.  A principal delas, prevista para setembro, será a exposição virtual Palácios do Senado, com a reprodução das três sedes do Senado nos 200 anos de sua existência: Palácio dos Arcos, Palácio Monroe e Palácio do Congresso.

Ao longo do ano, os principais marcos do Senado do Império e da República serão revelados em reportagens especiais e edições do Arquivo S.  O lado institucional do Senado e sua importância serão tratados em uma série de web stories, a serem veiculadas até dezembro de 2024. Os senadores que protagonizaram momentos importantes da história do país também serão lembrados em entrevistas especiais.

A seleção de conteúdo da TV Senado para este ano está focada no bicentenário do Senado. Todos os programas da grade abordarão os 200 anos ao longo de 2024. Em fevereiro estreou a série de ficção baseada em fatos reais Brasil Imperial, e está sendo produzida a série documental inédita Senado, a história que transformou o Brasil, em associação com a TV Cultura. Também está em andamento a produção de outra série que mostrará, por meio da história de três mulheres negras, a evolução dos direitos e leis que mudaram a vida da população negra desde a criação do Senado.

No dia 25 de março, a TV Senado, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), vai transmitir ao vivo o espetáculo artístico e musical “Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro”, por sinal aberto e pelo YouTube para todo o Brasil. O canal Sesc Brasil no YouTube e o canal do SescTV e a Rádio Senado também transmitirão o evento.

A Rádio Senado já está veiculando spots (pequenos anúncios) com conteúdo histórico, desde o início de março. Um dos destaques da programação da emissora é o podcast Senado 200 anos, com 30 episódios, sobre a história e importância do Senado. Ainda estão previstas séries com personagens, momentos marcantes e as principais leis aprovadas pela Casa.

Dois programas fixos da grade da Rádio Senado têm dado atenção diferenciada à celebração. No Conexão Senado, que vai ao ar diariamente das 7h às 9h, o ouvinte pode conferir entrevistas exclusivas sobre o tema. Já no Jornal do Senado, veiculado dentro do programa A Voz do Brasil, “pílulas” temáticas destacam a efeméride.

O bicentenário também é destaque nos perfis do Senado nas redes sociais. Além da divulgação dos produtos jornalísticos e culturais produzidos pelos veículos de comunicação, serão publicados conteúdos especiais ao longo do ano, como a série de vídeos com aspectos históricos e curiosos sobre o Senado, lembrando momentos importantes da Casa, com quiz em formato de enquete no Instagram.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

 

 

Continue Lendo

Artigos

Apresentado o projeto do Memorial Internacional da Água

Complexo arquitetônico idealizado pela Adasa promoverá a união de conscientização ambiental, cultura e educação; lançamento ocorreu durante evento na Embaixada de Portugal

Publicado

em

 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

 

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, instituído como 22 de março, a Adasa lançou o projeto do Memorial Internacional da Água – MINA. A apresentação foi feita durante o evento Conexão Brasília Museu Aberto, na terça-feira (12) na Embaixada de Portugal. A iniciativa conta com apoio do GDF.

Maquete do memorial: espaço abrigará cursos, exposições e diversas atividades voltadas à discussão do tema água | Foto: Divulgação/Adasa

 

 “Nosso objetivo é disseminar mundialmente a discussão sobre a água, por se tratar de um bem vital para a humanidade”

Raimundo Ribeiro, diretor-presidente da Adasa

Os detalhes do complexo arquitetônico, que colocará Brasília na vanguarda das discussões globais sobre os recursos hídricos, foram expostos pelo diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e pelo coordenador do projeto e diretor da agência, Rogério Rosso.

“Vai ser mais do que uma joia arquitetônica para o Brasil”, declarou o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos. “Vai se constituir um centro internacional de pesquisa sobre a água, que é um dos temas mais importantes da nossa época.”

Memorial

Além de assumir um papel estratégico e disseminador de informações e discussões sobre a necessidade da adoção de práticas responsáveis de uso da água, o projeto se juntará ao legado do mestre da arquitetura modernista brasileira, Oscar Niemeyer, pois faz parte da estrutura do MINA um museu desenhado desenhado pelo artista. É nesse espaço que serão promovidos cursos, reflexões e exposições.

“Hoje tivemos a oportunidade de ver como Brasília, da utopia à capital, chega a todos os lugares do mundo”, ressaltou Raimundo Ribeiro. “Nosso objetivo é disseminar mundialmente a discussão sobre a água, por se tratar de um bem vital para a humanidade. O Brasil, por deter 12% da água doce disponível no planeta, não poderia deixar de oferecer uma alternativa que é um palco internacional para todos aqueles que querem propor discussões e estudos sobre o tema.”

Rogério Rosso, por sua vez, acrescentou: “Tivemos a felicidade de resgatar um projeto do Niemeyer feito há décadas que vem consolidar o papel do Brasil na questão hídrica, mas também envolver a comunidade internacional. A premissa é que os nossos parceiros, aqueles que entendem a importância do MINA para o mundo, serão na verdade os grandes fundadores no ponto de vista da sua criação e participação no dia a dia do memorial”.

Espaço para reflexões

O especialista Gilberto Antunes, que trabalhou durante 50 anos com Oscar Niemeyer, apresentou a maquete do projeto. Confeccionadas com papel cartão e acrílico pintados, as miniaturas mostram os quatro núcleos principais: o Museu da Água, o Centro de Estudos da Água, o anfiteatro e os prédios administrativos .

“A cidade é famosa por seus monumentos imponentes e icônicos, e agora busca atrair visitantes para discutir questões hídricas e admirar a arquitetura de Niemeyer, simbolizando a importância da água para a vida”

Cláudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa

“Foi gratificante criar esta maquete, um projeto grandioso que conhecia desde a época do Oscar”, lembrou Gilberto. “São mais de 400 maquetes e meio século ao lado dele, cujo ritmo de trabalho era excepcional. A maquete do museu é impressionante, mistura traços tradicionais e inovadores do Niemeyer.”

Para o diretor da Adasa Félix Palazzo, a maquete mostra o que está por vir:  “É um projeto fantástico que a Adasa assume com essa grande responsabilidade e com o sentimento de dever para entregar não só para a cidade de Brasília, mas para o mundo. Será um espaço privilegiado para o debate das questões dos recursos hídricos, de como preservar a água para as gerações futuras”.

Presente ao lançamento, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, afirmou: “A cidade é famosa por seus monumentos imponentes e icônicos, e agora busca atrair visitantes para discutir questões hídricas e admirar a arquitetura de Niemeyer, simbolizando a importância da água para a vida. O MINA dá continuidade a esse DNA de Brasília”.

O professor emérito da UnB José Carlos Coitinho também saudou a novidade: “É uma bela iniciativa respaldada por um projeto magnífico que traz a forma inconfundível de Niemeyer. Vivemos num momento em que o globo está enfrentando uma crise hidrográfica e energética, e nos tranquiliza saber que há pessoas pensando nesses debates”.

 

O projeto

Com curadoria de Danielle Athayde, o Conexão Brasília Museu Aberto teve várias atrações em sua primeira edição, como uma homenagem ao ex-presidente José Sarney pela sua contribuição na criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além de uma projeção ao ar livre que transformou o prédio da Embaixada de Portugal em uma tela, o evento teve como destaque a exibição do minidocumentário Brasília – da utopia à capital, sobre o projeto cultural que já promoveu a capital do Brasil nos 11 países por onde passou, impactando um público de mais de 350 mil pessoas.

Participaram representantes diplomáticos de Luxemburgo, Índia, Angola, Guiné Bissau, Espanha, África do Sul, Países Baixos, Cabo Verde, Uruguai, Bélgica, Colômbia e República Ganesa. Do GDF, além do titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, estiveram presentes os secretários de Relações Internacionais, Paco Britto; de Turismo, Cristiano Araújo, e de Obras, Luciano Oliveira, além do diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.

*Com informações da Adasa

Continue Lendo

Reportagens

SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719
Edifício Centro Empresarial Brasília
Brasília/DF
rodrigogorgulho@hotmail.com
(61) 98442-1010